O mais novo recruta de Stark, Eddie Karlsson, acabou de conquistar sua (e sua) primeira vitória na corrida de enduro extrema no Varg – Enduro21 pega cinco com o piloto transformado e o criador de vídeo para descobrir mais…

O ex-piloto de fábrica do Campeonato Mundial TrialGP, Eddie Karlsson, pulou em bicicletas de enduro há alguns anos e não olhou para trás. Conhecido mais por seus vídeos espetaculares nas mídias sociais, o piloto sueco tem corrido enduro, incluindo o Campeonato Mundial de SuperEnduro de 2024, onde conquistou um top 10 no geral e desafiou pelas vitórias do Superpole ao longo do caminho.

Qualquer um que se lembre das imagens de lançamento do modelo KTM EXC do ano passado também se lembrará de algumas fotos de equitação espetaculares – aquelas eram Eddie.

Enduro21 pega cinco com Eddie para uma conversa honesta sobre o Varg, o amor (e os inimigos), por que as bicicletas elétricas e a gasolina devem correr juntas e a série EnduroCross 2024.

Oi Eddie, o que está acontecendo? Parece que um novo capítulo está acontecendo?

Eddie Karlsson: “Sim, eu faço parte da nova equipe, basicamente, Taddy e Eddie estão juntos na mesma equipe!”

“Mas sim, é verdade, eu tinha um contrato em Trials com a Honda, mas não em enduro, então significa muito para mim fazer essa jogada. É uma boa oportunidade para fazê-lo em tempo integral e não necessariamente ter que dividir meu tempo entre andar e trabalhar.”

O plano é para você continuar como estava, correndo e criando vídeos no Varg?

“Desde o início, acho que eles queriam que eu fizesse minhas coisas, você sabe, meu Instagram e fizesse meus vídeos. Mas então eu disse que não terminei a corrida e eles concordaram em me apoiar para continuar correndo.

“Espero poder fazer o maior número possível de corridas, o SuperEnduro e as corridas cobertas são o que eu realmente gosto. Então, espero voltar a Newcastle mais tarde em 24 no mesmo local da última rodada de SuperEnduro, mas o plano é tentar fazer mais algumas corridas e estou realmente ansioso por isso.

“Temos a série Battle of Vikings na Suécia, então pretendo fazer toda a série e será interessante, pois acabamos de descobrir o que é possível com a bicicleta, talvez tenhamos que trocar a bateria em algumas corridas, mas leva um minuto e 30 segundos, então há opções para andar em corridas mais longas.”

Você sabe quais outras corridas você pode fazer no Varg?

“Acabei de ouvir que talvez seja possível fazer a série American EnduroCross, ainda não tenho certeza, mas espero que sim e seria legal correr lá, vai ser divertido.”

eddie-karlsson_superenduro-2024-rnd6-bulgaria_1338

Criador de conteúdo e piloto

Eddie foi inscrito pela Stark Future para criar conteúdo em seus canais sociais, mas também para correr e ajudar a desenvolver a motocicleta elétrica Varg. Fundamentalmente, pelo menos para nós, isso significa que Eddie está se juntando a Taddy ajudando a desenvolver a bicicleta na floresta e sobre as rochas.

Você também vai trabalhar no desenvolvimento de moto para enduro?

“Bem, eu só sou novo na fábrica, então não quero fazer suposições, mas acho que é uma grande parte do próximo passo com o Varg. Muitas pessoas querem que esteja pronto para andar de enduro.

“Estou realmente ansioso para trabalhar junto com eles, porque acho que é definitivamente uma bicicleta que mais pessoas vão querer andar e poder andar em mais lugares.

“Eu coloquei 500 toneladas de sujeira ao lado da minha casa e tenho vizinhos próximos e, no momento, eles não dizem nada, mas se eu quiser andar todos os dias sem que ninguém diga algo sobre o barulho, esta é a solução perfeita.”

Achamos que você vê todos os comentários negativos voltados para bicicletas elétricas em suas próprias mídias sociais, como você se sente sobre isso?

“Acho que esse é sempre o problema quando algo novo se trata de um esporte, sempre há inimigos e amantes. Claro, o cheiro e o som de uma bicicleta com motor de combustão significam muito para muitas pessoas e para mim também, mas no final a melhor coisa é andarmos de bicicleta o máximo possível e esta é uma solução.

“Eu sei que eles têm problemas em diferentes países, na América também por causa do barulho e se você pode andar todos os dias sem problemas, então é mais tempo para melhorar e aproveitar. Então, eu vejo isso, mas acho que é o futuro.”

E você provou que eles podem competir um ao lado do outro…

“Para mim, a opção deve ser bicicletas a gasolina e bicicletas elétricas lutando umas contra as outras, como fizemos na Battle of Veklings, porque isso vai ser mais divertido. Você vai ter os inimigos e aqueles que amam e eu acho que responder aos problemas e críticos, ter uma corrida é a maneira de fazer isso.”

eddie_karlsson_battle_of_veklings_1

Competindo na série sueca de Hard Enduro, Karlsson fez sua estreia no fim de semana passado no Varg e prontamente venceu a corrida extrema de 2,5 horas da Batalha de Veklings.

Então, como foi quando você entrou no Varg pela primeira vez, como você se sente montando?

“No começo foi muito estranho porque você ouve muito barulho da corrente, dos freios e dos pneus e, se você bater nas rochas, eles parecem estar quebrando com tanta força! Você para para olhar e ver qual é o barulho.

“Mas no final são apenas ruídos diferentes e eu gosto que você possa sair em um canto e ouvir os pássaros, é como um mundo diferente. Por um tempo é estranho, mas você pode ouvir seu amigo falar e é muito legal e uma nova experiência para um piloto.

“Eu digo a muitas pessoas que estão um pouco confusas sobre isso, mas a experiência de equitação ainda está lá, isso não muda. A única coisa é quando você assiste e não ouve o som. Para alguns, isso pode ser negativo, mas quando você monta, é apenas diferente, definitivamente tão bom quanto.”

Um pouco de história tecnológica/back sobre as configurações da bicicleta e o consumo de bateria: Entendemos que Eddie usou cerca de 50% da bateria nas 2,5 horas de corrida. Começando com uma configuração de 45hp, ele começou com 80% e terminou com pouco menos de 30% de bateria.