KTM “atualiza completamente” motocicleta enduro elétrica Freeride E para 2025 – totalmente atualizada com novo motor e chassi, homologada para uso na rua (velocidade máxima de 95 kmh reivindicada) para ajudar os off-roaders a pisar mais leve e as bicicletas a gás não podem.
A KTM está se ando grande na promoção do 2025 Freeride E como uma resposta a muitos dos problemas off-road que todos enfrentamos: emissões, ruído e onde podemos andar. É compreensível, a menos que você tenha sorte de onde mora no mundo, andar de bicicleta suja está ficando mais difícil.
Ignorando o fato de que estamos escrevendo isso do paddock ISDE na Espanha, onde quase 600 pilotos estão fazendo muito barulho, fumaça azul e muitos deles estão andando de KTMs, a segunda vinda do Freeride E é inevitável e atrasada.
Após o lançamento há uma década, a KTM tem sido notável por sua ausência no mercado de motocicletas elétricas “reais”, aparentemente permitindo que outros fabricantes fugissem com ela.
Bem, está aqui e, embora o novo Freeride E ainda não seja um EXC, para pilotos de trilha, recém-chegados e pilotos que gostam de brincar fora de estrada e ir a lugares sem causar problemas com caminhantes, proprietários de terras e a lei, é um grande negócio.
Uma década depois, a tecnologia avançou, o hardware é melhor e mais leve, e o software melhorou e a KTM está dizendo que agora é um momento melhor para voltar ao mercado de bicicletas elétricas.
95 km/h velocidade máxima
A KTM diz que o departamento de P&D “tem estado ocupado trazendo a interpretação mais empolgante da tecnologia de trem de força elétrico”: 11 kW de potência nominal, 19 kW de potência de pico, mais de 37 Nm de torque e uma velocidade máxima de 95 km/h é impressionante.
O motor é mais silencioso, mais frio (resfriado a água, na verdade), mais seguro do que o modelo Freeride E KTM anterior e é à prova de água e poeira.
O ’25 Freeride E tem três modos de passeio (Eco, Normal e Sport) e três configurações de recuperação de energia (Off, Mid e High) que podem ser ajustadas para flexibilidade com o alcance e a potência. O controle de tração também pode ser fixado em um determinado nível para limitar ou aumentar o torno das rodas. Há também um ‘sensor de atropelamento’ que corta a energia em caso de acidente.
Novo chassi
A KTM diz que se concentrou no manuseio ágil e leve no desenvolvimento de um novo chassi. É um dos nossos pontos de interrogação sobre este novo modelo: como ele vai lidar? O Freeride anterior estava bom, mas se você tentasse tratá-lo como uma bicicleta de enduro, ele protestou e não lidou muito bem. Era melhor em desajeitar do que explodir ao longo de uma pista ou trilha.
A geometria foi alterada e a distância entre eixos alongada para “mais estabilidade e conforto”, dizem eles, e roda de enduro de 21 polegadas dianteiras e traseira de 18 polegadas com pneus Michelin Medium Enduro como padrão na Europa.
O chassi permanece leve, no entanto, ajudando o status amigável para iniciantes e magro. É uma estrutura de aço cromo-molibdênio na nova bicicleta, em vez do híbrido na antiga, com um motor de suporte de carga e bateria. A subestrutura é uma mistura de alumínio e nylon reforçado com fibra de vidro.
Espere que o peso final pronto para o passeio seja “menos de 115 kg” com uma altura de assento de 906 mm.
Nova tecnologia de bateria
A bateria de íons de lítio MX50 de 29 kg foi testada e comprovada nas condições mais extremas, diz a KTM, e afirma 5,5kWh, uma melhoria de 1,5 kWh em comparação com o modelo anterior, que eles dizem que dá 20% mais tempo de condução ou distância.
A duração da bateria pode suportar mais de 1000 ciclos de carga antes de mergulhar para 80% de eficácia e o tempo de condução típico é estimado entre duas e três horas – embora você possa esperar que isso varie dependendo da sua mão direita no acelerador, assim como qualquer motocicleta.
Um truque é ser intercambiável, permitindo o uso de um segundo pacote enquanto carrega o primeiro. Ele vem com um carregador de 660W e completará uma carga completa em oito horas com um suprimento doméstico normal. A taxa de 20-80% pode ser alcançada entre 4-5 horas.
A suspensão WP equipada é um garfo WP XACT de 43 mm, com uma cápsula de ar na perna esquerda e o sistema de amortecimento de óleo à direita. O ajuste é feito com a válvula de pressão de ar e a bomba de ar fornecida para pré-carga e clickers para compressão e rebote.
Um novo design do sistema WP XPLOR PDS fornece 250 mm de curso do choque de 374 mm, que possui novas vedações de rolamento para intervalos de serviço mais longos. O choque tem clickers ajustáveis de compressão e rebote para alterações sem ferramentas em tempo real, como os modelos EXC.
Outros recursos incluem rodas de alumínio preto (equitadas com pneus Michelin Enduro Medium para modelos da UE), sistemas de frenagem Braktec com discos dianteiros e traseiros de 260/240 mm, uma nova unidade de seleção Switchcube para o guidão e gráficos em molde e a aparência próxima dos SX e EXCs.
Ele também compartilha componentes como o para-lama dianteiro e o painel/odômetro digital com o EXC, além dos componentes de frenagem (o freio traseiro está no guidão) com os modelos de enduro GASGAS e tem uma ignição com chave.
Destaques técnicos da KTM Freeride E de 2025:
- Novo modelo 2025 do zero, novo trem de força KTM interno
- Potência nominal de 11 kW, potência de pico de 18,5 kW, 37 Nm de torque e uma velocidade máxima de 95 km/h
- 20% mais potencial de bateria. 8h de tempo de carregamento com unidade de 660 W, 1,5h com carregador de energia de 3,3 kW (0- 100% de capacidade) e capacidade de bateria de 5 kWh para 2-3 horas de tempo de condução Enduro
- Rodas de alumínio de 21”/18”
- Tecnologia de suspensão WP XACT e XPLOR ajustável e leve redesenhada estrutura de aço cromado construída especificamente para a plataforma e peso total de 113 kg
- Bateria removível em menos de 10 minutos
- Preço a ser confirmado
*todos os números são reivindicados
O novo 2025 KTM FREERIDE E será lançado na linha de produção austríaca neste inverno e estará disponível em revendedores autorizados da KTM a partir de fevereiro de 2025.