Jeffrey Herlings conquistou hoje a sua 111ª vitória no Campeonato Mundial de Motocross numa classe MXGP que está mais aberta do que nunca com o duelo Coenen x Febvre.
O dia em Afyonkarahisar começou com Lucas Coenen (Red Bull KTM Factory Racing De Carli) assumindo uma liderança recorde na Corrida 1. Numa corrida sem grandes dramas, o profissional belga de motocross de 18 anos deixou Jeffrey Herlings (Red Bull KTM Factory Racing) atrás, e o seu rival pelo título Romain Febvre (Kawasaki Racing Team MXGP), sugerindo uma repetição do desempenho na Corrida 2.
Mas a história foi diferente na segunda manga, onde Febvre se viu a ditar o ritmo, até que Herlings o alcançou a meio da prova. Numa pista onde ultrapassar não era fácil, o Holandês Voador conseguiu assumir a liderança, com a Kawasaki #3 ainda em contato próximo, logo acompanhada pela KTM #96 do belga Coenen. Os três, presos numa curva fechada, travaram uma batalha espetacular sem mudanças na bandeira quadriculada, apesar das duas tentativas de ultrapassagem de Coenen.
Herlings (3-1) garantiu assim a sua 111ª vitória em Grandes Prémios na carreira, a segunda consecutiva e a quarta da temporada, depois de Teutschenthal, Kegums e Arnhem. Lucas Coenen (1-3) ficou com a prata, Febvre (3-2) com o bronze do dia, com os dois agora separados por 26 pontos na classificação, com 120 ainda em disputa entre Xangai e Darwin. O quarto e o quinto lugares no Grande Prémio ficaram com a dupla da Honda HRC, Tim Gajser (4-4) e Ruben Fernandez (5-5), com Maxime Renaux (6-6) em sexto.