As seis faces da Yamaha Ténéré 700

As seis faces da Yamaha Ténéré 700

A trilha campeste favorita do mercado, a Yamaha Ténéré 700, tem nada menos que seis versões, da base ao World Rally: conhecê-as.

Desde a sua chegada em 2019, a Yamaha Ténéré 700 tem sido a favorita de quem procura uma trilha média com boa capacidade “real” de rodar fora do asfalto. E são muitos, porque é um best-seller… mas a Yamaha multiplicou suas versões para atender diferentes exigências: até seis modelos diferentes.

Em comum, eles têm aquele comprovado e confiável motor CP2 (dois cilindros em linha e virabrequim “crossplane”) de 689 cc com 73 cv de potência, eletrônica minimalista ou rodas de 21 e 18 polegadas com suspensões de longo curso. A partir do modelo básico (10.999 euros) temos as versões Explore (11.799 euros), Extreme (11.899 euros), Rally Edition (12.599 euros), World Raid (13.099 euros) e World Rally (14.299 euros). Vamos ver o que cada um está contribuindo…

As seis faces da Yamaha Ténéré 700

Yamaha Ténéré 700 Explore

Podemos dizer que é o Ténéré mais roteiro e acessível, pois monta suspensões com um curso ligeiramente menor: 190 mm na frente e 180 mm atrás, são 20 mm a menos que o modelo padrão. Isso também permite aproximar o assento do solo em 15 mm, o que facilita as manobras em baixa velocidade para pilotos de tamanhos menores.

O garfo KYB monta molas um pouco mais duras para permitir um melhor comportamento se estivermos carregados com bagagem, algo que é complementado por um amortecedor traseiro também KYB específico para esta versão com ajuste remoto da pré-carga.

Para melhorar a proteção do piloto contra os elementos (vento ou chuva), este T700 Explore monta uma tela de pára-brisa maior que a original, com nada menos que 50 por cento a mais de superfície. O Explore vem de série com âncoras para as malas Yamaha de alumínio (opciais).

Possui uma tela TFT de 5 polegadas montada verticalmente e pode ser conectada ao aplicativo MyRide. No menu podemos escolher entre três modos ABS: totalmente ativo, desconectado na roda traseira ou desconectado em ambos para uso em campo para pilotos avançados. Também monta câmbio rápido de série para poder mudar acelerando sem tocar na embreagem.

Yamaha Ténéré 700 Extreme

Se o Ténéré Explore é a “roteira”, este Extreme seria o destinado a um uso mais campestre. Para isso, monta suspensões específicas com 20 mm a mais de curso do que o modelo padrão: garfo KYB de 230 mm (com revestimento Kashima de longa duração específico nas barras) multiajustável, e amortecedor traseiro KYB com 220 mm de curso e também totalmente ajustável, com bielas de progressividade específicas.

A ergonomia foi muito levada em conta com detalhes que acabam sendo importantes: o assento “rally” de uma peça, para permitir a máxima facilidade de movimentos ao piloto, conta com 20 mm extras de acolchoamento e é mais plano. Outro bom detalhe são os estribos metálicos com 35 por cento mais superfície para cravar melhor nas botas sem danificá-las, e feitas de leve titânio para não prejudicar a agilidade.

O guarda-lamas dianteiro é específico, elevado ao estilo enduro. Monta de série protetores de mão leves e uma grade de alumínio protege o radiador dos inevitáveis impactos de pedras quando rodamos fora do asfalto. A tela TFT tem um modo adicional “Raid” de estilo road-book onde se destacam as distâncias parciais percorridas.

Yamaha Ténéré 700 Rally Edition

Esta versão não deixa indiferente desde o início graças à sua decoração “vintage” que lembra aqueles Yamaha XT do primeiro Rally Dakar na década de 1980. Esta combinação de branco e vermelho, com os aros dourados e o guidão preto, tudo como o primeiro XT600 de 1983, antecipam o que encontramos nesta versão do moderno Ténéré 700.

Para começar, monta de série o apreciado escapamento Akrapovic, que ajuda a diminuir o peso e aumentar a emoção graças ao seu som (legal para uso na rua) e resposta melhorada. A tampa do cárter em alumínio de 4 mm, combinada com a grade de proteção do radiador, e um protetor de corrente específico, também chama a atenção.

O assento escolhido não poderia ser outro que o Rally, mais plano e um pouco mais alto (20 mm) que o padrão, ideal para condução em campo, e personalizado aqui com uma faixa vermelha. Também melhoram a ergonomia no campo os punhos off-road e algumas almofadas de borracha para apoiar os joelhos pilotando em pé.

Yamaha Ténéré 700 World Raid

Esta versão do Ténéré 700 dá um salto no seu alcance graças à montagem de dois tanques de gasolina que totalizam 23 litros (7 a mais que os 16 litros do tanque original). Este design único permite que o peso da gasolina não prejudique o comportamento da moto em relação ao padrão T700. Também não incomoda o piloto, porque o assento faz a transição com o tanque ainda melhor também.

As suspensões ampliam seu curso em 20 mm: garfo KYB de 43 mm com regulação em todos os parâmetros e barras com revestimento Kashima que reduz o atrito e melhora a resistência ao impacto. O amortecedor juntamente com as bielas também são específicos para mais curso, e a isso se soma um amortecedor de direção Öhlins ajsutable montado muito à mão do piloto.

O assento em si é plano, mas projetado em duas partes para poder desmontar facilmente a parte traseira para instalar acessórios ou transportar bagagem. O acesso ao filtro de ar é diferente nesta versão, para reduzir a entrada de poeira. A tela TFT incorpora o terceiro modo de visualização no estilo road-book.

Yamaha Ténéré 700 World Rally

Aqui temos a versão mais alta da gama Ténéré 700, cuja decoração (azul-prata-rosa) homenageia as motos do mítico piloto Stéphane Peterhansel. Ele é padrão com o silencioso Akrapovic, a versão de tanque de gasolina duplo de 23 litros e as melhores suspensões disponíveis, de maior curso.

As suspensões são as da versão World Raid, de maior curso e qualidade, além de totalmente ajustáveis, e inclui o amortecedor de direção Öhlins.

Tem o assento plano de duas peças, também como o T700 World Raid, aqui em preto e cinza de acordo com a decoração específica. A tela TFT vertical de 5 polegadas possui as três opções de exibição e como suas irmãs conectividade para usar o aplicativo MyRide, e o ABS também suporta os três modos (estrada ativa, ou desligada na frente ou em ambas as rodas).

 

Adalto Gomes Filho

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