Resultados finais do Rali Dakar de 2022, onde Sam Sunderland selou a vitória, sua segunda e a primeira da GASGAS, depois que Pablo Quintanilla conseguiu as paradas com uma vitória final na fase 12 para a Honda.
Estágio 12 de Dakar em poucas palavras:
  • Começando 12 minutos atrás do Sunderland no especial final de hoje, Pablo Quintanilla começou a rastrear seu companheiro de equipe Ricky Brabec no chão – o par Honda estava rapidamente liderando os quadros de horários mais cedo.
  • Em segundo lugar nos quarteirões, Sam Sunderland tinha a trilha de poeira de Kevin Benavides para entrar e o estágio de 167 quilômetros se desdobrou com Quintanilla progressivamente ganhando tempo no geral – 1:20 no primeiro ponto de passagem, depois mais um minuto a segundo e ficou claro que o chileno estava fazendo de tudo para seu primeiro troféu Dakar.
  • Mas Sunderland tinha a medida das notas finais de navegação, que ainda não eram fáceis nesta última etapa, e passou a trazer seu GASGAS para casa 3:25 atrás de Quintanilla (3:27 à frente na classificação geral) para seu segundo título Dakar.
  • “Esta última etapa foi tão difícil e muito estresse…” disse Sam no final. “Muita navegação, muitas notas complicadas, algumas vezes um pouco confusas e [eu] não tinha certeza se estava indo pelo caminho certo. Honestamente, minha cabeça pode explodir. Nos últimos 10 minutos, eu não tinha certeza se tinha vencido, uau, é um sonho tornado realidade… Eu tive uma temporada bastante difícil, mas quando você ganha o Dakar, tudo vale a pena.”
  • Este é o primeiro troféu Dakar da GASGAS e devolverá o título à Áustria e ao Grupo KTM, quebrando a corrida vitoriosa de dois anos da Honda.
  • Pablo sela em segundo lugar geral para a Honda com a vitória na etapa à frente de Toby Price e Jose Cornejo completando o último dia entre os três primeiros. (Ricky Brabec ficou inicialmente em segundo lugar hoje, mas foi ancorado com uma penalidade de 12 minutos.)
  • Mason Klein acertou a etapa final para cimentar a nona posição geral atrás de Andrew Short, mas à frente de Toby Price. Isso sela os troféus Rally 2, Rookie e Junior para o americano de 20 anos.
  • Matthias Walkner será o terceiro no geral da KTM depois de terminar em quinto hoje com o piloto principal da Yamaha, Adrien Van Beveren, em quarto lugar geral, depois que seu desafio no pódio vacilou na etapa 11.
  • Terminando em 63o lugar hoje, Mirjam Pol leva a vitória por classe feminina à frente de Sandra Gomez e Sara Garcia em terceiro lugar.

* os resultados serão atualizados

Resultados da Etapa 12 do Rali de Dakar 2022:

dakar_stage_12_results_v2

dakar_stage_12_resultados_v2_2

Dizer o quê? As 3 melhores citações de pilotos do acabamento do palco:

Sam Sunderland, GASGAS Factory Racing, 1a posição: “Eu honestamente não posso estar mais feliz. Esta última etapa foi tão difícil e tanto estresse… Muita navegação, muitas notas complicadas, algumas vezes um pouco confusas e não tenho certeza se eu estava indo pelo caminho certo. Ufa.

“Honestamente, minha cabeça pode explodir. Nos últimos dez minutos, eu não tinha certeza se tinha vencido, agora eles me disseram e, uau, sonho se tornou realidade. Até ouvi-lo dizer que traz um pouco de emoção lá. Eu tive uma temporada bastante difícil, mas quando você ganha o Dakar, tudo vale a pena. Tão legal.”

 

Pablo Quintanilla, Monster Energy Honda Rally Team, 2a posição: “Estou na lua com este resultado. Foi uma corrida muito, muito difícil. Eu fiz o meu melhor.

“Este é um bom resultado para mim como parte de uma equipe diferente. Lutamos muito desde o primeiro dia. Foi física e mentalmente cansativo. Mas estou muito satisfeito com o meu desempenho na corrida.

“Quero agradecer à minha equipe pelo incrível trabalho ao longo de duas semanas. Foi difícil para todos, com muito estresse tentando implementar uma estratégia. No final, estou emocionado.

“Também quero agradecer a todos os meus apoiadores, especialmente aos chilenos que me escrevem o tempo todo. Acho que este foi o meu Dakar mais estressante até agora.

“A segunda semana foi toda sobre estratégia, e é difícil implementar a certa. Mas isso é corrida para você, o que realmente importa é dar tudo de si. Você ganha alguns, você perde alguns.”

 

Matthias Walkner, Red Bull KTM Factory Racing, 3a posição: “Se você tivesse me dito antes do comício que eu poderia terminar entre os três primeiros, eu teria dito: ‘onde tenho que assinar?’. Tantas coisas podem acontecer na estrada. Passamos tantas horas em nossas bicicletas. Vimos Kevin Benavides ter problemas e Daniel Sanders cair. O perigo se esconde em cada esquina.

“Sempre há altos e baixos, então, apesar de tudo, estou muito feliz que tudo correu tão bem, apesar do estresse. Chegamos em primeiro e terceiro lugar em nossa nova bicicleta, o que é realmente ótimo. Vou aproveitar este lugar no pódio, que quase parece uma vitória. Eu dei tudo de mim por 12 etapas.”

Classificação final provisória, Rali Dakar 2022:

dakar_stage_12_classification_v3_1

dakar_stage_12_classification_v2-2