Billy Bolt entrega a vitória na segunda edição do Red Bull Tyne Ride após um tiroteio frente a frente com Jonny Walker em Newcastle.
Estalhado ao longo do Quayside de Newcastle, à sombra da icônica Tyne Bridge, o Red Bull Tyne Ride é um espetáculo. Uma pista de corrida de pista dupla nas ruas, livre para assistir e com os melhores pilotos do mundo na pista bem debaixo do seu nariz e ao lado de bares, restaurantes e até mesmo um Greggs… no Reino Unido, pelo menos não há nada mais como isso.
Fazendo uma pausa na temporada do Campeonato Mundial de Hard Enduro (que recomeça no próximo fim de semana na Itália com Abestone Hard Enduro), Billy Bolt e Mani Lettenbichler foram acompanhados pelo vencedor do Tyne Ride do ano passado, Jonny Walker e Cody Webb, que estavam usando o Tyne Ride como preparação para a próxima temporada de EnduroCross nos EUA. Outros pilotos internacionais incluíram Eddie Karlsson, Mitch Brightmore, Matty Green e Francesc Moret.
Normalmente, o clima era uma consideração, mas felizmente ficava longe enquanto grandes multidões lotavam o Quayside e olhavam da Tyne Bridge durante os treinos matinais e as eliminatórias antes do início do evento principal começar à tarde.
Corrida de nocaute
Após a qualificação, 16 pilotos lutaram nas eliminatórias com os vencedores progredindo para as finais. As corridas de estilo knockout colocaram os pilotos lado a lado para um melhor de três formatos para progredir, eles o percorreram em rápida sucessão em uma pista mais complicada do que há 12 meses – a pista projetada e construída por Dougie Lampkin e sua equipe especificamente para este evento com saltos impressionantes, um jardim de pedras, matriz de toras, contêineres de transporte e um passeio de parede.
Honestamente, parecia um pouco injusto lançar um piloto mais bem classificado contra o mais baixo nas primeiras eliminações, e isso fez com que pouco ou nenhuma competição. Uma sólida linha de pilotos nacionais britânicos frente a frente com nomes como Billy Bolt, Jonny Walker, Mani Lettenbichler e Cody Webb se sentiu cruel e eles rasgaram as eliminações em pouco tempo.
Como Charlie Frost disse quando enfrentou seu calor contra o cinco vezes Campeão Mundial de SuperEnduro, “quando vi que eles me colocariam contra Billy, quase fiz as malas e fui para casa!”
Com as eliminatórias levando os pilotos para as quartas e semifinais, produziu corridas muito mais próximas e duelos quentes como Walker contra Lettenbichler e Mitch Brightmore contra Bolt.
Com Billy passando por Eddie Karlsson e Jonny derrotando Cody Webb, a final que a maioria das pessoas esperava entre Bolt e Walker estava em andamento.
O par mais rápido se enfreou nas corridas mais próximas da tarde, com os dois primeiros do mundo do SuperEnduro juntando a pista como nenhum outro.
No final, Walker manteve Bolt honesto, mas, no final das contas, o piloto da Husqvarna garantiu duas vitórias para subir à final e subir ao pódio na frente de sua torcida.
“Eu tive que assistir da margem no ano passado”, disse Billy após a vitória, “então isso me deu a oportunidade de apreciar o quão grande e incrível é este evento. Mas andando este ano, havia apenas um objetivo em minha mente.
“A pressão estava alta, pois é minha cidade natal. Na verdade, me senti um pouco nervoso esta manhã e há muitas pessoas aqui com grandes expectativas por mim. Eu tive algumas corridas trêmulas no início, se sou honesto, mas comecei a ligá-lo e executar como eu queria no final.
“Então, dia incrível, multidão incrível, lugar incrível para passear. Apenas super grato por fazer parte de tudo isso.”
“Segundo lugar – estou feliz com isso.” Disse Walker. “A pista foi técnica, mais técnica do que no ano passado, então a pilotagem foi um pouco mais espalhada.
“As multidões são sempre boas aqui em Newcastle – eles são do norte, então todos ficam animados. Todos se divertiram e todos são tão legais. É como em casa para mim – estou a apenas uma hora e meia de distância, então venho aqui o tempo todo. Já estou animado para o próximo ano.”
Campeão Mundial de Hard Enduro, Manuel Lettenbichler correu Red Bull Tyne Ride pela primeira vez: “Foi brilhante. Eu não conseguia acreditar em como a vibração era boa. É tão bom que esteja aberto ao público e todos possam vir. Ontem nós praticamos, e estava tão lotado a partir das 9h da manhã, o que foi muito legal. Andar foi bom, as vibrações eram tão altas, então estou muito animado.”