Olhar mais atento na Husqvarna Norden 901

Olhar mais atento na Husqvarna Norden 901

Dê uma olhada mais de perto nas especificações técnicas por trás da extraordinária nova motocicleta de viagem da Husqvarna Motorcycles, a moto Norden 901 Adventure 2022, que já está chegando aos revendedores.

Quando vimos pela primeira vez o modelo conceito Norden 901 no EICMA International Motorcycle Show em Milão em 2019, foi atraente. Não se destacava apenas dos modelos off-road TE e TX no estande Husqvarna, mas de todo o resto no vasto salão. Ficou claro desde o início que esta bicicleta foi um passo lateral das normas da bicicleta Adventure e, aos nossos olhos, a 901 tem um visual futurista e retrô sobre ela.

“Rápido, divertido, ágil e, acima de tudo, capaz”, Husky está ostentando as habilidades on e off-road do 901, que reivindica 105/100 figuras de potência e torque do mesmo motor duplo paralelo encontrado nos modelos Adv de peso médio da KTM, rodas com raios e tamanho do pneu dianteiro de 21′ como padrão, frenagem inteligente e sistemas Está tudo lá em um pacote de aparência única.

2022 Norden 901 destaques técnicos:
Estrutura de treliça de aço cromo-molibdênio com motor como membro estressado
Motor duplo paralelo de 889cc com potência de pico de 105 cv e 100Nm de torque
Suspensão WP APEX ajustável com configurações ajustáveis para uso em rua e off-road (220mm + 215mm roda de viagem dianteira e traseira)
Três modos de passeio selecionáveis (Rua, Chuva, Offroad) e modo “Explorador” opcional
ABS nas curvas comutáveis com modo Offroad
Altura ajustável, assento de duas peças
Acelerador Ride-by-wire
Função Easy Shift
O controle de tração sensível às curvas permite nove níveis de deslizamento ajustável da roda traseira (no modo Explorer)
Embreagem do Chinelo Power Assist (PASC)
Rodas tubulares e pneus Pirelli Scorpion Rally STR (21” dianteiro – 18” traseiro)
Luzes LED integradas e luzes de nevoeiro
O tanque de combustível de 19 litros oferece um alcance estendido de até 400 km
Painel digital de exibição TFT de 5”
Unidade de Conectividade Opcional fornece funções de navegação, telefone e música de um smartphone
Ampla gama de acessórios de reposição

Perfuração na divisão de peso médio
Husqvarna diz que o Norden 901 traz “uma abordagem resistente, mas leve, ao setor de aventura de classe média”. Com um peso reivindicado de 204 kg (sem combustível), é competitivo com as novas bicicletas Adv de peso médio da raça, como a Tenere 700 da Yamaha (nas balanças de 187 kg sem combustível).

Motores lisos e torquentes são o que este setor do mercado de Adv prospera e o motor duplo paralelo de 899cc e 105 cv no Norden 901 tem as credenciais. Há um eixo balanceador para minimizar a vibração e o motor está alojado em uma estrutura de treliça de aço leve como um membro estressado – que remete para essas bicicletas de corrida Rally.

norden-901-2022-6

A suspensão WP APEX é comprovada nos outros modelos Adventure construídos na Áustria e provou ser versátil nos testes Enduro21 – configurações confortáveis na rua e um alcance decente para passeios off-road “espíritos”.

Altura ajustável do assento até 20mm, 252mm de distância ao solo e as rodas e tamanhos dianteiros de 21 ” e 18 ” estão apontando na direção certa para uso esportivo duplo, em vez de simplesmente uma máquina tendenciosa na rua. A julgar por todas as imagens promocionais de Lyndon Poskitt montando o 901, ele faz muito mais do que apenas olhar para o papel.

O sistema de frenagem do Norden 901 é apoiado por ABS comutáveis Bosch Cornering com modos Street e Offroad que, novamente, testamos extensivamente e ficamos surpresos com máquinas mais laranja.

Os eletrônicos, incluindo o sensível ‘Controle de Tração de Motocicleta de Canto’ (MTC) sensível a ângulo inclinado, têm configurações diferentes dependendo do terreno e das habilidades do piloto e são genuinamente eficazes – Husky diz que prestaram atenção especial a como funciona fora de estrada, embora não tenhamos mais detalhes sobre exatamente o que neste momento.

Existem três modos de passeio selecionáveis como padrão (Rua, Chuva, Offroad) e um modo Explorer opcional para lidar com todas as circunstâncias que o motociclista possa encontrar. Uma função ‘Easy Shift’ permite trocas de marchas sem embreagem para cima e para baixo na caixa de câmbio de seis velocidades, enquanto uma ‘Embreagem de Chinelo Power Assist’ (PASC) mantém a compostura da roda traseira.

Especificações técnicas do Norden 901:

Motor

Cilindro duplo paralelo, 4 tempos, 4V, DOHC
Deslocamento 889cc
Furo/acidente vascular cerebral 90,7/68,8mm
Potência 77kW (105hp) @ 8000rpm
Torque 100Nm @ 6500 rpm
Taxa de compressão 13,5:1
Arranque/bateria Partida elétrica/12V 10Ah
Transmissão Seis velocidades
Sistema de combustível DKK Dellorto (corpo do acelerador 46mm)
Lubrificação Lubrificação sob pressão com 2 bombas de óleo
Unidade primária 39:75
Unidade final 16:45
Resfriamento Refrigerado a líquido com trocador de calor água/óleo
Embreagem Aperpa de chinelo PASC operada por cabo de embreagem
Gerenciamento/ignição do motor Bosch EMS com RBW
Controle de tração MTC (sensível ao ângulo enxuto, 3 modos, desengacionável, além de um modo Explorer opcional)

Chassi
Chassi Estrutura de cromo-molibdênio-aço usando o motor como elemento estressado, revestido a pó
Subquadro Treliça de cromo-molibdênio-aço, revestida a pó
Guidão Alumínio, cônico, Ø 28/22 mm
Suspensão dianteira WP APEX-USD Ø 43 mm
Ajustabilidade frontal Compressão, Rebote, Pré-carga
Suspensão traseira WP APEX-Monoshock
Ajustabilidade traseira Rebote, Pré-carga
Curso de suspensão dianteiro/traseiro 220 mm / 215 mm
Freio dianteiro 2 x pinça de 4 pistões, montada radialmente, disco de freio Ø 320mm
Freio traseiro 2 pinça flutuante de pistão, disco de freio Ø 260mm
ABS Bosch 9.1 ME (incl. Modo Cornering-ABS e Offroad, desengacionável)
Rodas dianteiras/traseiras Rodas de raios de alumínio sem câmara de ar 2,50 x 21 ”; 4,50 x 18 ”
Pneus dianteiros/traseiros Pirelli Scorpion Rallly STR 90/90 R 21; 150/70 R 18
Corrente X-Ring 520
Silenciador Silenciador primário e secundário de aço inoxidável
Ângulo da cabeça da direção 64.2°
Deslocamento de braçadeira tripla 30 mm
Trilha 106,9 mm
Distância entre eixos 1.513 mm ± 15 mm
Distância ao solo 252 mm
Altura do assento 854/874 mm
Capacidade do tanque (aprox.) 19,0 litros
Peso sem combustível 204kg (reivindicado)

Eletrônicos
ABS Modes Street (sensível a cantos) / Offroad
Modos de Passeio Rua, Chuva, Offroad (Explorador – opcional)
Sistemas de Gerenciamento de Motores MTC, MSR, Mudança Fácil
Equipamento Original Cruise Control
Conectividade Navegação passo a passo, chamada, seleção de música
Acessórios Técnicos Unidade de Conectividade, TPMS, alças e assentos aquecidos

Gama de acessórios técnicos
As linhas de Vestuário Funcional e Acessórios Técnicos Husqvarna Motorcycles apresentam um monte de opções para o piloto Norden 901, incluindo tudo o que você pode ver nas imagens. De equipamentos de montaria para mantê-lo protegido, quente e seco durante todo o ano, sistemas de bagagem dura e macia, desempenho e opções ergonômicas para personalizar a bicicleta para você e/ou pelourinhos, há até equipamentos de acampamento, incluindo uma barraca, para que você possa ser mais parecido com Lyndon Poskitt, embaixador da Husqvarna para

O Norden 901 2022 estará disponível a partir de novembro de 2021 em revendedores autorizados da Husqvarna Motorcycles. A disponibilidade pode diferir de país para país.

motoraid