A Suzuki anuncia o novo modelo off-road esportivo duplo DR-Z4S, revivendo e atualizando completamente a lenda da moto de trilha com novo motor, chassi, eletrônica e estilo.
Você vai nos perdoar, mas não vimos este vindo de um fabricante que não esteve exatamente na vanguarda do desenvolvimento de motocicletas na última década ou mais.
Não ter uma moto de enduro os marca para começar, não correr em nenhuma série sobre a qual relatamos e, mais importante, não ter atualizado sua gama de modelos off-road desde que as vacas saíram de casa significa que a Suzuki saiu um pouco do radar.
Pegue-nos do chão, então, enquanto aprendemos que a Suzuki tem os modelos “todos novos” DR-Z4S e DR-Z4SM, com as capas retiradas das máquinas de esporte duplo e supermoto hoje, 5 de novembro, na EICMA em Milão, Itália.
Com os populares modelos DR-Z400S e DR-Z400SM dos noughties como sua inspiração, os dois novos 400s usam uma nova estrutura de aço twin-spar com uma subestrutura de alumínio separada e aparafusada e braço oscilante de alumínio, abrigando um novo motor monocilíndro de 398cc. Há também um pacote eletrônico que inclui modos de potência, ABS comutável e um sofisticado sistema de controle de tração com modos off-road.
Motor
O DR-Z4S tem um novo motor DOHC de quatro tempos de 398cc, um único cilindro, de duas faíscas, refrigerado a líquido. projetado para atender ao Euro 5B, mantendo a reputação estabelecida de robustez e confiabilidade pela qual o motor encontrado na geração anterior DR-Z400 era famoso.
A Suzuki promete potência suave e linear com um “torque mais forte em rpm e maior potência de saída até o limite de rotação, além de melhor economia de combustível” – presumivelmente em comparação com os modelos mais antigos.
Eles acrescentam que há mudanças em quase todos os aspectos do novo motor em comparação com o antigo, desde válvulas de admissão de titânio leves e válvulas de escape ocas cheias de sódio até novos perfis de came e pistão. Uma nova cabeça de cilindro está equipada com velas de ignição duplas, há novos cárteres e uma nova embreagem de chinelo com o Sistema de Assistência à Embreagem da Suzuki.
O combustível vem cortesia de um ride-by-wire, furo de 42 mm, corpo do acelerador eletrônico e um injetor de combustível de 10 furos. Há uma nova caixa de ar e um novo escapamento. O resultado, dizem eles, é uma disseminação mais ampla de potência em toda a faixa de rotação, acionamento forte, mas um passeio suave, uma resposta direta e linear do acelerador e melhor economia de combustível.
A potência máxima é de 38PS a 8.000 rpm, com um valor de torque de pico de 37Nm a 6.500 rpm. Ambos alcançam mais de 80mpg.
Chassi
A Suzuki diz que a nova estrutura de aço twin-spar foi desenvolvida para os novos DR-Z4S e DR-Z4SM. É acombanado a uma nova subestrutura de alumínio e um braço oscilante de alumínio. Como o motor, ele foi projetado para construir sobre a reputação do modelo anterior de manuseio preciso e ágil e fácil manobrabilidade. O novo chassi é rígido, mas flexível, o que significa que pode absorver impactos e solavancos em terrenos mais acidentados e reduzir a fadiga do piloto.
A suspensão de longo curso no DR-Z4S e no DR-Z4SM vem da KYB, ajustada especificamente para a aplicação pretendida de cada modelo. Há 280 mm de curso do garfo dianteiro e 296 mm de curso da roda traseira no DR-Z4S, enquanto o DR-Z4SM tem 260 mm de curso da suspensão dianteira e 277 mm de curso da roda traseira. Ambos têm ajuste de amortecimento de compressão e rebote na frente e atrás. Há também o ajuste de pré-carga no amortecedor traseiro.
As rodas são de raio de arame em ambos. O DR-Z4S está equipado com uma frente de 21” e uma traseira de 18”, em comparação com os aros de 17” no DR-Z4SM. IRC GP-410, dupla finalidade, pneus tubulares são padrão.
Há freios a disco ao redor, e os guidões de alumínio cônicos são equipados com alças de meio waffle que distribuem a pressão pelas palmas das mãos e tornam as garras mais fáceis de segurar, ajudando no controle e reduzindo muito a fadiga do piloto. Os suportes para os pés são largos e sólidos, proporcionando uma base segura e uma robustez para suportar impactos fora da estrada. Há também um alumínio sob a proteção como padrão.
A distância ao solo chega a 300 mm úteis no DR-Z4S e 260 mm no DR-Z4SM. As alturas dos assentos são 920 mm e 890 mm e pesam 151 kg e 154 kg, respectivamente.
Eletrônicos
Ambos os novos modelos DR-Z usam um pacote de ajudas eletrônicas cuidadosamente selecionadas para aurável; o Suzuki Intelligent Ride System.
Suzuki Drive Mode Selector (SDMS) significa que os pilotos podem escolher entre um dos três modos de potência. Cada modo atinge a mesma potência de pico, com A sendo o mais direto, fornecendo a quantidade total de torque de baixa velocidade disponível no motor de cilindro único de 398cc. Os modos B e C são progressivamente mais suaves, permitindo que os pilotos disquem a entrega inicial de energia para se adequar a condições escorregadias ou de baixa aderência.
Existem dois modos de controle de tração padrão em ambos, com cada um também equipado com seu próprio modo G (cascalho) específico. O modo G visa manter o desempenho máximo off-road, permitindo uma certa quantidade de rotação da roda. A intervenção de nível do modo G é definida mais lenta do que para os outros dois modos padrão do sistema de controle de tração, e o nível máximo de intervenção também é definido mais baixo. Isso fornece o equilíbrio certo entre evitar o giro excessivo da roda em superfícies escorregadias e minimizar a perda de energia em superfícies com tração, tornando a bicicleta mais fácil de controlar.
No DR-4S, ele se concentra em permitir que os pilotos desfrutem de passeios off-road com confiança. Ele faz isso adotando uma versão atualizada do sistema quando comparado com a aplicação no V-Strom 1050DE e no V-Strom 800DE, sendo eficaz não apenas em superfícies planas, mas também em terrenos ondulados e inclinações. No DR-Z4SM, ele é mais adaptado a superfícies de sujeira plana, permitindo um pouco mais de tolerância ao deslizamento do que nos DEs V-Strom. Permitir mais rotação permite que o piloto aperfique melhor o caráter supermoto do modelo.
Além disso, permitindo maior controle off-road é um sistema ABS que os pilotos podem adaptar às suas necessidades e condições de pilotagem. No DR-Z4S, os pilotos podem desengatar o ABS na parte traseira ou na frente e traseira. No DR-Z4SM, os pilotos podem desengatar o ABS traseiro.
Há também o sistema de partida fácil da Suzuki, o que significa que o motor liga com um toque no botão de partida, e não há necessidade de puxar a alavanca da embreagem ao iniciar em ponto morto. Todas as informações do piloto são exibidas através de um painel LCD compacto.
Modelagem
Tomando dicas de design da linha RM-Z da Suzuki é natural, embora o visual aqui seja meio único. Suzuki diz que o foco estava em “estabelecer uma linha horizontal ousada ao longo dos lados que corta diretamente do para-lama dianteiro até a cauda” com ênfase no movimento livre do piloto na moto.
A iluminação geral é LED, do farol de montagem única, luzes de combinação traseiras e indicadores.
O DR-Z4S está disponível no exclusivo off-road Champion Yellow da Suzuki e Solid Iron Grey, ambos com aros pretos. O DR-Z4SM vem em um novo esquema de cores azul/cinza, apelidado de Sky Grey, além de um Solid Special White, equipado com aros azuis.
Os decalques ‘DR-Z’ em cada lado do capuz, na frente do motor, são modernos e simples. Seguindo a linha horizontal ao longo do capo, esses decalques apresentam uma gradação colorida abaixo das letras que reflete a imagem moderna do DR-Z.
Uma variedade de acessórios também está disponível, que inclui itens como protetores de mão, um assento inferior e um suporte traseiro.
Preços e disponibilidade?
Os preços para o novo DR-Z4S e DR-Z4SM serão confirmados no Ano Novo, com a chegada das motos a tempo para o verão de 2025, diz a Suzuki.