Porque as motos demoram tanto para chegar no Brasil?

Porque as motos demoram tanto para chegar no Brasil?

Esta é uma pergunta que eu gostaria de saber e intender, porque os lançamentos demoram tanto para chegar no Brasil, sendo que os números de venda sao bem altos? E isso quando vem!

Me lembro quando a TENERE 660 saiu na Europa, foi em 2008, fiquei fascinado pela moto, eu gosto muito da YAMAHA e tb da linha TENERE, acho as motos robustas, altas, e falar da qualidade YAMAHA é complicado, para mim é a mais DURÁVEL do MUNDO!
Depois de 3 anos chega a Tenere 660, a minha primeira (tive varias) tirei na cidade de Cabo Frio RJ com meu amigo Raulzinho, a moto era um show, mas como foi a primeira, ainda nao estava 100% acertada para o Brasil, a moto esquentava de mais, vibrava muito e a suspensao dianteira nao era grande coisa, todos esses detalhes foram reavaliados e corrigidos nas próximas edições…a moto raiz que era a sem ABS saiu de linha em 2006.
Cade a TENERE700? Nao tem gente pra comprar a moto? Claro que tem, e muitos! Sinceramente nao sei o que acontece, tenho certeza que essa moto será um grande sucesso, ha relatos que a YAMAHA “acha” quem nao tera mercado porque a moto vai vim caro e coisa e tal… é so se adequar ao mercado, estabelecer uma tabela de venda e cobrar dos concessionários cumpram o PRE”CO PUBLICO SUGERIDO ou PPS, nao fazer o que varias concessionários de quase todas as marcas estão fazendo no momento, COBRANDO AGIL para liberar as motos mais “rapido”, muito feio isso, se aproveitando da fragilidade do pais.

DADOS de PORTUGAL

DADOS do Brasil

 

Acabei de entrar no site da Honda Portugal, da tristeza quando vejo todo o portfólio de motos da HONDA e aqui pra gente so chega as JURASSICAS! Ainda nao recebemos a Africa Twin 1100, sem previsão alguma de chegar a CRF450L, ainda ninguém falou nada da CRF300L… Na linha SCOOTER, eles tem 13 modelos para ser escolhidos, uma gama enorme!
Sabe quantas motos da HONDA vendeu em Portugal em 2018? 5.840 de todos os modelos juntos! Sabe quantas motos CG160 se vendeu aqui no Brasil? 253.266, é isso mesmo, posso provar isso, veja ai em cima!
Quantas XRE190 vc ve andando pela rua da sua cidade? Sabe quantas foram vendidas em 2018? 15.616 unidades, 3x mais que o total de Portugal!
Vc deve estar se perguntando, estamos em 2021 e esse louco fazendo comparação com motos 2018, sim, fiz essa comparação porque 2019 começou COVID, 2020 o mundo PAROU e 2021 a gente esta se arrastando, foi somente por causa disso!

Nao vejo um futuro promissor, o domínio do mercado é HONDA, isso todo mundo sabe, mas voce conhece em números? Esse Ranking é de 2019, antes da pandemia

Honda: 79,18%
Yamaha: 14,03%
Haojue: 1,13%
BMW: 0,94%
Shineray: 0,89%
Kawasaki: 0,69%
Harley-Davidson: 0,56%
Triumph: 0,49%
Suzuki: 0,38%
Dafra: 0,38%

Olha a diferença! Quem dita a regra do mercado é a líder, e assim vai..

Deixo claro que nao estou falando mau de marca alguma, muito menos da HONDA, é possível que a estratégia do Brasil seja diferente, mas sinceramente o pouco caso de todas as montadoras continua com o Brasil é muito grande!
Nos carros vejo um cenário muito diferente, se nao melhor, se nao tiver lançamento, perde o cliente, a batalha é muito grande, muitas marcas, muitos produtos diferentes! A FORD nao intendeu isso e acabou fechando varias unidades no mundo tudo, é um comendo o outro, e quem se da bem nessa historia é o consumidor, que pode escolher o que é melhor para ele, ja nas motos… pouquíssimas opções em um mercado gigantesco, mas quem sabe um dia melhora…

Forte abraço a todos e até a proxima!
Adalto Gomes Filho

motoraid