Yamaha Hyper EV: Um revolucionário motor elétrico com 475 cv!

Yamaha Hyper EV: Um revolucionário motor elétrico com 475 cv!

A Yamaha anunciou esta semana um novo grupo de tracção eléctrica, o protótipo Hyper EV,  capaz de produzir 475 cv e concebido para uso em veículos elétricos.

A Yamaha Motor anunciou que desenvolveu um motor eléctrico que atinge a classe mais alta da indústria em densidade de saída. Esta unidade destina-se a ser utilizada em modelos hiper-EV e outras ofertas no segmento de mobilidade de alto rendimento. A Yamaha começará a aceitar encomendas para o desenvolvimento de protótipos a partir de Abril deste ano.

Desde 2020, a Yamaha Motor tem aceite encomendas para o desenvolvimento de protótipos de motores eléctricos (35-200 kW) para automóveis e outras aplicações de mobilidade. Contudo, a empresa de Iwata também desenvolveu recentemente uma unidade com uma potência máxima de 350 kW (475 cv) a uma tensão de funcionamento de 800V, destinada à instalação e utilização em hiper-EV e outras aplicações de alta potência.

A principal característica deste motor elétrico recentemente desenvolvido, é a sua construção compacta que trata os componentes mecânicos e eléctricos como uma entidade única, integrando a engrenagem e o inversor numa só unidade. Foi também desenvolvido em antecipação da instalação e utilização de múltiplas unidades num único veículo.

Relativamente ao desenvolvimento de protótipos encomendados, a Yamaha irá aproveitar a sua tecnologia de produção e know-how nos campos da fundição, maquinação e montagem que dão à empresa a flexibilidade para se adaptar às necessidades dos motociclos e aos seus numerosos outros produtos, aos seus equipamentos e instalações de prototipagem e muito mais, a fim de desenvolver protótipos de motores à medida dos requisitos específicos dos clientes num curto espaço de tempo.

O que significa este grupo elétrico para as motos?

Embora isto ainda não seja uma confirmação de um futuro modelo elétrico da Yamaha, assinala que a fábrica Iwata está aberta e envolvida com o futuro elétrico. No entanto, parece que a Yamaha está a dar tempo para anunciar a sua própria moto movida a bateria. No entanto, isso não significa que não estejam já a trabalhar numa em segundo plano. A Yamaha é um fabricante de motos que muitas vezes trabalha num secretismo absoluto, razão pela qual não ficaríamos surpreendidos se houvesse uma moto elétrica já construída e a rodopiar algures numa pista de testes.

A Yamaha Motor planeia expor a unidade da classe 350 kW e os seus outros protótipos de motores eléctricos na Exposição de Engenharia Automóvel 2021 de Yokohama, programada para 26 a 28 de Maio de 2021.

As partes interessadas podem contactar o adido de imprensa nacional da Yamaha para mais pormenores e/ou para fazer uma encomenda.

Visão geral do Protótipo de Motor Eléctrico para Hyper-EVs:

Tipo de motor: Motor síncrono de íman permanente interior (IPMSM)

Débito máximo: 350 kW*

Método de arrefecimento: Refrigeração a óleo

 * O modelo está a meio do desenvolvimento e os números estão sujeitos a alterações.

* “Produção máxima” e “Método de arrefecimento” alterados/ajustados de acordo com as necessidades do cliente.

motoraid