Além do desempenho balístico de Josep Garcia no prólogo, seguido pelo passeio dominante de Mani Lettenbichler pelo curso Hare Scramble para ganhar seu terceiro troféu, havia muito o que falar no Erzbergrodeo de 2024.

Como sempre, foi um lugar incrível para se estar e o Enduro21 agita alegremente a bandeira para esta corrida de motocicletas que se classifica lá com o melhor do automobilismo, como o Isle of Man TT, Bol d’Or 24hr, Monza WSBK, corrida de praia Le Touquet ou Jerez MotoGP.

Como sempre, dado um pouco de tempo solto no paddock, o Enduro21 gosta de andar pelo paddock para identificar qualquer coisa incomum ou nova em bicicletas e ouvir o que as pessoas estão falando.

Em Erzberg, essa foi a primeira corrida de Alfredo em um Rieju injetado de combustível, a perspectiva de não haver Husqvarnas no campeonato mundial, a KTM se tornar automática para as pessoas e por que você não pode mudar de óculos na corrida…

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Primeira corrida para o protótipo Rieju com injeção de combustível

“É a razão pela qual estou empregado”, diz Alfredo Gomez ao Enduro21 enquanto fazemos algumas perguntas sobre o Rieju MR300 que ele correu em Erzberg.

Pode parecer o mesmo que a edição de réplica de Gomez que ele correu na rodada de abertura do HEWC, o Valleys Hard Enduro, mas há algo que falta: um carburador.

Em desenvolvimento “por mais de um ano”, o sistema de injeção do corpo do acelerador é tudo o trabalho de Rieju, explica Alfredo. Isso significa o sistema de injeção de combustível, o mapeamento da ECU e um novo motor.

A bicicleta TBI será oficialmente apresentada no show EICMA na Itália no final deste ano, inicialmente como modelo de 300cc, mas esta foi a primeira vez que a bicicleta estava fora, piscando à luz do sol. Que lugar para fazer sua primeira corrida!

O processo de desenvolvimento está em pleno andamento com este motor, e eles nos disseram que novos plásticos e até mesmo uma nova estrutura estão em andamento.

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Alfredo nos disse que tem trabalhado duro no novo mecanismo FI: “é muito trabalhoso acertar e queremos ter certeza de que é certo para o cliente, não é fácil, mas é a razão pela qual estou empregado!”

Alfredo, que passou muitos anos ajudando a desenvolver o motor de injeção de combustível da KTM, é claro, diz que o protótipo tem três mapas para brincar no lado direito do guidão, macio, médio e total.

Infelizmente, a principal corrida do Hare Scramble terminou prematuramente para Gomez quando um “acidente estúpido” quebrou sua linha hidráulica de embreagem e ele foi forçado a se aposentar enquanto lutava dentro do top 10 e se dirigia para uma cobiçada bandeira de finalistas.

Não há mais rumores de Husky?

Está flutuando há algum tempo, mas o boato de que o Grupo KTM mudará Husqvarna para um lado foi bastante forte no piquete de Erzberg.

O Enduro21 não tem uma palavra oficial sobre isso, então continue a tomá-lo com uma pitada de sal, mas a fofoca é que pode não haver corrida de Husqvarna na competição de enduro do campeonato mundial no próximo ano.

Eles já abandonaram as bicicletas brancas do Campeonato Mundial de EnduroGP no ano passado, e atualmente têm apenas uma KTM e GASGAS, respectivamente Josep Garcia e Andrea Verona em GPs.

No Campeonato Mundial de Hard Enduro, eles têm Mani Lettenbichler na KTM e Billy Bolt, atualmente lesionado, na Husqvarnas. Michael Walkner estava em Erzberg da GASGAS oficial – a família Walkner faz parte da equipe de desenvolvimento de bicicletas de enduro na Áustria – mas ele não contesta a série completa HEWC.

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A crença é que a marca Husqvarna, para usar o discurso corporativo, ‘ajustará sua posição no mercado’ e será menos focada na raça. Isso pode significar que Bolt, cujo contrato aparece no final deste ano, acreditamos, pode se mudar para uma bicicleta laranja ou vermelha – ou outro fabricante, se alguém puder tentar um homem que é naturalmente uma propriedade quente.

A teoria é que as três marcas, além da CFMoto e qualquer outra coisa no portfólio do Pierer Mobility Group, atrapalham a água e eles estão procurando se concentrar mais em sua marca-chave em nosso esporte.

Se for verdade, parece loucura para nós. Uma caminhada por qualquer paddock escandinavo mostrará quantos Husqvarnas existem para corridas de enduro. Mudar as equipes oficiais da Husqvarna da competição teria um enorme efeito globalmente se você olhar para todas as equipes de fábrica e apoio correndo em diferentes nações, não importa internacionalmente.

E isso não é para se aprover no efeito Bolt. Tudo pode ser ar quente, mas observe este espaço.

Caminho de Erzberg ou a rodovia

Certo, aqui está uma piada sobre Erzberg e suas regras que não é realmente uma piada, na verdade faz pouco sentido.

O evento que tem um pouco de história de empregar seu próprio livro de regras, muitas vezes em detrimento de Graham Jarvis, teve nossas mandíbulas no chão no sábado à tarde, quando aprendemos uma regra sobre nenhuma assistência externa que se estende não apenas às bicicletas, mas também aos pilotos.

Sabemos que os pilotos não podem ser ajudados no percurso, nós entendemos isso. Sabemos que você mesmo tem que trabalhar na sua bicicleta se algo quebrar também, isso também é bastante normal em eventos de enduro do campeonato mundial. Peças de reposição, como uma engrenagem ou alavancas de guidão, devem ser carregadas na bicicleta ou no piloto e você não tem permissão para substituí-las.

Mas entenda isso: em Erzberg também significa luvas, óculos de proteção ou qualquer outra coisa que não seja com o que você começa pessoalmente ou de bicicleta.

Isso mesmo, se você receber óculos ou luvas enlameadas neste evento, não poderá “assistência de fora” para trocá-los. Então ninguém pode nem te entregar um conjunto de luvas sobressalente no ponto de serviço.

Inicialmente, eles também disseram o mesmo sobre a substituição de pacotes de hidratação no ponto de serviço, mas uma concessão, presumivelmente depois que os pilotos e equipes disseram “WTF?!”, significava um ok, você pode substituir as bexigas de bebidas vazias.

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Adicionamos aqui que pode não ter importado tanto para Lettenbichler navegando até o fim, mas para os pilotos amadores, trabalhando com as costas por quatro horas, isso poderia ser potencialmente perigoso.

Essas regras não são regulamentação do FIM ou do Hard Enduro World Championship – obviamente não dado o fato de que todos os outros esportes off-road permitem que você troque de óculos ou luvas no meio da corrida, se necessário, por razões de segurança, além de qualquer outra coisa.

Estamos perplexos com isso e nos perguntamos o que acontece se um piloto rasgar as calças ou uma das concorrentes rasgar uma camisa de equitação para expor mais do que se sente confortável, por exemplo?

Assim como a própria corrida, os organizadores da Erzberg levam a abordagem “você está sozinho” ao extremo.

Johnny Aubert em um protótipo da KTM Adventure 890 com uma embreagem automática?

Este está fora de pista da nossa perspectiva habitual de enduro, mas é significativo porque pode ter implicações em diferentes motocicletas no futuro.

O prólogo de Erzberg há muito tempo tem sua própria classe de cilindros duplos, hoje em dia que convida a bicicleta de aventura a participar, inspirada nos caras no topo desta classe, como Antoine Meo, Pol Tarres e este ano para a KTM, o campeão mundial de enduro Johnny Aubert.

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A KTM de Johnny Aubert pode parecer bastante padrão, mas uma tomada dupla no lado direito do motor ou no lado esquerdo do guidão mostrou que algo estava faltando – uma embreagem.

A história completa virá nos próximos dias, mas Johnny estava montando um protótipo da KTM 890 Adventure R com uma nova embreagem automática.

Uma conversa rápida com Johnny e ele nos disse que tem três configurações – automática, troca de marcha por botão através de um botão de guidão ou usando o câmbio de pé como normal. Demorou um pouco para se acostumar, explicou Aubert, porque há momentos, é claro, em que você anda usando a embreagem e “eu ando sempre com o dedo na alavanca da embreagem”, mas “rapidamente eu me acostumei e, de certa forma, é mais fácil”.

Barras de estilo slope de Garcia

Enduro21 já observou a configuração do guidão de Josep Garcia antes, mas neste contexto, um enduro duro, parece mais louco do que o normal. Plano, inclinado para baixo e montado o mais longe que você puder obtê-los nas braçadeiras triplas, parece completamente errado aos seus olhos. Mas quem poderia discutir com indiscutivelmente o piloto de enduro mais rápido do planeta, campeão mundial e vencedor de ISDE múltiplo?

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Os Renthals de Josep são 999 guidãos de curvas que entendemos, assim como seus companheiros de equipe da KTM na Erzberg Mani Lettenbichler e Trystan Hart nos disseram.

A diferença é que Garcia tem o seu enrolado para trás nas braçadeiras, fazendo com que elas se inclinem para baixo e venham direto em sua direção se você se sentar no assento dele. Isso aproxima as mãos do intestino e dobra mais os cotovelos.

Eles também estão definidos nos orifícios de montagem de braçadeira tripla mais distantes, fazendo uma posição altamente incomum para seus braços descansarem.

Mas claramente funciona para Josep!

Prolog-up configuração versus corrida principal

O principal entre as lições que você aprende como ciclista em Erzberg é o contraste entre o prólogo e a corrida principal em termos de configuração de bicicleta. Especificamente, os pneus e mousses, suspensão e engrenagem.

Hard enduro significa pneus macios e mousses, certo? Não no prólogo. Você precisa de uma configuração normal de enduro, na verdade ainda mais difícil do que isso, porque é tudo sobre a velocidade com as rochas mais duras do mundo de todos os tamanhos em toda a pista e configuração para altas velocidades.

Então você precisa de uma configuração mais rígida de pneu dianteiro e traseiro e configuração de mousse – o piloto geral mais rápido Garcia executando a mesma combinação de pneu Michelin e mousse que ele faria para uma corrida normal de EnduroGP – além de uma configuração de suspensão de enduro, não hard enduro.

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E engrenagem…

Enduro21 estava no meio disso este Erzberg e colocou bons conselhos de outras pessoas no paddock para um bom uso em nosso 250 Husky. Fizemos uma taxa de condução final de 14-47 no prólogo que transformou a bicicleta em um foguete. O bônus adicional da roda dentada traseira menor foi uma distância entre eixos mais longa, pois a corrente se estende para trás, tornando a bicicleta um pouco mais estável. Mesmo assim, contemplaríamos um amortecedor de direção.

Voltando ao modo enduro extremo e ao passeio final de 12-50 para a corrida principal, o princípio é torná-lo agradável e fácil na embreagem nas seções lentas e técnicas, muito mais como uma bicicleta de teste.

Isso significa que você fica sem engrenagem nas coisas rápidas, superando as rotações em alguns lugares, mas para a grande maioria da corrida é um enorme benefício ter uma baixa taxa de primeira marcha.