Honda Tomasin T 500… A potra selvagem de dois tempos!

Honda Tomasin T 500… A potra selvagem de dois tempos!
Olha ai a Tomasin T 500, um kit plug and play que transforma o seu Honda CRF 450 de 2021 a 2024 num CR 500 com toda a tecnologia de uma moto actual.

Enrico Tomasín é um engenheiro que trabalha na HRC Honda há mais de 20 anos, dentro da equipe Gariboldi. Trabalhou como mecânico durante décadas, trabalhando para alguns dos melhores pilotos da marca, e destacando o Campeonato EMX2 com Gautier Paulin. Com a chegada da eletrônica e da injeção na última década, ela se especializou em eletrônica e mapeamento de motores, sendo a pessoa de máxima responsabilidade neste aspecto dentro da equipe.

Além dessa experiência com a equipe Honda também tem sua própria empresa (Tomasin R&D) na qual se dedicam a desenvolver motores, mapas de potência, escapes, sistemas de admissão, cabeças e todos os tipos de preparações para motos de nível mxgp. É através desta empresa que fabricou o famoso «kit T500». Um kit que aproveita a parte ciclo de uma Honda CRF 450 de 2021 a 2024 sem fazer qualquer tipo de modificação no chassis e que também utiliza partes do motor, para converter esta CRF 450 em nada menos que uma CR500 de dois tempos (sim) com toda a tecnologia de uma moto de 2024…

 

Kit Tomasin T500: Plug and play

O T500 aproveita a caixa de velocidades, a embreagem, a ignição, a injeção e o arranque elétrico do CRF 450 originais, sendo totalmente reversível e sem exigir a modificação de nenhuma destas peças. Além disso, oferece 5 mapas de potência (contra 3 do 450 original) e três níveis de controle de tração.

O kit é composto por cárteres centrais, mecanizados a partir de uma única peça com as máquinas mais precisas do mercado, um virabrequim também mecanizado, um cilindro, um pistão Vertex exclusivo, uma cabeça de cilindro, um tubo de escape artesanal de cones com silencioso OXA, um conjunto de parafusos de titânio, e uma unidade ECU AIM Taipán para gerir a electrónica. A montagem do kit requer conhecimento de mecânica, ou de um profissional, mas com as instruções incluídas qualquer pessoa que tenha esses conhecimentos poderia fazê-lo mesmo em uma oficina caseira

Existem três opções para obter um Tomasin T500:

  • O kit vazio, que é o que descrevemos. Use a caixa de velocidades da moto doadora, e temos de abrir os cárteres do motor 2t para a instalar. Tem um preço de 8.500 euros mais IVA.
  • O kit com caixa de velocidades. Os cárteres vêm fechados de fábrica com uma nova caixa de velocidades. Não há necessidade de abrir o motor, só com a adição do arranque, embreagem e ignição do 4T, o teremos pronto. Ideal para quem não quer abrir a mudança e ter um motor pronto para colocar no chassi. Tem um preço de 10.500 euros mais IVA.
  • A moto completa. Partindo de uma Honda CRF 450 2024, os técnicos da Tomasin montam o kit numa nova moto e recebe-se uma moto na caixa como se fosse nova. Há dois acabamentos, Standard e 50 Anniversary (rodas douradas e assento azul). Os preços, 16.500 euros mais IVA para o Standard e 16.750 euros mais IVA para o Aniversário.

Alien Motor Co. Edição

A unidade que vamos testar hoje é a moto demo do importador para a Espanha destes kits, Alien Motor Co, uma loja localizada em Sacedón (Guadalajara) e especializada na venda e reparação de motos de cross e enduro, clássicas e modernas. Administrada por quem escreve estas linhas, Alien é o meu negócio privado e para apresentar esta moto quisemos equipá-la com alguns componentes extras para torná-la ainda mais atraente e mostrar o nível de personalização que podemos oferecer.

Para isso, além do kit, montamos alguns extras, seja por estética ou funcionalidade que acreditamos que tornam o Tomasín ainda mais eficaz. Começamos com o garfo à qual foram montadas molas mais macias (4,8 kg/cm contra os 5,0 kg/cm padrão) que ajudam a mitigar a falta de travão motor e o menor peso que carrega o kit para melhorar o toque e a manobrabilidade.

Além disso, montamos algumas esmas Xtrig, que também melhoram a rigidez do trem dianteiro, o funcionamento da forquilha, e dão aquele toque Factory que só essas espremas conseguem. Estes estão equipados com parafusos de titânio ProBolt, bem como nas pontas do garfo e nos comandos do guiador. Também foi montada uma capa de assento Blackbird replica da equipa HRC, com tripla aderência na zona superior e lateral.

 

A tampa do radiador foi substituída por um Twin Air de 1.8 kg. Os punhos foram substituídos por Odi Lock On, mais finos do que os originais que oferecem melhor toque. Nas laterais do chassis também foram montadas borrachas Vibram que proporcionam maior aderência, tudo isto pensando na brutal potência da moto…

O disco traseiro é um Galfer Shark, a última novidade da marca espanhola, que também monta as suas novas pastilhas para uma capacidade de travagem brutal e uma maior longevidade de ambos os elementos graças à menor temperatura de funcionamento.

O kit de transmissão foi trocado por um MotoMaster, montando um desenvolvimento 14/50 contra o 13/48 original, que prolonga um pouco o desenvolvimento. Podemos até montar um 14/48 para os pilotos mais rápidos. A decoração foi feita pela Living com adesivos e plásticos personalizados de estilo retro. Também trocamos os pneus por um Dunlop MX34 na frente e um MX33 atrás.

 

Você tem que experimentá-lo …

Para este teste, deslocamo-nos para o circuito de San Martín de la Vega, um dos mais rápidos e amplos da zona centro, onde se pode espremer toda a potência da T500 sem problemas nas suas longas retas.

Contamos com Julio Lopez, nosso testador estrela, que apesar de mais de 10 anos testando motos de todas as classes, mesmo da MXGP, confessou-se nervoso, pois era sua primeira vez em um 500 Dos Tiempos… E é que esse é precisamente o apelo desta moto, o mito que é capaz de criar em torno dela que faz com que até os mais experientes fiquem nervosos.

Começamos o teste e é o seu som cativante a primeira coisa que chama a atenção. O arranque eléctrico é um luxo numa cilindrada que talvez o que mais assusta é colocá-la em funcionamento, com um toque suave no botão a moto ganha vida com facilidade. Aquele «petardeo» poderoso e gordo que apenas os 500 podem oferecer, e que o T500 recria perfeitamente graças à sua preciosa fuga e injeção afinada. A moto soa perfeita e redonda em parado, sendo totalmente hipnótica para quem fica olhando para ela. Isso também se deve à vibração que transmite, que não é muita se considerarmos que há um pistão de 500 gramas se movendo a vários milhares de rotações dentro do motor, mas que está claramente presente e faz com que os plásticos e outros elementos da moto vibrem em conjunto, em uma dança que apenas uma 500 oferece em parada…

 

 

Engrenamos a marcha e a mudança tem o mesmo toque que uma CRF, ficando a alavanca localizada exatamente no mesmo lugar que na 4T. O desenvolvimento final é mais longo do que no 4T mas ao pegar menos revoluções do que um motor de válvulas, fica escalonado bem mesmo um pouco agressivo.

E é que o motor do T500 é uma verdadeira besta. Apesar da injeção é uma 500 com todo o seu carácter, sendo uma moto com um chute de potência muito considerável e que se deve saber gerir. Os baixos são suaves, mas em meios começa a entrega brutal de potência até chegar a cerca de 9000 rpm, quase 1000 a mais do que um CR 500 original. A potência da moto no banco é de cerca de 54,5 cv em comparação com os 49 ou 50 oferecidos por uma Honda CR 500. Se a compararmos com uma 450, oferece uma potência semelhante mas a muito menos rotações e de forma mais rápida.

Por isso é uma moto que só os pilotos mais experientes saberão tirar todo o seu potencial. Mas Tomasin tem um ás na manga, e como bom especialista em eletrônica, ele soube domar essa potência oferecendo cinco mapas diferentes, com os quais podemos modular essa potência, até mesmo conectá-la ao computador e fazer um mapa à nossa vontade. O mapa 1 é o Full Power onde gostamos de levá-la e assim viver a experiência completa, mas no mapa 2 temos uma resposta mais suave e controlável, no mapa 3 uma mais rica em baixos, para condução em areia, no 4 um mapa com mais retenção de motor, e no 5 uma mistura de 3 e 4.

 

Ação!

A T500 é uma moto que se sente à vontade em circuitos amplos onde pode desenvolver a sua potência. Pode ser usado em Supercross também, mas lá requer um toque de gás muito fino para poder medir os saltos. Em vez disso, em pistas amplas como San Martín de la Vega, onde fizemos as fotos deste artigo, a moto se sente em casa. Suas curvas largas e grandes retas são perfeitas para poder extrair toda a potência do motor, e nas mãos de Julio López era um verdadeiro espetáculo poder ver e ouvir a moto em pleno funcionamento.

O motor desta moto é um prazer, mas talvez a sua grande virtude seja a sua manobrabilidade. O trabalho de Tomasin é perceptível e o kit é perfeitamente pensado, graças aos seus próprios suportes de motor, para oferecer uma rigidez e manobrabilidade extraordinárias, ainda melhor do que no 450. A moto sente-se muito leve e controlável nos saltos, manejável quase como uma 250F apesar de igualar em peso a 450, esta encontra-se mais baixa e dá melhores sensações. Além disso, as molas de garfo mais macias que montamos nesta unidade tornam o trem dianteiro mais confortável e compensam a falta de freio do motor e a inércia do 4T que comprimia mais o garfo nas frenagens.

 

 

A frenagem é outro dos pontos fortes do T500. O freio dianteiro é o original da Honda e pára a moto sem problemas, assim como o 450, é um dos nossos freios favoritos em termos de toque e potência. O traseiro foi melhorado com um dos mais novos discos Galfer Shark. Este oferece uma resposta mais homogênea durante uma manga, graças às suas aletas de refrigeração patenteadas. A temperatura é reduzida em 30 por cento em relação a um disco de onda, o que faz com que ele freie sempre o mesmo e também aumenta a vida útil dos comprimidos em até 40 por cento. Na prática, notamos a progressividade que oferece e a resposta sempre a mesma, apesar de termos testado a moto a temperaturas muito altas (eno verão).

Conclusão

Em suma, a T500 é a moto com a qual todos os amantes dos 2 tempos sonhamos que a Honda fabricasse. Certamente um CR500 2024, se existisse, seria muito parecido com o que um T500 oferece, e graças ao mestre italiano podemos tê-lo à nossa disposição tornado realidade. Acabado como uma moto MXGP com os melhores materiais e qualidades, é o Lambo das motos de cross… e por isso o seu preço também está de acordo com o que oferece. É algo que nem todos podem pagar, mas quem o fizer obterá um produto de uma qualidade máxima, que oferece sensações únicas, que nenhuma outra moto oferece e que respira uma qualidade e exclusividade que sem dúvida vale a pena.

 

DETALHES DA MOTO

Teste: Honda Tomasin T 500... A potra selvagem de dois tempos!
CÁRTERES MOTOR

 

Teste: Honda Tomasin T 500... A potra selvagem de dois tempos!
ESCAPE

 

Teste: Honda Tomasin T 500... A potra selvagem de dois tempos!
TITANIO

 

Teste: Honda Tomasin T 500... A potra selvagem de dois tempos!
TIJAS XTRIG

 

Teste: Honda Tomasin T 500... A potra selvagem de dois tempos!
ASIENTO

 

Motor

Tipo

 

Monocilíndrico 2 tempos

Refrigeração

 

Refrigerado por água

Potência Máxima

 

54,5 CV

Par Máximo

 


Mudança

 

5 velocidades

Transmissão

 

Cadeia

Chassis

Tipo

 

Dupla viga de alumínio

Suspensões

 

Forquilha SHOWA 49mm, Amortecedor SHOWA

Freios

Avançado

 

Pinça e bomba NISSIN com disco de 260mm

Traseiro

 

Pinça e bomba NISSIN com disco de 240mm

Medidas e pesos

Longitude

 


Distância entre eixos

 

1.481mm

Altura do assento

 

965mm

Peso (cheio)

 

105.5Kg vazio

Capacidade do depósito

 

6,3 litros

Pneus

 

Dunlop MX34 à frente e MX33 atrás

 

Adalto Gomes Filho

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