Uma nova Yamaha Ténéré 900 em projeto?

Uma nova Yamaha Ténéré 900 em projeto?

De acordo com rumores que circulam, a Yamaha está a trabalhar atualmente numa nova Ténéré 900, articulada em torno do motor de três cilindros. Diz-se que a máquina está em fase avançada de desenvolvimento.
Para muito concessionários da Yamaha que, neste momento, enfrentam uma seca de stocks e passam por uma pequena travessia do deserto, a chegada iminente ao segmento das trail de uma nova Ténéré – mais fortemente armada do que a T7 no que se refere ao motor – seria certamente uma excelente notícia. A última vez que a Yamaha tentou a sorte neste segmento foi em 2010 com a Super Ténéré XTZ 1200, uma máquina que então tinha a ambição de assumir a sucção da BMW 1200 GS e estava equipada com armas à altura do desafio.

Infelizmente, o confronto chegou ao fim prejudicado pelo seu peso e um motor sem brilho (nunca reutilizado pela Yamaha, aliás), e prejudicado pela concorrência em alta (Honda Africa Twin, KTM 1290 Adventure…), a Super Ténéré 1200 apenas comercialmente fez figura até à sua reforma no final de 2020, apesar de vários desenvolvimentos. Desde então, no segmento dos trail mais poderosas, a Yamaha conta apenas com a Ténéré 700, uma máquina que tem tido grande sucesso mas que, devido à sua cilindrada e ao seu posicionamento muito off-road, , -road, não pode apelar ao maior número de utilizadores. Daí a necessidade de um outro modelo mais consensual e mais generosamente motorizado.

Ainda assim e de acordo com as nossas informações,não será outra moto com o ‘big twin’ 1200, mas com o já famoso “CP3” de três cilindros (já utilizado na MT-09, Tracer e XSR 900 e na 3 rodas Niken). Uma escolha destinada a colocar a máquina não no terreno hegemónico da BMW 1250 GS, mas no das 900 onde as forças presentes são mais equilibradas.

motoraid