O Campeonato Mundial de 2024 Paulo Duarte FIM EnduroGP chega à sua conclusão neste fim de semana em Brioude para o ACERBIS GP da França com todos, os títulos mundiais, em disputa – Josep Garcia pode finalmente reivindicar a coroa geral da KTM?

É apropriado que a sétima e última rodada do Campeonato Mundial de EnduroGP deste ano seja concluída na França. Os fãs de história notarão que não desde os dias de Antoine Meo e Christophe Nambotin a KTM assumiu a coroa direta e neste fim de semana finalmente pôde ver isso repetido.

Claro, antigamente aqueles caras estavam ganhando suas respectivas aulas, antes de o EnduroGP se tornar uma coisa, mas quem não estava olhando para os resultados do scratch?

Mais notável do que uma bicicleta laranja nunca sentada no topo na era EGP moderna é o fato de que o foguete espanhol Josep Garcia também não reivindicou esse prêmio.

Não foi por falta de tentativa, já que o piloto apoiado por Farioli “só” reivindicou coroas mundiais individuais, além de vitórias consecutivas de risco do ISDE, mas nunca o prêmio de ouro em uma era que foi dominada por Beta com Steve Holcombe e Brad Freeman.

O favorito das apostas

Com uma vantagem de 10 pontos, Garcia parece favorito em Brioude, tendo entregue uma das melhores temporadas de sua carreira em 2024, reivindicando uma vitória no dia do GP em todas as rodadas. Isso significa que Josep tem uma vantagem de 17 pontos sobre Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, e mais seis pontos sobre Steve Holcombe, da Honda Racing RedMoto Enduro Team.

Garcia poderia levar o título com um dia de sobra se ele cavalgar para a vitória no sábado, colocando-se mais de 20 pontos a menos.

2024_endurogp-da-frança_pré-visualização_zach_pichon

Não há chance de Verona ou Holcombe fazerem nada além de tudo para evitar isso, mas devemos levar em consideração aqui como Freeman (ainda para ganhar uma vitória no GP em 2024) e Zach Pichon em casa querendo estragar esta festa.

Os resultados foram frequentemente decididos por frações de segundo nesta temporada e há alguns candidatos sérios para repetir essa tendência neste fim de semana.

Classificação geral do EnduroGP com uma rodada restante:

2024_enduro_gp_stings_after_rnd6-1

Os títulos mundiais da categoria vão para o fio

Com o título E2 de 2024 como a única coroa sênior já reivindicada, por Andrea Verona, todo o resto ainda está matematicamente para jogar em todas as classes. Observe os lugares do pódio na E2 também, com Nathan Watson atualmente em segundo e 14 pontos à frente de Samuele Bernardini, da Honda Racing RedMoto Enduro Team.

Garcia está seis pontos atrás do bem de Holcombe na E1, e Brad Freeman deve ser bom para um 10o (sim, 10o) título mundial no sábado com uma vantagem de 37 pontos na E3.

podium_ew_240623_endurogp_italy_1835

O GP da França também marca a rodada final do Campeonato Mundial de Enduro Feminino da FIM e é Mireia Badia, de Rieju, que está pronta para garantir um título mundial de estreia. O espanhol tem uma vantagem de 37 pontos sobre a colega de equipe Rosie Rowett, o que também significa que ela deve ser coroada campeã na tarde de sábado.

Espere que uma ou duas mulheres francesas estejam na mistura neste fim de semana, à medida que os lugares do pódio são decididos. Rowett tem uma vantagem de oito pontos sobre Rachel Gutish, da Equipe KBS Sherco, em terceiro, que por sua vez está apenas 10 pontos à que Elodie Chaplot (Beta) em terceiro.

Ahlin pronto para seguir a ilustre herança sueca com o título júnior

No Campeonato Mundial de Enduro Júnior GALFER FIM, Max Ahlin, da Team KTM Pro Racing Sport, começa em Brioude como favorito, tendo quase garantido o título da última vez no País de Gales. Se o sueco não terminar abaixo do segundo, ele também deve se tornar um campeão mundial no sábado.

2024_endurogp-da-france_pré-visualização_max_ahlin

Manuel Verzeroli, da Team KTM Pro Racing Sport, já levou o título de Enduro Youth no País de Gales, mas terá rivais franceses com o objetivo de encerrar o ano com uma vitória, incluindo Romain Dagna (Sherco) e os recém-assinados com os irmãos Beta Factory Racing, Maxime e Clement Clauzier.

Testes de enduro clássico francês

Já faz uma década desde que os organizadores do Moto-Club Brioude sediaram o campeonato mundial e esperamos os mesmos altos padrões do GP da França. Os pilotos enfrentarão o ACERBIS Cross Test, MAXXIS Enduro Test e POLISPORT Extreme Test nos principais dias de corrida, com a corrida começando na frente de uma multidão apreciativa na sexta-feira com o AKRAPOVIC Super Test.

2024_endurogp-da-france_pré-visualização_josep_garcia