James Flynn, do IRC Beta, levou os dados no US Hard Enduro (USHE) Lightning Strikes Hard Enduro no fim de semana passado no Lightning Raceway em Tippecanoe, Ohio.
Com o principal Hard Enduro dos EUA, além das séries East e West, já concluídas, a cena norte-americana mudou-se para a Fall Series no último fim de semana em Tippecanoe, Ohio.
Após o sucesso com o Lightning Strikes Hard Enduro inaugural no outono passado como parte da USHE’s Fall Series, promotor e piloto de enduro duro, Quinn Wentzel, da Rieju USA, queria se superar e fez exatamente isso no último fim de semana com a segunda corrida do Lightning Strikes Hard Enduro.
O evento deste ano teve algumas mudanças que tiveram um enorme impacto nos pilotos que enfrentam o curso de oito milhas, com amadores correndo no sábado e as classes Pro correndo no mesmo curso com algumas seções desafiadoras adicionadas no domingo, permitindo menos lappers e menos gargalos a cada dia.
Com a falta de chuva na área que antecedeu o fim de semana da corrida, a pista estava seca e rápida, com rochas tendo ampla tração.
A corrida amadora de sábado viu Julio Jimenez fugir com a liderança. O piloto da Equipe Fogo foi o primeiro a chegar ao ponto de verificação inicial e foi capaz de manter o ritmo, estendendo lentamente sua liderança para impressionantes 15 minutos no final do limite de tempo de quatro horas. Justin Hawes estava em seu pneu traseiro até o final da primeira volta, onde Wyatt Holdgrafer o atropelou.
Holdgrafer manteve o ritmo até o final da terceira volta, onde a tabela de classificação se embaralhou e viu um novo pódio emergir. Geiner Cordero, que estava lutando entre os dez primeiros durante a maior parte da corrida, conseguiu fazer um empurrão final na quinta volta, passando para Holdgrafer pelo segundo lugar, com Holdgrafer completando os três primeiros gerais.
Pro Prólogo
Depois que a corrida amadora terminou, um Pro Prologue foi realizado em um curso encurtado para determinar a ordem de partida para a corrida Pro de domingo. Seis voltas estavam na agenda, com alguns bons prêmios em dinheiro como incentivo, e os pilotos podiam ser vistos voando pelos riachos e pela pista de EnduroCross. James Flynn teve um começo sólido, ficando na frente do grupo e mantendo o ritmo logo à frente de Logan Bolopue.
Flynn conseguiu definir o tempo de volta mais rápido em apenas 3:30. Hayden Mosa, da Rieju USA, completou o pódio do Prólogo, com Mark Fortner, da 3 Seas Recreation, e Nick Fahringer, da Clinton County Motorsports, fechando os cinco primeiros.
Apenas três finalizadores completam as 24 verificações de tempo
O palco foi montado para a corrida profissional de domingo. Oito milhas de pista foram dispostas na floresta de Ohio com oito divisões Pro adicionais para maior dificuldade. Flynn foi o mais rápido no início, levando o holeshot com Bolopue quente em seus calcanhares. Bolopue empurraria Flynn durante toda a corrida, chegando a sete segundos do piloto Beta na volta três, mas Flynn encontrou o fluxo e estendeu sua liderança durante o resto das seis voltas, terminando 10 minutos completos na frente.
“Eu consegui a liderança no início e apenas tentei montar minha corrida o tempo todo”, disse Flynn.“Depois de algumas voltas, comecei a descobrir o curso um pouco mais. Eu continuei tentando dizer a mim mesmo que não estava cansado e para continuar, não importa o que acontecesse. Alguns pilotos de volta estavam no meu caminho, mas isso me deu a oportunidade de explorar novas linhas, então fiquei muito feliz com isso.”
“O campo estava seco e empoeirado, mas super divertido; mistura perfeita de coisas rápidas e difíceis”, disse Bolopue, o segundo colocado. “Acabamos tendo algum tráfego de volta e tivemos que pegar algumas linhas que não pegamos na primeira volta. Eu tentei algo e não consegu, então perdi um pouco de tempo [com Flynn]. Perto da última metade da corrida, comecei a ficar sem gasolina [risos].”
O terceiro lugar foi uma batalha entre Nick Fahringer e Hayden Mosa. Mosa se viu atrás de um piloto de volta enquanto se preparava para uma subida; Fahringer aproveitou a situação e foi capaz de ultrapassar os dois pilotos, subir a colina e fugir com o terceiro lugar e a final de apenas três pilotos para completar as 24 verificações de tempo.
Mosa conseguiu voltar ao ritmo, mas infelizmente tomou algumas decisões sobre a configuração de seus pneus que não funcionaram a seu favor. Pouco depois de ser ultrapassado por Fahringer, Mosa percebeu que a mousse em seu pneu traseiro havia se desintegrado completamente. Ele foi capaz de manter o quarto lugar para as damas.
“Eu não sou muito de uma pessoa matinal, mas assim que passávamos do meio-dia, eu estava pronto para rolar”, brincou Fahringer. “Eu tive um começo no meio do pacote, depois trabalhei para o segundo. Nós fomos para o fundo de uma seção de escalada, e eu fui muito fundo em uma linha ruim e perdi três pontos. Uma boa seção técnica depois, fiz dois passes, depois em uma das novas colinas Pro, passei por Hayden em um gargalo. Eu poderia dizer que ele não estava feliz, mas eu fiz um passe limpo e simplesmente rolei com ele.”
Completando os cinco primeiros estava Tobin Miller, do Champion Brick, cujo final foi o melhor da carreira na série USHE.
Resultados – Pro
- James Flynn (BET)
- Logan Bolopue (SHR)
- Nick Fahringer (SHR)
- Hayden Mosa (RJU)
- Tobin Miller (KTM)
- Mark Fortner (BET)
- Ronald Vena (KTM)
- Tom Truxell (Amelhada)
- Chase Confer (HSQ)
- Mason George (RJU)
Resultados – Amador (no total)
- Julio Jiménez (KTM)
- Cordeiro Geiner (BET)
- Wyatt Holdgrafer (KTM)
- Michael Gardner (KTM)
- Justin Hawes (KTM)
- Montanha Gage (KTM)
- José Julian Hernandez Rios (GG)
- Cory King (SHR)
- Taylor Grossmann (KTM)
- Jake Campbell (KTM)
Para resultados completos: http://www.moto-tally.com/USHE/Results.aspx
A série USHE East Hard Enduro continuará em 12 de outubro com o Mad Moose Hard Enduro em Marquette, MI.
Mais informações: www.ushardenduro.com