KTM 990 Adventure 2025 Apanhada em Testes

KTM 990 Adventure 2025 Apanhada em Testes

Os modelos 790 e 890 Adventure introduziram a marca a um novo mercado, desde que a primeira versão de motor bicilíndrico paralelo apareceu em 2018. Agora, essa aventureira de média cilindrada está prestes a passar pela sua maior reformulação de sempre, à medida que a empresa se prepara para lançar a nova 990 Adventure, usando o mesmo motor de segunda geração LC8c que alimenta a 990 Duke de 2024.

Apesar de partilhar o nome “LC8c” com a versão original de 799cc “790” e a de 889cc “890”, a 990, que na verdade tem 947 cc, é essencialmente um motor completamente diferente. Maior tanto em diâmetro quanto em curso comparado com os motores anteriores, quase todos os componentes internos e externos foram modificados, permitindo à 990 Duke alcançar uma potência máxima de 121 cv. Na nova 990 Adventure, é provável que o motor seja ajustado para uma menor potência em prol de uma distribuição de binário mais ampla, mas mesmo assim, é certo que terá uma melhoria substancial em relação aos 103 cv proporcionados pela atual 890 Adventure.

Na nova 990 Adventure, o motor é fixo a um quadro de aço tubular de design completamente novo, diferente tanto do da 890 quanto do da 990 Duke. Em vez dos tubos redondos dos quadros das KTMs anteriores, a nova moto parece usar aço em formato oval para os elementos principais da estrutura, com um subquadro aparafusado feito de tubos redondos mais finos na parte traseira.

 

 

A suspensão e os travões são mais familiares, com a habitual forquilha invertida WP na frente, pinças de quatro pistões semelhantes às da atual 890 Adventure, e um braço oscilante que se assemelha ao da 990 Duke. O amortecedor traseiro, novamente WP, é mais longo do que o da Duke e parece estar montado numa nova ligação com uma peça fundida em alumínio, visível abaixo dele, conectando o quadro a um sistema progressivo acoplado à extremidade traseira do amortecedor.

Apesar das suas modestas capacidades motrizes, os modelos antigos 790 e 890 Adventure tinham proporções incomuns. Os seus depósitos de combustível, montados em baixo, um de cada lado do motor, ajudam na distribuição de peso e proporcionam um menor volume na frente do condutor para proporcionar um assento mais longo, plano e estreito, mas são visualmente chocantes, particularmente por não se fundirem suavemente com a carenagem frontal.

Mas os depósitos de combustível da nova 990 Adventure são intrigantes, parecendo inspirar-se nas motos de Dakar, como a própria 450 Rally Replica da KTM. As fotos mostram dois depósitos separados, um de cada lado, mas a sua forma difere, com menos volume na parte de baixo baixa e mais volume na parte superior, sugerindo que o combustível foi redistribuído de forma diferente. As fotos também dão a impressão de que pode haver um terceiro depósito de combustível sob o assento do motociclista (uma caixa de plástico branca translúcida é visível logo acima do amortecedor traseiro, com a parte inferior esculpida para deixar espaço para o movimento da suspensão).
Como as motos de Dakar, como a 450 Rally Replica, têm um terceiro depósito traseiro, existem precedentes para uma configuração de três tanques, o que proporciona uma ligação interessante às máquinas de competição da KTM. Um terceiro depósito ajudaria efectivamente a reduzir ainda mais o volume dos frontais laterais, sem reduzir a capacidade total de combustível. Importante referir que, como protótipo, estas características podem desaparecer ou alterar-se, pois todo o conjunto está ainda em fase de testes pré-produção.

 

No entanto, é o novo visual da moto que provavelmente irá dominar as discussões. Na nova 990 Adventure, uma carenagem frontal de forma ligeiramente mais convencional parece abandonar o polémico farol dividido verticalmente, característico do modelo anterior. Não se sabe ainda, ao certo, qual será o aspeto final da nova 990 Adventure, até porque os protótipos usam soluções temporárias e camufladas em vez do design final, mas a forma da carenagem sugere uma unidade de iluminação muito menor.

Ao conduzir a moto, a vista à frente é dominada por um vasto painel de instrumentos, estilo tablet, montado em orientação vertical. Este layout é algo que também se espera vir a ser usado na próxima 1390 Super Adventure, e a posição do painel será perfeita para sistemas de navegação detalhados, baseados em mapas, potencialmente via ligação ao smartphone, como Android Auto ou Apple CarPlay. O defletor aerodinâmico na frente do painel de instrumentos certamente será trocado na moto de produção por uma versão transparente, embora o tamanho do painel signifique que a maior parte dele deverá ficar escurecida.

Tal como na atual 890 Adventure, a nova 990 Adventure deverá ser oferecida em pelo menos duas versões, com uma variante “R” além do modelo base, mas ambas terão capacidade substancial para off-road, com uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas. A longo prazo, um modelo supermoto 990 SMT pode também vir a ser adicionado à gama.

Adalto Gomes Filho

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