KTM “atualiza completamente” motocicleta enduro elétrica Freeride E para 2025 – totalmente atualizada com novo motor e chassi, homologada para uso na rua (velocidade máxima de 95 kmh reivindicada) para ajudar os off-roaders a pisar mais leve e as bicicletas a gás não podem.

A KTM está se ando grande na promoção do 2025 Freeride E como uma resposta a muitos dos problemas off-road que todos enfrentamos: emissões, ruído e onde podemos andar. É compreensível, a menos que você tenha sorte de onde mora no mundo, andar de bicicleta suja está ficando mais difícil.

Ignorando o fato de que estamos escrevendo isso do paddock ISDE na Espanha, onde quase 600 pilotos estão fazendo muito barulho, fumaça azul e muitos deles estão andando de KTMs, a segunda vinda do Freeride E é inevitável e atrasada.

Após o lançamento há uma década, a KTM tem sido notável por sua ausência no mercado de motocicletas elétricas “reais”, aparentemente permitindo que outros fabricantes fugissem com ela.

Bem, está aqui e, embora o novo Freeride E ainda não seja um EXC, para pilotos de trilha, recém-chegados e pilotos que gostam de brincar fora de estrada e ir a lugares sem causar problemas com caminhantes, proprietários de terras e a lei, é um grande negócio.

Uma década depois, a tecnologia avançou, o hardware é melhor e mais leve, e o software melhorou e a KTM está dizendo que agora é um momento melhor para voltar ao mercado de bicicletas elétricas.

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95 km/h velocidade máxima

A KTM diz que o departamento de P&D “tem estado ocupado trazendo a interpretação mais empolgante da tecnologia de trem de força elétrico”: 11 kW de potência nominal, 19 kW de potência de pico, mais de 37 Nm de torque e uma velocidade máxima de 95 km/h é impressionante.

O motor é mais silencioso, mais frio (resfriado a água, na verdade), mais seguro do que o modelo Freeride E KTM anterior e é à prova de água e poeira.

O ’25 Freeride E tem três modos de passeio (Eco, Normal e Sport) e três configurações de recuperação de energia (Off, Mid e High) que podem ser ajustadas para flexibilidade com o alcance e a potência. O controle de tração também pode ser fixado em um determinado nível para limitar ou aumentar o torno das rodas. Há também um ‘sensor de atropelamento’ que corta a energia em caso de acidente.

Novo chassi

A KTM diz que se concentrou no manuseio ágil e leve no desenvolvimento de um novo chassi. É um dos nossos pontos de interrogação sobre este novo modelo: como ele vai lidar? O Freeride anterior estava bom, mas se você tentasse tratá-lo como uma bicicleta de enduro, ele protestou e não lidou muito bem. Era melhor em desajeitar do que explodir ao longo de uma pista ou trilha.

A geometria foi alterada e a distância entre eixos alongada para “mais estabilidade e conforto”, dizem eles, e roda de enduro de 21 polegadas dianteiras e traseira de 18 polegadas com pneus Michelin Medium Enduro como padrão na Europa.

O chassi permanece leve, no entanto, ajudando o status amigável para iniciantes e magro. É uma estrutura de aço cromo-molibdênio na nova bicicleta, em vez do híbrido na antiga, com um motor de suporte de carga e bateria. A subestrutura é uma mistura de alumínio e nylon reforçado com fibra de vidro.

Espere que o peso final pronto para o passeio seja “menos de 115 kg” com uma altura de assento de 906 mm.

 

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Nova tecnologia de bateria

A bateria de íons de lítio MX50 de 29 kg foi testada e comprovada nas condições mais extremas, diz a KTM, e afirma 5,5kWh, uma melhoria de 1,5 kWh em comparação com o modelo anterior, que eles dizem que dá 20% mais tempo de condução ou distância.

A duração da bateria pode suportar mais de 1000 ciclos de carga antes de mergulhar para 80% de eficácia e o tempo de condução típico é estimado entre duas e três horas – embora você possa esperar que isso varie dependendo da sua mão direita no acelerador, assim como qualquer motocicleta.

Um truque é ser intercambiável, permitindo o uso de um segundo pacote enquanto carrega o primeiro. Ele vem com um carregador de 660W e completará uma carga completa em oito horas com um suprimento doméstico normal. A taxa de 20-80% pode ser alcançada entre 4-5 horas.

 

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A suspensão WP equipada é um garfo WP XACT de 43 mm, com uma cápsula de ar na perna esquerda e o sistema de amortecimento de óleo à direita. O ajuste é feito com a válvula de pressão de ar e a bomba de ar fornecida para pré-carga e clickers para compressão e rebote.

Um novo design do sistema WP XPLOR PDS fornece 250 mm de curso do choque de 374 mm, que possui novas vedações de rolamento para intervalos de serviço mais longos. O choque tem clickers ajustáveis de compressão e rebote para alterações sem ferramentas em tempo real, como os modelos EXC.

 

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Outros recursos incluem rodas de alumínio preto (equitadas com pneus Michelin Enduro Medium para modelos da UE), sistemas de frenagem Braktec com discos dianteiros e traseiros de 260/240 mm, uma nova unidade de seleção Switchcube para o guidão e gráficos em molde e a aparência próxima dos SX e EXCs.

Ele também compartilha componentes como o para-lama dianteiro e o painel/odômetro digital com o EXC, além dos componentes de frenagem (o freio traseiro está no guidão) com os modelos de enduro GASGAS e tem uma ignição com chave.

 

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Destaques técnicos da KTM Freeride E de 2025:

  • Novo modelo 2025 do zero, novo trem de força KTM interno
  • Potência nominal de 11 kW, potência de pico de 18,5 kW, 37 Nm de torque e uma velocidade máxima de 95 km/h
  • 20% mais potencial de bateria. 8h de tempo de carregamento com unidade de 660 W, 1,5h com carregador de energia de 3,3 kW (0- 100% de capacidade) e capacidade de bateria de 5 kWh para 2-3 horas de tempo de condução Enduro
  • Rodas de alumínio de 21”/18”
  • Tecnologia de suspensão WP XACT e XPLOR ajustável e leve redesenhada estrutura de aço cromado construída especificamente para a plataforma e peso total de 113 kg
  • Bateria removível em menos de 10 minutos
  • Preço a ser confirmado

*todos os números são reivindicados

O novo 2025 KTM FREERIDE E será lançado na linha de produção austríaca neste inverno e estará disponível em revendedores autorizados da KTM a partir de fevereiro de 2025.

Aqui está Mani Lettenbichler dando uma vez…