2025 modelos de enduro Husqvarna chegaram esta semana com uma reviravolta no conto, uma nova marca da Husqvarna Mobility. Mas o que isso pode significar para o enduro?

Pode não parecer significativo, mas vale a pena tomar nota da mudança de nome que chegou sem aviso prévio com as notícias do modelo de enduro MY25 Husqvarna desta semana: a Husqvarna Motorcycles tornou-se a Husqvarna Mobility.

Está chegando, o Enduro21 já escreveu sobre isso, mas a crença de que a Husqvarna, para usar o discurso corporativo, ‘ajustará sua posição no mercado’ e será menos focada na raça poderia ter ganhado impulso. A Husqvarna está se afastando de um foco na corrida (para deixar a KTM manter essa posição sem desafio) e se diversificando ainda mais com bicicletas elétricas, scooters, bicicletas de rua e muito mais?

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Sem fumaça sem fogo

Para usar algumas analogias baseadas no calor, ver a Husqvarna Mobility no topo do material de relações públicas coloca mais combustível em um fogo que está ardendo há algum tempo. Embora a mudança de nome seja apenas uma coisa menor para nós que compramos bicicletas de enduro, não há fumaça sem fogo e essa mudança para se concentrar em um portfólio mais amplo poderia, enfatizamos, significar menos ênfase em nosso esporte. Ou tudo pode ser fumaça e espelhos, é claro…

Com um portfólio crescente, incluindo CFMoto e MV Agusta no Pierer Mobility Group, esse princípio anterior de cobrir todas as bases com todas as suas ‘marcas’ (KTM, Husqvarna e mais recentemente GASGAS no esporte off-road) e dominar o mercado poderia se tornar história – pelo menos em termos de representação no mais alto nível do esporte de motocicleta.

Husqvarnas já desistiu do Campeonato Mundial de EnduroGP no ano passado, e atualmente há apenas um piloto da KTM e GASGAS em GPs, respectivamente Josep Garcia e Andrea Verona.

No Campeonato Mundial de Hard Enduro, Mani Lettenbichler está na KTM e Billy Bolt, atualmente lesionado, representando Husqvarna (e no SuperEnduro, é claro). Michael Walkner estava em Erzberg como o piloto oficial da GASGAS – a família Walkner faz parte da equipe de desenvolvimento de bicicletas de enduro na Áustria – mas ele não contesta a série completa HEWC.

 

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O boato que circula, e não ajudado por essa mudança de nome, é que a equipe da fábrica vai largar completamente as bicicletas brancas do enduro e se concentrar em uma equipe KTM de dois pilotos ou um laranja e um vermelho, como no EnduroGP.

Isso pode significar que Bolt, cujo contrato aparece no final deste ano, acreditamos, pode se mudar para uma bicicleta laranja ou vermelha – ou outro fabricante, se alguém puder tentar um homem que é naturalmente uma propriedade quente.

Boa ideia se concentrar na KTM ou não?

Um passeio por qualquer paddock escandinavo mostrará quantos Husqvarnas existem em enduro. A Pierer Mobility, a empresa abrangente por trás das bicicletas laranja, branca e vermelha, ainda parece determinada a dominar o esporte off-road, mas há muito tempo se foram os dias de um enorme cobertor de pilotos em todas as classes, como costumávamos ver há 15 anos.

Esta é a equipe de enduro Husqvarna há apenas 10 anos, em 2014…

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Eles fizeram enormes cortes no off-road em comparação com onde costumavam estar no enduro e no rally. Embora o MotoGP continue a ser uma grande esponja para o dinheiro sem um grande título, curiosamente 2025 verá um novo foco na KTM no MotoGP com equipes de fábrica e satélite executando a KTM.

Você pode ter esperado anteriormente ver o império austríaco em constante expansão continuar aumentando a contagem com novas versões off-road das motos desenvolvidas pela KTM, mas com CF Moto ou MV Agusta nas coberturas do tanque.

Não parece que com uma mudança potencialmente chegando para esclarecer essas águas lamacentas. Desde que a linha KTM EXC voltou a ser a marca “premium” novamente com os modelos ’24, a Husqvarna meio que ficou presa na terra de ninguém entre laranja e vermelho em alguns showrooms de revendedores (pelo menos aqueles fora da Escandinávia).

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Há muitos que lhe dirão que ter três bicicletas quase idênticas em um showroom de revendedores, e em grande volume, torna o mercado de vendas de bicicletas pior para todos. Está provando muito para alguns revendedores lidarem e causou muita confusão no mercado de motocicletas off-road – vá perguntar a qualquer revendedor como eles estão se saindo com as vendas de bicicletas novas ou usadas ultimamente.

E isso não é para tocar nos rumores que circulam esta semana sobre a perspectiva de a KTM deixar cair as bicicletas de dois tempos em 2026 devido aos regulamentos europeus de emissões. Parece improvável para nós, mas …

Crédito da foto: Future7Media + Husqvarna + KTM