FIM Enduro Vintage Trophy, Veteranos do Enduro a caminho de Itália

FIM Enduro Vintage Trophy, Veteranos do Enduro a caminho de Itália

A Seleção Portuguesa vai alinhar, de 4 a 7 de setembro, no FIM Enduro Vintage Trophy, que este se realiza em Camerino, Itália, e foi apresentada na sede da Federação de Motociclismo de Portugal

Portugueses vão participar pela terceira vez consecutiva no FIM Enduro Vintage Trophy, uma competição reservada a motos de Enduro clássicas e a pilotos veteranos, que se vai realizar de 4 a 7 de setembro de 2024 em Camerino, Itália.

A Seleção Nacional lusa de Enduro Vintage carrega a responsabilidade de repetir os bons resultados dos anos anteriores no Troféu reservado a seleções nacionais, após o 3º lugar alcançado em 2022, em Santiago do Cacém, e o 5º posto obtido no ano passado em Cerdanya, Espanha.

Em 2022, em Santiago do Cacém, o trio português foi composto por António Silva, João Paulo Fragoso e Luís Guerra, alcançando um 3º posto na competição principal, o Troféu Vintage Veteranos. No ano passado, em Cerdanya, António Silva e João Paulo Fragoso foram acompanhados por António Oliveira, terminando no 5º lugar da classificação por países.

 

António Oliveira, João Fragoso, António Silva

Em 2024 Portugal vai novamente marcar presença com uma Seleção Nacional, composta pelos bem conhecidos pilotos:

António Oliveira (58 anos)
Moto: Honda CR250 1979 (kit Mugen 360 cc) – Classe: B4

António Silva (61 anos)
Moto: KTM GS250 1979 – Classe: B3

João Paulo Fragoso (67 anos)
Moto: Honda CR250 1975 – Classe: A3

No total, entre seleções nacionais, equipas de clube e individuais, estão inscritos mais de 400 pilotos para a edição de 2024.

António Silva_2022

António Silva_2022

 

O Troféu FIM Enduro Vintage disputa-se ao longo de quatro dias. No primeiro dia, quarta-feira, para além das verificações técnicas e administrativas, tem apenas lugar uma prova de aceleração. Seguem-se dois dias com uma estrutura e percursos típicos de uma prova de Enduro, finalizando-se no sábado com a tradicional especial de Motocross final, com partidas em linha, a exemplo do que se faz nos ISDE.

A prova conta com duas divisões principais – o Vintage Veterans Trophy para equipas nacionais de três pilotos, todos acima dos 50 anos de idade, e o Vintage Silver Vase, categoria para equipas de três pilotos acima dos 40 anos de idade, bem como participantes em representação de clubes e em nome individual.

Quanto às motos, estão divididas pelas seguintes classes, sendo que as três primeiras são aquelas em que têm de alinhar as equipas de seleções nacionais:

A – Classic 75 (motos construidas até 1975)
B – Classic 79 (motos construidas até 1979)
C – Classic 83 (motos construidas até 1983)
X – Evo 1986 (motos construidas até 1986)
Open 1991 (motos construidas até 1991)

Cada uma destas classes (excetuando a Open, que não tem distinção de cilindradas) está depois subdividida com base nas cilindradas.

Este ano surgirá pela primeira vez uma alteração ao regulamento que atribui um handicap baseado na soma da idade do piloto e da moto, multiplicado por um factor pré-definido, que irá gerar uma compensação nos tempos de cada especial.

João Paulo Fragoso 2023

João Paulo Fragoso 2023

 

Para além do trio que compõe a Seleção Nacional, vão também alinhar neste evento, a título individual e na classe Open, o atual Campeão Nacional de Enduro Veteranos, Manuel Moura (que devido aos seus ‘jovens’ 45 anos de idade não pode alinhar na competição principal) e o presidente da Comissão de Enduro da FMP, e ex-piloto, Pedro Mariano.

Em termos históricos a Itália dominou o Troféu em 2022 e 2023, mantendo o mesmo trio de pilotos na sua seleção nacional: Giorgio Grasso, Tullio Pellegrinelli e Enrico Tortoli, os mesmos que irão alinhar pela ‘Squadra Azzurra’ também em 2024.

Haverá que contar ainda com outras formações de peso, como a França (Thierry Magnaldi, François Borsotto e Didier Tirard) a Alemanha (Uwe Weber, Johannes Steinel e Bert Von Zitzewitz) ou os Estados Unidos (Fred Hoess, Marc Grossman e Billy Burns), para além de nomes inscritos a nível de clube ou individual, como é o caso de Stéphane Peterhansel, que alinha pelo Gilera Club Arcore (mas de Yamaha…) ao lado da sua mulher, a conhecida ex-piloto do Dakar, Andrea Mayer Peterhansel.

Entre os 420 inscritos no total, encontram-se os membros de 16 seleções nacionais: Portugal, Itália, Austrália, Áustria, Alemanha, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Hungria, Países Baixos, Polónia, República Checa e Suíça.

Adalto Gomes Filho

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