2024 US Sprint Enduro Series apresentado pela Moose Racing pousou em Charlotte, Maryland para a rodada e quarta rodada do ISDE East Coast Qualifier e foi aquele homem novamente Johnny Girroir reivindicando a vitória após uma ligação próxima com Liam Draper.

O campeão da série em defesa Johnny Girroir teve sua chamada mais próxima da temporada de 2024 até agora na quarta rodada em Maryland. Vindo por trás para conquistar a vitória de sábado depois de superar o teste final, o piloto da FMF KTM venceu Liam Draper da AmPro Yamaha por dois segundos.

Pegando o ritmo no domingo, Girroir venceu todos, exceto três dos oito testes para levar o dia de vitória, mais o geral por 16 segundos sobre Draper para permanecer invicto durante a temporada.

“Eu estava ficando um pouco nervoso lá no sábado, especialmente indo para o último teste,” disse Girroir. “Liam estava nisso o dia todo. Ele estava voando o fim de semana todo na floresta e especialmente no teste cruzado. Comecei sete segundos atrás dele indo para o último teste de sábado e sabia que era fazer ou morrer. Eu podia vê-lo perto do final, então eu sabia que tinha feito muito tempo. Eu só fui lá e tentei acertar minhas marcas e acho que ele cometeu alguns erros.”
Girroir teve um momento mais fácil no domingo, vencendo seis dos oito testes: “Hoje foi muito melhor”, disse Girroir. “Eu segurei minhas linhas e acertei minhas marcas e não tive nenhum problema.”

Perto, mas ainda não há degrau superior para Draper

Liam Draper venceu os primeiros sete de oito testes para iniciar o evento no sábado e quase conquistou sua primeira vitória no dia, mas Girroir derramou no teste final para permanecer invicto por apenas dois segundos.

“Eu estava apertado indo para o último teste no sábado, eu tinha vencido todos os sete testes até o último”, disse Draper. “Eu podia ouvir Johnny atrás de mim e cometi alguns erros e ele fez cinco segundos em mim e isso foi então a diferença. Ele acabou batendo, estávamos praticamente empatados no último teste, então isso foi uma chatice. Fiquei satisfeito em ganhar mais dois testes no domingo e acho que finalmente estou me acostumando com o 450.”

Craig DeLong, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, superou um início lento, que o viu em 11o no teste um, para terminar um eventual terceiro no evento de sábado. Outro terço no domingo o deixou em terceiro lugar no geral para o fim de semana.

“Eu fui muito mais cauteloso do que deveria ter sido no primeiro teste cruzado no sábado e terminei em 11o, então comecei devagar, mas consegui subir na classificação perto do final”, disse DeLong. “Eu entrei em terceiro lá no sábado sobre o terceiro ou quarto teste. Depois disso, eu estava tentando me aproximar de Johnny e Liam, mas nunca consegui ficar com eles; eles estavam fazendo um teste de cerca de 10 segundos em mim; eles estavam rasgando. Domingo foi melhor, mas ainda estou fora do ritmo.”

Cody Barnes, da Phoenix Honda, lutou para frente e para trás no sábado com DeLong, superando-o em três dos oito testes no sábado para um resultado mais forte do que as rodadas recentes.

“Eu corri competitivamente para o terceiro praticamente nos dois dias,” disse Barnes. “Eu tive uma gorjeta no primeiro dia no teste cruzado e isso me custou muito tempo. Mas eu consegui me recuperar hoje e executar alguns tempos de teste competitivos, pressionando por aquele terceiro lugar geral, então eu só preciso limpar algumas coisas e vou ficar bem.”

Os companheiros de equipe online da Babbitt Green Monster Energy Kawasaki Grant Baylor e Lyndon Snodgrass lutaram pelo quarto lugar no geral. Snodgrass venceu Baylor em todos os testes, exceto um, no sábado, mas Baylor derrubou a ferrugem no domingo e voltou para reivindicá-la por um segundo sobre Snodgrass pelo quinto, depois de não ter corrido um evento de sprint em quatro anos.

“Comecei um pouco reservado, tentando me acostumar a correr o formato de sprint novamente”, disse Baylor. “Eu estava um pouco enferrujado lá no começo e também sou um daqueles caras que melhora à medida que o dia passa, especialmente depois que a pista fica mais difícil. O teste de enduro ficou esboçado perto do final de sábado, mas consegui pegá-lo no domingo.”

Josh Toth, da Enduro Engineering, teve um fim de semana difícil de 8 a 7 para o sétimo no geral e Angus Riordan, da FMF KTM Factory Lander, Racing, teve o que ele chamou de um dia inconsistente no sábado. Outro nono no domingo o deixou em nono no geral.

tino_7118

O piloto de Husqvarna Jason Tino venceu a divisão Pro2 com um total de oito, terminando cinco segundos à frente do FMF/KTM Landers Factory Racing Gus Riordan.

JoJo Cunningham, da Babbitts Off-road Monster Energy Kawasaki, foi o primeiro piloto Pro-Am com um 10o no geral. “Estou super feliz”, disse Cunningham. “Eu faço uma corrida local a poucos quilômetros da minha casa e tem uma pista de grama rápida como esta, então eu estava familiarizado com o estilo de teste cruzado. Minha pista em casa é rápida, assim como este teste cruzado, então me senti em casa. Eu só luto em alguns lugares no teste de enduro, acho que é uma configuração de bicicleta, mas no geral estou satisfeito.”

Richards determina a classe Pro Women’s

Brandy Richards, da FMF/KTM Factory Racing, dominou a divisão Pro Women, vencendo todos, com três, os 16 testes do fim de semana. “Foi um ótimo fim de semana.” Disse Richards. “Eu era um grande fã de ambos os testes. Eles eram bem diferentes, mas eu me diverti e tentei me manter consistente – Korie [Steede] definitivamente estava me mantendo atento! Foi uma corrida divertida e estou muito animado para ganhar esta.”

 

richards32

Korie Steede, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, ficou em segundo lugar, vencendo os três testes restantes à frente de Rachel Gutish, da FactoryONE Sherco, terminando em terceiro, tendo acabado de voltar de um EnduroGP na Europa.

Trevor Jones voltou para ganhar a classe Pro Electric em seu Stark Varg.

Resultados do 2024 US Sprint Enduro Rnd4:

us_sprint_enduro_olde_hall_farm_rnd4_results

 

Novo para 2024! FMF Fastest Cross Test e Enduro Test Awards – Estes Prêmios de Especialidade serão concedidos ao piloto do Cross Test mais rápido e do Teste de Enduro mais rápido no fim de semana nas divisões Juventude/Amador e Pro.

DIVISÃO JUVENIL

Supermini, Cruz – Levi Wilkens
Supermini, Enduro – Levi Wilkens

DIVISÃO AMADORA

250 A Racer, Teste de Enduro – Colton Shield

Abra Um Piloto, Teste Cruzado – Tyler DiBartola

DIVISÃO PROFISSIONAL
Johnny Girroir, Teste Cruzado – Johnny Girroir
Johnny Girroir, Teste de Enduro – Johnny Girroir

Crédito das Palavras: Shan Moore
Crédito da foto: Art Pepin