Pol Tarres estabelece novos recordes mundiais de altitude com a Yamaha Ténéré World Raid GYTR e YZ450FX atingindo o ponto mais alto de todos os tempos por aventura e motocicletas de cilindro único.

“Acima de 6.000 metros, tudo parece ir muito devagar, o desgaste físico é indescritível e não há espaço para erros”, confessa Pol Tarrés após seus novos registros. “Mesmo caminhar é um desafio, muito menos andar em um Ténéré nessa altitude.”

Dois anos depois de fazer história e estabelecer um recorde mundial de altitude a bordo de uma Yamaha Ténéré 700, Pol Tarrés retornou ao Chile e estabeleceu a fasquia ainda mais alta.

O novo recorde mundial de altitude de 6.677 metros foi estabelecido com o Yamaha Ténéré World Raid GYTR, mas isso não foi suficiente para o ex-piloto de TrialGP e Hard Enduro que levou um YZ450FX ao ponto mais alto já alcançado por uma motocicleta, 6.756 metros.

O alvo era subir Ojos del Salado, o vulcão mais alto da Terra, a segunda montanha mais alta dos Andes e o cume mais alto do Chile. Vários outros atletas tentaram conquistar este lugar inabitável, com suas inclinações íngremes de rocha, encostas e derivas de neve, mas nenhum teve o mesmo sucesso que Tarrés.

A altitude é uma força que “humilha a maioria dos humanos”

Tendo aprendido lições importantes com a tentativa anterior, Tarrés e toda a equipe da TRECE Racing Society levaram duas semanas para se aclimatar na cordilheira dos Andes. Mesmo com o condicionamento físico de Tarrés, a altitude é uma força que “humilha a maioria dos humanos” e a doença de altitude foi uma companhia constante para a equipe durante esse processo de aclimatação.

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A equipe da expedição era composta por Pol Tarrés, Javi Echevarria (gerente de projeto), Miguel Echevarria (equipe de filmagem), Ahikar Azcona (embaixador e suporte à equipe da Yamaha), Joan Espasa (equipe de filmagem) e guias de montanha Gerardo Bauty, Cristian Órdenes, Thomas Caballero e Juan León. O feito também foi apoiado pela Yamaha Motor Europe, Marc Bourgeois e Yamaha Motor Chile.

Depois de se aclimatar, Tarrés e a equipe TRECE começaram a explorar possíveis rotas para conquistar a montanha, utilizando tanto o YZ450FX quanto o Ténéré para completar essa fase de reconhecimento, ao mesmo tempo em que lidam com a interrupção causada por queda de neve inesperada.

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O clima também desempenhou um papel significativo no ditamento do momento da tentativa de gravação. Com a previsão de ventos fortes, a equipe foi forçada a acelerar seus planos e fazer as tentativas em 6 e 7 de março.

Devido à queda de neve, as rotas para os cumes Oeste e Central foram tornadas intransitáveis, então o pico mais alto e a principal cratera do vulcão se tornaram o objetivo escolhido pela equipe.

A partir de Refugio Murray a 4,522 metros, Tarrés e Ténéré atingiram a altitude recorde em apenas 50 minutos.

“Acima de 6.000 metros tudo parece ir super devagar, a exaustão física é indescritível e não há espaço para erros”, diz Pol Tarrés. “Mesmo caminhar é um desafio, muito menos andar em um Ténéré nessa altitude.”

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Um problema encontrado na expedição recorde anterior em 2022 foi o consumo de combustível, que é significativamente mais alto em altitude do que no nível do mar. Para a tentativa mais recente de registro, essa questão foi abordada com o kit GYTR, especificamente o conjunto da ECU GYTR e a capacidade de combustível extra, o que permitiu que Tarrés andasse por mais tempo sem a necessidade de reabastecer.

 

A TRECE Racing Society e a Yamaha Motor Europe colaboraram em um documentário, a ser estreado no final de 2024.

 

Crédito de Foto e Vídeo: Trece Racing Society | Yamaha