Edgar Canet, espanhol de 19 anos, indo para Dakar 2025 com a KTM

Edgar Canet, espanhol de 19 anos, indo para Dakar 2025 com a KTM

Edgar Canet entra na KTM Racing para Dakar 2025 na categoria Rally 2 com Nani Roma e Heinz Kinigadner anunciando o talento promissor do piloto espanhol de 19 anos.

Edgar Canet percorreu um longo caminho desde que foi coroado campeão espanhol MX85 em 2019. Literalmente, o jovem de 19 anos viu novos horizontes no 1000 Dunas Rally de 2023, sua primeira opinião sobre o deserto que marcou o início de sua transição para o mundo do rally-raid.

Em seus primeiros eventos exigentes no Campeonato Mundial de Rally-Raid no Marrocos e no Desafio Ruta 40, Edgar alcançou pódios que sinalizaram sua reputação como uma estrela em ascensão.

A KTM reconheceu esse talento e entregou ao jovem, que pode contar com o apoio de Heinz Kinigadner e Nani Roman, com uma vaga oficial como piloto apoiado ao lado dos meninos oficiais do Red Bull KTM Rally Kevin Benavides e Daniel Sanders.

Leia agora uma entrevista de apenas 5 minutos com Canet enquanto ele faz os preparativos finais para a maior corrida de sua vida.

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Motoraid: Hoje marca o fim de uma jornada no motocross e o início de um futuro emocionante no rally-raid.

Edgar Canet: “Exatamente. Em 2024, decidi não continuar correndo de motocross porque uma nova aventura estava começando: competir no Dakar. Ao longo de 2024, tenho me preparado correndo no Marrocos, Argentina, Baja Aragón e Tunísia. Estas são corridas que me prepararam muito e me deram a oportunidade de competir no Dakar 2025.”

Foi o 1000 Dunas que marcou um “antes e depois” em sua carreira?

“Sim, sim. Eu era um piloto de motocross que tentou rally, e agora sou um piloto de raid que também faz motocross. Estou muito feliz com tudo o que conquistei no motocross, tudo o que aprendi e a velocidade que tenho graças a isso. É uma vantagem neste mundo de ataques de rally.”

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O que te atraiu para as corridas no deserto que você deu o salto para isso tão jovem?

“Sempre segui essa disciplina de casa, assistindo pilotos como Nani Roma ou Joan Barreda. É uma corrida que sempre me chamou a atenção. Quando completei 18 anos e consegui minha carteira de motorista, decidi correr no Marrocos para ver se realmente gostava ou se era apenas uma paixão de infância. Quando voltei do Marrocos, decidi conversar com meu pai e dizer a ele que queria orientar minha carreira para ataques. A partir daí, começamos a nos preparar.”

Qual foi a coisa mais difícil para você: navegação, ritmo…?

“A coisa mais difícil é controlar o desejo de ir mais rápido do que o necessário. No motocross, eu estava acostumado a ir o mais rápido possível o tempo todo, mas aqui há muitos momentos em que não se trata de ir rápido, mas de estar focado nos perigos e na navegação. É algo que ainda estou aprendendo, mas acho que este ano, com a ajuda de Jordi Viladoms e todo o treinamento, melhorei muito.”

A experiência diz que a coisa mais importante no primeiro ano de Dakar é terminar e aproveitar a experiência sem pressão…

“Exatamente, o objetivo deste primeiro ano é aprender e completar a corrida, fazer o maior número possível de quilômetros e, acima de tudo, cruzar a linha de chegada.”

Conte-nos sobre a estrutura e a equipe para enfrentar esse desafio.

“Agora sou um piloto júnior da KTM Racing. Estou sob a estrutura da equipe da fábrica da KTM e sou muito grato por todo o apoio deles. Estou muito feliz porque é a marca com a qual competi toda a minha vida e que me ajuda a dar esse grande salto para o Dakar.”

O piloto mais jovem no Dakar de 2025. Você se sente responsável?

“Acho que estou muito preparado. Eu sei que tenho 19 anos, mas também tenho ideias e objetivos muito claros. Meu objetivo este ano é aprender e levar minha carreira em paz.”

Adalto Gomes Filho

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