Yamaha Ténéré 700 de Pol Tarres – a melhor moto de aventura do planeta?

Yamaha Ténéré 700 de Pol Tarres – a melhor moto de aventura do planeta?

Pol Tarres vem chamando a atenção dos fãs de off-road e aventura há algum tempo. Tudo começou com o vídeo ‘The Seeker’ e nos deixou boquiabertos quando vimos o que ele era capaz de fazer com a Yamaha Ténéré 700 – a maioria de nós ficaria mais do que feliz em fazer esses movimentos em uma moto de enduro …

Tarres reformulou o T7 para 2021 junto com a formação de uma nova equipe, ‘Trece Racing Society’. Conversando com o espanhol para saber mais sobre aquela moto que está evoluindo ao longo do tempo para atender às demandas extraordinárias do piloto espanhol. Mais do que isso, ele também deixa escapar alguns planos futuros, incluindo levar a moto para uma rodada do Campeonato Mundial de Hard Enduro …

“Além de todos os parafusos nas peças que você pode ver na moto, a moto é estritamente original de fabrica”, diz Pol. “Os caras da Yamaha me permitem ajustar um pouco, mas sem sair da base da moto.” Isso significa que o T7 fica bem próximo daquele que qualquer um de nós poderia ter em nossa garagem.

Pol e sua equipe simplesmente removeram todos os componentes desnecessários, como o sistema de recirculação dos gases de escape – na moto para passar nas homologações – para torná-la mais leve e fácil de pilotar, além de dar a ela uma aparência mais esportiva.

Pelo mesmo motivo, eles instalaram uma bateria menor e dispensaram os indicadores, espelhos “e outras peças que a moto precisa para passar nas homologações para ser legal na estrada”. O suporte da placa da matrícula também foi trocado por um menor para melhorar a aparência de “corrida de enduro”.

No que diz respeito ao chassis, braço oscilante e ECU, Pol diz que a moto é totalmente original porque, como dissemos antes, a Yamaha quer que a Trece Racing Society T7 se mantenha o mais perto possível da produção. A única vantagem do motor é o sistema de escapamento Akrapovic, que é mais leve do que o OEM e inclui uma placa protetora de fibra de carbono na frente do silencioso.

Nenhuma moto está pronta para o Hard Enduro sem alguma proteção, então é por isso que Pol escolheu o protetor de depósito Outback Motortek com o protetor de ligação adicional na parte de trás. As barras de proteção também vêm do mesmo fabricante.

Mesmo que pareça estranho, já que é uma das coisas que são trocadas primeiro em uma moto nova, a moto de Pol ainda usa o guidão original, mas ele diz que vai tentar coisas novas em um futuro próximo.

“Vou me concentrar em fazer muito mais coisas com a Ténéré, então quero tentar usar o mesmo guidão que uso na minha moto de enduro, a Renthal 997.” Pol acrescenta. “Eles são um pouco mais estreitos do que os normais e tornam a moto mais fácil de andar. Não tive problemas com as barras de estoque, mas quero ver como me saio com o 997. ”

Quando você vê Pol fazendo esses truques com a Yamaha, é inevitável pensar que algo precisa ser modificado. Quem acredita que as peças em estoque de uma moto de 200 kg podem suportar esses movimentos malucos?

Você seria desculpado por pensar que os aros não vão ser fortes o suficiente, mas mais uma vez Tarres nos garante que está usando peças originais de fabrica, “a única coisa que eu mudei foram os pneus para ganhar a tração extra necessária para o meu tipo de cavalgando.”

Bora ver as fotos que sao lindas!

motoraid

Deixe uma resposta