Liga Carioca de Moto e Supermoto

Liga Carioca de Moto e Supermoto

Neste fim de semana do dia 29/08 chegamos a 3ª etapa da Liga Carioca de Moto e Supermoto. Opa!!! Mas peraí, como assim chegamos a 3ª? Quem chegamos? Que Liga? Liga onde? Vai dar Liga?

Por Thiago “MOTOVIDEO” Biage

Deixa eu rebobinar a fita, se é que existe fita ainda.

Pra quem lembra de mim, sou o Thiago Biage, antigo colunista aqui do Motoraid, responsável pela finada, mas tradicional coluna Motovídeo.

Num dado momento da minha vida resolvi que ia parar de andar de moto, de correr de moto e etc e assim permaneci por mais de 4 anos.

Porém, esses dias atrás, mais precisamente no dia 06/06 a convite do meu amigo Marcelo Medeiros, fui dar um pulo em Guapimirim, no Kartódromo pra ver a etapa de abertura do Campeonato da Liga Carioca de Moto e Supermoto de 2020.

Pra vocês saberem o que é a Liga, vou explicar o que ví nas 3 etapas que eu fui lá. A liga é o Kadu, é isso. Um cara super pró-ativo e apaixonado pelo esporte que resolveu que ia fazer um campeonato de Motard a nível estadual e encontrou apoio de caras sensacionais como o Adelson Tampasco e outro que eu vejo que apoia e ajuda que é o Leonardo Meireles. Fora isso tem os pilotos e as equipes que estão lá correndo, etc. Mas não vejo nenhuma grande empresa por trás, nem nada. O Kadu é a Liga e faz no amor.

Beleza? Deu pra entender?

A partir desse ponto, vou explicar o mais legal de tudo. É que mesmo o evento não contando com uma mega estrutura, é tudo muito organizado e assim que cheguei lá pra assistir a primeira vez já me empolguei.

Horários sendo cumpridos a risca, cronometragem de qualidade, equipe de pista atenta, ambulância e uma boa estrutura do Kartódromo já me fizeram sair de lá com a idéia de comprar uma moto.

Menos de um mês depois, no dia 04/07 já parti pra lá com a moto comprada, sem nunca ter botado os pneus no asfalto e a impressão inicial de que o negócio era bom, se confirmou. Não vou me estender em falar dessa etapa pois fui um mero passageiro da agonia, com todos os vícios dos mais de 25 anos passados pilotando na terra.

Bora pra terceira…

A terceira etapa aconteceu sábado passado, isso as etapas são no sábado e se resumem a metade do dia. Nessa fase do campeonato os treinos tem começado as 8 da manhã e encerramos a premiação as 13, e pode acreditar, isso acontece mesmo.

Nessa etapa assim como na 2ª os pilotos paulistas marcaram presença, o que apimenta a disputa, todos em busca de alcançá-los, mas sentimos falta do pelotão da Center Motos que traz pilotos de excelente nível técnico.

Os treinos começaram as 8 pras 4 categorias que correm no evento, seguindo a ordem SM Nacional (Motos nacionais Motard) Speed Pró (Motos speed 2 cilindros) Speed Evo (Motos speed 1 cilindro) SM Importada (Motos Importadas Motard)

São 3 treinos livres de 12 minutos pra cada categoria com 2 minutos de intervalo entre uma e outra, logo após temos um briefing e já rola os treinos classificatórios que antecedem as provas.

Nos treinos classificatórios, os melhores tempos ficaram para Felipe Marques Lima na SM nacional, com o tempo de 41.444, Alex Batista Werly, o Cavalo de Aço, com 39.564 na Speed Pró, Márcio Hossaka com 41.165 na Speed Evo e Kleber Augusto com o tempo de 37.287 na SM importada.

A primeira categoria a largar no dia, com 15 pilotos alinhados foi a SM Nacional, que após a largada foi interrompida por um acidente em que a equipe de apoio teve que entrar na pista pra retirar a moto. Após relargar a dianteira da prova foi disputada desde o ínicio por Francisco Carneiro, paulista proprietário da FOX race e o jovem Sr Othon Voador Russo que deu um show com sua DT 200 pressionando o lider o tempo todo. Felipe Marques líder na tomada de tempo fez usa disputa com Bruno Magalhães pela 3ª posição, enquanto Marcelo Medeiros, Kadu Silva, Luã Silva e Marcos Farrel se degladiaram pela ultima posição no pódium.

Na segunda largada, alinhamos mais 15 da categoria Speed, com Pró e Evo largando juntas e com o desfalque do Pole Position Alex Cavalo de Aço que tomou um tombo nos classificatórios, tentando baixar seu próprio tempo e destruiu mais uma moto. Oh Cavalo, assim o pai não aguenta.
Logo na largada os líderes das categorias, Renato Rabello(Pró) e Marcio Hossaka (Evo) fizeram seu passeio de domingo e deixar o pau cantar pelas outras posições.
Marcelo Medeiros que largou de trás na pró com sua CB Caminhão 500 veio abrindo caminho em meio as Evo e assumiu a terceira posição, enquanto Rafael Tadeu ficou segurando o segundo degrau.
Nas Evo com um inicio conturbado, Thiago Biage, (eu) travou uma disputa de muitas voltas com Douglas BigFly pela terceira poisção e logo depois de assumir foi em busca de Eltinho Azevedo que não deu brechas no final e garantiu a segunda posição.

Pra fechar com chave de ouro a SM Importada que contou com 10 inscritos largou num ritmo frenético com o paulista Kleber Augusto na frente e com uma disputa muito acirrada pelo segundo lugar entre os irmãos Guimarães Cleber e Wilson, com este levando a melhor no final. Rafael Paixão e Danilo Antonioli fecharam o pódium.

Depois disso só festa!!!!

Agora é esperar pela próxima, dia 26/09, as inscriçoes estão abertas e as vagas são limitadas, se você quiser participar fale com o Kadu no telefone (21)993942443.

Ah, tem uma dica agora, quer correr, mas tá sem moto, fala com o Tampasco, ele te aluga uma, com equipamento e tudo, o telefone dele é (21)968235367.

O evento mesmo sendo independente agradece ao Adelson Tampasco, Léo Meirelles, a todos os pilotos que prestigiam o evento, as equipes, Center Moto, MMGaragem, Master Supermoto, FOX, Ghost Supermoto, Dragon Motos, Max Motos, etc.

Eu pessoalmente agradeço a todos, todos mesmo, em especial ao meu amigo Marcelo Medeiros que sempre me incentivou, ao Adalto Motoraid pelo espaço, a minha esposa Pamela, ao Rodrigo RL Foto Sports pelas fotos, e aos pilotos Douglas BigFly, Eltinho Lulu da Pomerania e Rodrigo Gutierrez pelas dicas.

Crédito das fotos
RL Foto Sports (21)98295-0090

Nota do editor, ADALTO MOTORAID
É com extra alegria que recebo essa materia e publico no site, Thiago sempre foi um grande amigo e colaborador, digo que Thiago e o “homem enciclopédia” sobre duas rodas, ele saca de mais, é otimo conversar com ele, o cara é muito culto!
Meu amigo Thiago, so tenho a agradecer suas materias, suas dicas e o repasse do seu conhecimento, muito obrigado, bem vindo novamente, todos nos agradecemos…

motoraid