A KTM MXGP Academy toma forma para 2025

A KTM MXGP Academy toma forma para 2025

A KTM expandiu e consolidou sua KTM MXGP Academy: a estrutura para ajudar os promissores talentos adolescentes de competição a abrir caminho no Campeonato Mundial de Motocross.

Jett Lawrence repete como Campeão Mundial de SuperMotocross

A fábrica confirmou acordos para a temporada 2025 e anos próximos com a Racestore KTM Factory Rookies, Gabriel SS24 KTM Factory Juniors e Van Venrooy KTM Racing para o Campeonato Europeu EMX e o caminho para o Grande Prêmio.

Sob a supervisão do ex-piloto de fábrica da KTM Thomas Traversini na equipe Racestore KTM Factory Rookies, o jovem holandês Gyan Doensen lidera o Campeonato EMX125 com sua KTM 125 SX. Ele venceu 6 das 20 rodadas disputadas nesta temporada e 9 vezes ficou entre os três primeiros. Resta apenas uma rodada (duas corridas), enquanto a equipe também conquistou os títulos nacionais na Itália e na Holanda.

KTM MXGP Academy: Uma máquina de talentos

Em 2025, a Racestore KTM Factory Rookies continuará sua missão no EMX125 e com Nicolo Alvisi (seu atual segundo piloto e autor de três resultados entre os três primeiros até agora em 2024, incluindo sua primeira vitória geral no Grande Prêmio da Suíça) e Aron Katona (um jovem húngaro que está 8º na competição EMX125 de 2024 na lista.

No EMX250 – o próximo degrau na escada do Campeonato Europeu – o ex-piloto da Red Bull KTM Factory Racing Shaun Simpson tem guiado outro talento holandês, Cas Valk, para uma classificação garantida entre os três primeiros em 2024. Cas levou sua KTM 250 SX-F para 5 bandeiras quadriculadas das 16 rodadas e um total de 11 classificações entre as três primeiras. É 3º, 10 pontos de P2 e com opções para o título na falta de um compromisso no calendário. Gabriel SS24 KTM se tornará o time oficial da Factory Juniors e supervisionará a formatura de Gyan Doensen para EMX250 com a KTM 250 SX-F e dará as boas-vindas a Maximilian Werner à equipe (o alemão está atualmente 7º na classificação EMX250).

A disputa pelo título e a evolução das habilidades e mentalidade de corrida dos pilotos têm sido indicadores claros de que o programa funcionou para 2024 e agora a KTM incorporará a Van Venrooy KTM Racing à organização para o próximo ano para dar o salto para MX2. A Van Venrooy KTM Racing fornecerá à Cas Valk seu primeiro contato em tempo integral com a competição do Campeonato Mundial FIM MX2 com uma equipe KTM 250 SX-F com suporte de fábrica.

DECLARAÇÕES

A KTM MXGP Academy toma forma para 2025

Thomas Traversini, Diretor de Equipe Racestore KTM Factory Rookies: “Nossa primeira temporada foi muito positiva. Temos lutado pelos campeonatos em todas as séries em que participamos, enquanto para Nicolo foi um ano de aprendizado e evoluiu bem apesar de uma lesão. Muitas pessoas falam sobre ele. Começamos o projeto em novembro e não paramos. Estamos em um bom nível e me sinto positivo para o final de 2024 e para o próximo ano. Tanto Nicolo quanto Aron demonstraram coisas boas. Acredito que nossas instalações e a forma como podemos ajudar os pilotos nos permitem olhar para 2025 com otimismo.”

Shaun Simpson, Gerente de Equipe, Gabriel SS24 KTM Factory Juniors: “Durante os últimos dois anos, temos tentado construir algo bem-sucedido e vazando do Campeonato Britânico. Isso levou Josh Gilbert a competir no Campeonato Mundial MXGP 2024 e também estamos ajudando a Cas Valk no EMX250. Nosso progresso realmente abriu meus olhos para a importância do EMX250 no desenvolvimento de pilotos mais jovens e em ter uma boa equipe e estrutura para que eles possam potencialmente passar para a estrutura de corrida de fábrica da KTM.”

“Fazer parte desta jornada é importante para nós como equipe e sinto que posso contribuir com minha experiência e conhecimento. É fantástico fazer parte do programa Juniors de fábrica e gostaria de agradecer à KTM e a todos os executivos que confiaram em mim e em Simon Gabriel para fazê-lo. Como uma pequena equipe do Reino Unido, é um sonho para nós, e faremos o melhor que pudermos pela KTM, pilotos e nossos patrocinadores. Foi um novo e emocionante desafio focar no título de EMX250 e até 2025 esperamos ajudar os próximos pilotos – Gyan e Max – da mesma forma”.

Klaas Hattem, diretor da equipe Van Venrooy KTM Racing Team: “Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer à KTM por tornar possível nosso retorno ao MXGP em 2025. O plano estruturado de fábrica e o apoio que nos foi oferecido realmente nos atraem e oferecem oportunidades fantásticas para a equipe ajudar os jovens pilotos da KTM a dar o próximo passo em sua carreira.”

Robert Jonas, vice-presidente da OFFROAD Racing: “Para este ano, demos passos para estabelecer um caminho adequado para os talentos das corridas de motocross e os parceiros que escolhemos fizeram um trabalho brilhante, como podemos ver pelos resultados e progressão dos pilotos na popular pirâmide do Campeonato Europeu. Então, até 2025, é emocionante expandir o projeto com a adição de Van Venrooy KTM Racing e também expandir nossos objetivos com Racestore KTM Factory Rookies e o estabelecimento de Racestore KTM Factory Rookies.”

 

Adalto Gomes Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *