Grid do Sertões BRB terá nova máquina nas motos com Janaína Souza
A edição 2024 do Sertões BRB (23 a 31 de agosto) marcará a estreia de uma nova máquina na disputa das motos. A paulista Janaína Souza, radicada em Portugal, vai comandar uma Yamaha Ténéré 700, modelo que chegará às concessionárias brasileiras apenas no início de 2025. Ela defenderá a equipe MSL Rally na categoria Over 45.
Dona do título feminino da Copa do Mundo de Rally Baja FIM em 2020, Janaína pilota a Ténéré 700 em Portugal. Se a moto não é novidade para ela, o Sertões BRB também é um velho conhecido. Ela conquistou um vice-campeonato na Self e a terceira posição na categoria Brasil.
Sem dúvidas um prazer enorme e também uma grande responsabilidade competir com esta Ténéré 700. Este exemplar nós importamos diretamente da Europa e foi totalmente preparado para o uso off-Road extremo. Como já estou habituada ao modelo e participo de diversas competições na Europa com a T7, tenho muita confiança no potencial da motocicleta e vou fazer o meu melhor para cruzarmos a linha de chegada com os melhores resultados”, disse Janaína.
A Téneré 700 é a versão mais recente de uma moto criada no começo dos anos 1980 a partir da experiência da Yamaha nos ralis raids. Foi com uma Téneré 600 que André Azevedo e Klever Kolberg (ambos campeões do Sertões BRB) se tornaram os primeiros brasileiros a disputar o Dakar, em 1988.