A KTM 450 XCF-W é para competição de enduro o que a KTM 450 SX-F é para motocross. Esta bicicleta é construída e ajustada para corridas de enduro de curso fechado. Ele usa o mesmo motor monocilindro SOHC de quatro tempos 450cc refrigerado a combustível com respiração de fogo que o 450 SX-F, mas a ECU e os eletrônicos estão ajustados para a competição de enduro. No entanto, o chassi, o sistema de suspensão traseira do Sistema de Amortecimento Progressivo (PDS) e o garfo de mola de bobina de cartucho fechado WP Xact 48mm são específicos para o enduro.
Conhecendo a KTM 450 XCF-W 2024 em algumas trilhas da SoCal. Jeff Allen
Naturalmente, tem todas as comodidades que você esperaria em um modelo de enduro, como um tanque de combustível maior, roda traseira de 18 polegadas, farol, luz traseira e protetores de mão. Não há pára-faíscas no silenciador, pois este é um modelo de competição.
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O 450 XCF-W usa o mesmo propotor que o 450 SX-F, mas é emparelhado com uma transmissão de seis velocidades de grande relação. A KTM atualizou o pacote eletrônico e agora possui dois mapas EFI selecionáveis em tempo real com uma opção de controle de tração (TC). O recurso quickshifter (QS) é padrão, permitindo que você faça upshift em tempo real sem tocar na embreagem.
Ainda tem uma embreagem à prova de balas, ativada por um excelente sistema hidráulico Brembo. Um benefício adicional da designação de curso fechado da bicicleta é que a caixa de ar e a admissão são as mesmas do modelo SX-F, o que significa que não há o sistema de válvula de palheta de redução de ruído e roubo de energia que vem nos modelos de esporte duplo XW-F e EXC-F compatíveis com 50 estados off-highway.
A KTM ainstoustou este motor para o mais perfeito que você pode conseguir. Não é um motocross que respira fogo, mas ainda tem mais poder do que qualquer um (exceto talvez um piloto de deserto de alto nível) poderia usar. Ele constrói um torque controlável até mesmo a partir da menor rpm e, na moda exclusiva da KTM, continua até o limitador de rotação.
Há uma diferença notável entre o mapa padrão 1 (luz branca iluminada) e o mapa agressivo 2 (luz verde iluminada). O Mapa 1 é suave, linear e útil em todas as condições. O Mapa 2 tem uma sensação muito mais responsiva que pode tornar a bicicleta um pouco mais difícil de gerenciar em condições de baixa tração. A opção TC é boa, adicionando apenas um pouco de controle em áreas escorregadias ou em passeios de maratona, onde você precisa de toda a ajuda que pode obter em termos de controle da bicicleta.
O quickshifter da KTM é uma excelente nova adição ao pacote de eletrônicos. Dependendo da preferência do piloto, ele pode ser ligado ou desligado. Depois de se familiarizar com isso, ele se torna uma opção útil.
O 450 XCF-W foi abençoado com um garfo totalmente novo e um choque significativamente atualizado. Agora ele usa um garfo de mola helicoidal de cartucho fechado WP Xact de 48 mm, e o choque WP XPlor PDS tem um corpo mais curto, internos totalmente novos e é dito ser mais leve.
Para esta nova geração XCF-W, a KTM fez um esforço consciente para torná-la um pouco mais “Pronta para Correr”. As configurações gerais são mais rígidas do que o modelo de 2023. O garfo agora tem ajustes de compressão e amortecimento de rebote sem ferramentas em ambas as pernas, e o choque também oferece ajuste sem ferramentas para seus ajustadores de compressão e rebote de baixa e alta velocidade.
Não há comparação entre o garfo Xact e o garfo Xplor usado em modelos anteriores. Esta nova suspensão dianteira funciona em um nível muito mais alto. Sua sensação em uma trilha aberta é muito mais positiva, com uma boa quantidade de atraso, mas ainda oferecendo aquele toque suave em rochas e raízes de velocidade lenta.
O choque é bem emparelhado com o garfo, oferecendo um bom equilíbrio da frente para trás. No geral, a firmeza e a confiança na suspensão são aumentadas com a mínima perda de conforto.
Este novo chassi pode parecer com as bicicletas SX-F e XC-F. No entanto, como tem um design de suspensão traseira PDS, ele usa uma estrutura de aço cromado de berço duplo específico e braço oscilante oco fundido. O braço oscilante é um novo design que reduz o peso não suspenso e aumenta a rigidez. O quadro usa um suporte de choque forjado que também faz parte da rigidez retrabalhada para melhorar o conforto do piloto. O motor foi inclinado dois graus para trás para melhorar o anti-agachamento e uma melhor centralização em massa.
Além disso, por causa do PDS, a distância ao solo é de 14,7 polegadas (isso é 1,2 polegadas a mais do que o motocrosser 450 SX-F e o piloto de cross-country 450 XC-F), o que pode ser útil ao tentar superar algumas dessas rochas irritantes e árvores escorregadias. A subestrutura de poliamida e alumínio de duas peças é transferida do SX-F e XC-F, juntamente com a maioria da carroçaria—além dos conjuntos de faróis e luzes traseiras comuns entre os enduros e esportes duplos. O 450 XCF-W também mantém o mesmo ângulo da cabeça de direção de 26,1 graus e deslocamento de braçadeira tripla de 22mm.
O restante do chassi é exatamente o que você esperaria. Há excelentes freios Brembo com um rotor dianteiro de 260 mm e um rotor traseiro de 220 mm. As jantes gigantes são atadas a cubos usinados por CNC, e os pneus Dunlop são montados com um Geomax MX33 dianteiro e Geomax AT81 traseiro.
A 450 XCF-W tem sido uma das melhores motos da KTM, uma vez que foi projetada e construída para enduro e off-road com um equilíbrio perfeito entre desempenho e conforto. A moto da geração anterior obteve 100% em quase todas as categorias, exceto pelo desempenho da suspensão, especificamente o garfo.
Com experiência anterior nos modelos SX-F e XC-F, eu sabia que esse novo design de chassi era mais agressivo no departamento de manuseio. É mais fácil de virar e parece mais leve ao andar, mas desiste apenas um pouco em conforto, estabilidade e previsibilidade. Felizmente, a KTM teve um ano para obter feedback sobre os pilotos de motocross e cross-country, e usou isso para desenvolver este 450 XCF-W.
O novo chassi atravessa do motocross para as corridas do tipo enduro excepcionalmente bem. É mais ágil e fácil virar em trilhas mais apertadas ou áreas arborizadas onde você não pode inclinar a bicicleta tão rapidamente. Também parece mais leve ao andar.
Embora a maior notícia possa estar no departamento de chassi, a melhoria mais considerável está na suspensão, especialmente no garfo. Anteriormente, a suspensão era um compromisso de competição versus configurações de conforto, inclinando-se um pouco mais para o último.
Com o garfo de mola helicoidal de cartucho fechado WP Xact 48mm, você pode empurrar muito mais para tudo. O holdup é melhorado e o rebote é reduzido, resultando em uma crescente confiança do piloto. O choque combina bem com o garfo, tornando-o um excelente pacote de chão fora do showroom. Se você está preocupado em perder algum conforto, não. Embora haja um pouco menos de conforto, é rapidamente esquecido quando você se sente mais confiante perseguindo sua concorrência.
O motor continua sendo um pacote de sonho absoluto. É suave no fundo, constrói através das rpm e remps muito longe para uma moto de enduro 450. O ajuste EFI funciona perfeitamente sem pântanos ou soluços e pode suportar todo o abuso que você lhe dá. Adicionar o mapa do motor, o recurso TC e QS é como a cereja no topo do seu banana split.
Não é sempre que um modelo de enduro completamente novo é lançado, o que torna esta uma motocicleta emocionante para começar, mas ainda mais notável é o seu desempenho. Não há um aspecto desta bicicleta que tenha dado um passo para trás—um feito impressionante, especialmente considerando o quão bom era o modelo de 2023. A 2024 KTM 450 XCF-W está um passo à frente da geração anterior em todas as categorias.
Capacete: Shoei VFX-EVO
Óculos de proteção: FMF PowerBomb
Pacote de Hidratação: USWE Raw 3
Jersey: Thor MX Pulse Mono
Luvas: Thor MX Draft
Calças: Thor MX Pulse Mono
Botas: Sidi Crossfire 3 SRS