Depois de renovar completamente a YZ450F em 2023, a Yamaha decidiu transferir para a 250F todas as características, ou seja, o modelo 2024 da 250cc da Yamaha é basicamente uma 450 com motor menor. E, novamente com exclusividade, testamos essa novidade da marca nipônica que está sendo comercializada pela fábrica no Brasil.
Seguindo a tradição, após as fábricas realizarem grandes alterações nos seus modelos de motocross de 450cc, essas mudanças são transferidas para seus modelos de 250cc no ano seguinte, apesar da Honda ter quebrado essa sequência nos modelos da linha 2025, ao promover alterações nos dois modelos. De qualquer forma, quando a Yamaha apresentou a YZ450F 2023 totalmente renovada, o mercado já esperava que o modelo 250F receberia as mesmas novidades no ano seguinte. E a tradição prevaleceu. A Yamaha apresentou uma 250F 2024 totalmente redesenhada, seguindo as alterações da 450F, mas com o motor que é muito similar ao modelo anterior.
Conferindo as novidades na YZ250F, começamos pelo design da caixa de ar altamente eficiente – e 15 mm mais baixa –, que cria um vórtice para que a poeira seja separada do ar por forças centrífugas antes de passar pelo novo filtro tridimensional redondo. A nova rota de fornecimento de ar fresco possibilitou eliminar os dutos de ar dianteiros encontrados no modelo anterior, o que permitiu reduzir muito a distância (50 mm) entre as aletas dos radiadores, bem como utilizar um novo tanque de combustível mais estreito, resultando em uma seção central muito mais estreita.
As novas peças plásticas apresentam design Movimento Horizontal, com um visual elegante e estreito. Cada painel exterior foi redesenhado, e o resultado é um corpo mais fino e compacto, com acabamento perfeito e arredondado, dando maior agilidade para uma rápida mudança de posicionamento do piloto.
O para-lama dianteiro compacto combina com um novo para-lama traseiro, mais curto. E com o banco, a tampa do filtro de ar e o tanque de combustível novos, gerou um perfil horizontal mais liso e um comprimento do corpo muito mais curto, da dianteira para a traseira. Novos number plates laterais e protetores de garfo completam o visual dinâmico. Os novos plásticos têm estilo único e são modernos e estão mais finos.
As posições relativas dos pontos de contato do piloto –banco, guidão e pedaleiras – foram alteradas para gerar uma posição de pilotagem ideal para diferentes físicos. A altura do banco aumentou em 5 mm e sua superfície está muito mais plana. Outra melhora foi o perfil mais arredondado dos lados do banco, tornando o movimento lateral do corpo mais fácil e confortável. As pedaleiras foram reposicionadas 5 mm para baixo, resultando num aumento total de 10 mm o espaço para as pernas, acomodando melhor os pilotos de maior estatura. O guidão, ajustável em quatro posições, foi movido para gerar uma posição de pilotagem mais natural, enquanto os suportes do guidão de borracha garantem conforto na pilotagem.
O chassi proporciona uma sensação do conjunto estar mais leve e proporcionar maior agilidade e melhor estabilidade. O caráter e o comportamento do novo chassi são determinados por muitos fatores, incluindo a geometria, o equilíbrio da rigidez (específico para cada componente) e a forma de como os componentes interagem entre si. Uma mudança significativa foi a realocação da região entre os trilhos do tanque e a curva do escapamento, que agora é 15 mm mais baixa do que antes – e a região do quadro que liga os trilhos do tanque ao tubo inferior também foi rebaixada na mesma medida.
Outras mudanças importantes incluem o aumento da rigidez do tubo inferior, bem como a do tubo cruzado e da área do pivô do braço oscilante. O novo quadro agora possui um suporte de motor dianteiro de aço com 4 mm de espessura e três parafusos – em oposição ao suporte de alumínio de 8 mm de espessura com um parafuso. No subquadro, a espessura mais baixa do trilho foi reduzida de 1,8 para 1,5 mm, e a bateria e a posição da bandeja foram ajustadas.
O sistema de suspensão Kayaba foi mantido, mas recebeu refinamentos, com nova valvulação visando melhorar o amortecimento e aumentar a tração. E agora você pode ajustar a compressão do garfo com os dedos. Assim como a suspensão, o sistema de freio permaneceu o mesmo, mas com o novo flexível do freio traseiro, com rigidez reduzida, melhorando o equilíbrio da solicitação/ativação do freio e dando ao piloto um controle mais preciso nas mudanças de direção e entradas de curva.
O diâmetro interno do eixo traseiro foi alterado de 20 para 20,5 mm, para aumentar a tração, e a nova mangueira de freio traseiro oferece melhor sensação no pedal.
O novo controle de tração oferece dois níveis de assistência e pode ser desligado. Mas o piloto pode personalizar o grau de intervenção, para corresponder às condições da pista, através do aplicativo Yamaha Power Tuner. E uma nova função no controle de largada permite definir a rotação máxima, entre 6.000 rpm e 11.000 rpm, em incrementos de 500 rpm, para obter a melhor largada. O sistema é desativado quando a terceira marcha é engatada.
Sim, o aplicativo Power Tuner foi atualizado e possui uma função intuitiva de “Ajuste Rápido”, que torna muito mais fácil e rápido selecionar as características desejadas do motor. Agora basta deslizar uma barra de rolagem que vai de “Smooth” (suave) a “Aggressive” (agressivo). Adicionais são o tempo de volta, rpm, consumo de combustível, velocidade e outros dados, além das perguntas frequentes sobre ajuste das suspensões, que ajudam o proprietário da YZ450F a alcançar a melhor configuração.
Para fazer das novas YZs algumas das máquinas mais leves da categoria, bomba de combustível, caixa de ar e guia de corrente novas contribuíram significativamente para reduzir o peso e a centralizar a massa, para aumentar a agilidade do chassi. Até mesmo peças menores, como o cabo do acelerador, os interruptores do guidão e o impulsor da bomba d’água, foram redesenhadas para reduzir o peso da moto.
Assim como na YZ450F, faltou a embreagem hidráulica, sistema que já é utilizado nas motos do Mundial de Motocross, nas duas categorias. Mas vale lembrar que a fábrica oferece um kit desse sistema (no exterior) na linha dos produtos da GYTR.
COMPORTAMENTO – Para conhecer o desempenho da renovada YZ250F, que venceu a maioria dos comparativos internacionais, só acelerando na pista, certo? Para a nossa felicidade, conseguimos colocar as mãos nesta novidade na Europa, em Portugal. Depois de alguns contatos e de posse de um exemplar, partimos para o Centro de Treinamento Roque Wheels, em Baltar, no distrito do Porto, para descobrir se todas as alterações resultaram em melhorias. Gostaríamos de agradecer ao Pedro Roque, responsável pelo circuito, pela sua atenção e disponibilidade do teste.
Logo no primeiro contato, você vê que a Yamaha se preocupou com o visual da motocicleta, agora mais moderno e agressivo e deixando a motocicleta mais curta e estreita. Mas achei o number-plate dianteiro bem simples e senti falta de um protetor de guidão maior. O atual é pequeno e mais rígido e o modelo anterior apresentava o tradicional protetor de espuma, com maior proteção. Em compensação, o novo interruptor uniu o botão dos mapas e de engine stop, agora mais prático e moderno. Aparentemente, ficou mais fácil retirar a tampa da nova caixa de filtro de ar, assim como a parte do banco que cobre a tampa do tanque, que agora é fixada com um parafuso travante.
Agora mais estreita e plana, achei o posicionamento mais eficiente e se tem muita liberdade de movimentos sobre a motocicleta, permitindo aproveitar a maior agilidade e a impressionante dirigibilidade do conjunto. Por exemplo, é possível realizar curvas mais rápidas.
As suspensões estavam muito macias, mas bastou alguns ajustes para o sistema se mostrar bem funcional, copiando bem os obstáculos da pista e se comportando bem nos saltos, lembrando que agora ficou mais fácil ajustar a compressão no garfo, manualmente, uma grande sacada da Yamaha.
O motor impressionou, tanto no mapa suave como no agressivo, com respostas rápidas do acelerador e entrega de potência bem progressiva. Já as mudanças de marcha são bem precisas. O motor é realmente forte, mas bem linear, fácil de controlar, permitindo uma pilotagem equilibrada e sem sustos. Bem que merecia uma embreagem hidráulica. Com bom torque e ótimas respostas de baixa a média rotações, pilotar a nova YZ250F é emocionante.
Resumindo, ela está mais estreita, mais ágil e tem um motor mais forte, mas com entrega de potência bem progressiva. E ficou mais fácil usar o aplicativo Power Turner: em uma simples barra deslizante, você muda o comportamento do motor para mais ou menos agressivo. Com certeza a YZ250F 2024 vai agradar pilotos de todos os níveis de pilotagem. O preço sugerido do modelo é R$80.990,00.