Race Test – KTM 450 SX-F 2025

Race Test – KTM 450 SX-F 2025

Como todos têm acompanhado nos últimos meses, a KTM mundial vem passando por reestruturações, depois da crise financeira evidenciada no ano passado. Mesmo assim, a fábrica manteve seus lançamentos, e com muitas novidades. Projetada para fornecer aos pilotos mais controle do que nunca, tanto os modelos SX como SX-F 2025 chegaram com uma série de atualizações, adotadas diretamente dos esforços da KTM Factory Racing, que tornaram seus modelos ainda mais “Ready to Race”, tendo como plataforma a linha Factory Edition 2024. 

Recentemente realizamos um teste exclusivo com a renovada 450 SX-F, que na temporada passada conquistou o campeonato americano de motocross, com o piloto Chase Sexton. Destaque para o novo chassi, que recebeu uma atualização significativa, com recortes visíveis e mudanças na espessura da parede do tubo ao redor da frente, suportes do motor e áreas de montagem do amortecedor traseiro. Essas mudanças visaram melhorar as características de flexibilidade do chassi e reduzir o peso em cerca de 300 g, mantendo a estabilidade geral e melhorando o comportamento em curvas. Atualizações no braço oscilante e pedal de freio traseiro, para maior durabilidade neste último, completam as atualizações do quadro. O subquadro é híbrido, de poliamida e alumínio.

Na traseira, o amortecedor traseiro WP XACT se beneficia de uma articulação atualizada, com vedações renovadas e parafusos do link de menor diâmetro. A configuração veio diretamente da KTM Factory Racing Team, e foi otimizada para a economia de peso e parâmetros de rigidez. Complementando as atualizações na traseira, o garfo WP XACT AER apresenta configurações retrabalhadas para dar conta da maior flexibilidade e menor peso, sendo que o sistema pode ser ajustado manualmente. E para fixar o garfo, mesas usinadas em CNC.

No motor SOHC, um novo silencioso proporciona desempenho mais nítido e mais torque na média rotação, tudo trabalhando em combinação com mapas comutáveis.

Ergonomicamente, novas aletas do tanque, com plásticos bicompostos nos flancos superior e inferior, proporcionam um novo e distinto visual, além de arrefecimento melhorado. E uma entrada de ar atualizada oferece melhor refrigeração. Novos gráficos espelham a nova linguagem de design das aletas do tanque e sugerem as muitas pequenas mudanças técnicas na linha 2025, nas cores vermelha e preta, em plásticos totalmente na cor laranja. O visual limpo se completa com um banco preto, mais durável, resultando numa intenção “Ready to Race” pura e clara.

O modelo também apresenta nova guia traseira da corrente, com maior durabilidade e dissipação de sujeira. 

Foram mantidas características da versão anterior, como o quickshifter, que permite mudanças de marcha ascendentes sem embreagem a partir da segunda até a quinta; seletor entre dois mapas de ignição que alteram a característica do motor, e aciona o Controle de Tração, o Controle de Largada e o quickshifter; sistema de embreagem hidráulica da Brembo, que oferece modulação altamente controlável e operação leve; freios Brembo de alta tecnologia combinados com discos leves, oferecendo incrível potência e sensação de frenagem; cubos de rodas usinados (CNC) e aros Excel, combinando desempenho e durabilidade inigualáveis com uma enorme poupança de peso; filtro de ar que apresenta design e montagem simples; e caixa do filtro do ar com acesso fácil, graças à remoção do painel lateral esquerdo.

Também foi introduzida a Unidade de Conectividade Offroad (CUO), que está disponível como KTM PowerParts e oferece várias funcionalidades e opções de ajuste através do aplicativo KTMconnect. Há duas partes: o CUO, montado na bengala direita, entre as mesas inferior e superior, e o sensor GPS, no para-lama dianteiro. Um para-lama dianteiro compatível com CUO também está disponível como opção.

E nós tivemos a oportunidade de acelerar esta novidade mundial, mas com upgrade! Isso mesmo, a moto testada apresenta acessórios únicos e exclusivos, a começar pelas rodas Factory Power Parts, amortecedor de direção, escapamento Akrapovic todo em titânio e com sistema bomber na curva, freios Fatory Pro, tampa da embreagem Hinson, capa de banco Selle Dalla Valle (mais aderente), sistema Connectivity Unit Offroad no para-lama dianteiro (que permite criar mapas específicos e analisar dados por meio do aplicativo da KTM), guidão Renthal Twin Wall 999 na cor laranja, protetores do disco de freio dianteiro e traseiro e do motor em fibra de carbono, manoplas ODI, manetes retráteis na cor laranja, cubos das rodas (em CNC) anodizados em laranja, mesma cor da coroa (com a mesma quantidade de dentes do modelo original e dos niples. 

E fechando a lista com chave de ouro, o garfo XACT Pro ganhou a tecnologia Cone Valve, da própria WP, que melhora o fluxo de óleo através do pistão de amortecimento utilizando uma válvula cônica, oferecendo melhor resposta. O amortecedor traseiro também foi substituído por um XACT Traxx, com amortecimento mais controlável e suave. 

Esses acessórios especiais podem chegar ao valor total acima de R$ 55.000,00 

E para acelerar esta KTM exclusiva, contamos com o empresário e piloto Fábio Campos, que acelerou a novidade no Centro de Treinamento do Rafael Zenni, em Itu (SP). Confira as suas impressões sobre este modelo especial.

COMPORTAMENTO – “As suspensões originais são realmente muito boas e fáceis de regular, mas exigem uma regulagem no ar para adaptar-se as diferentes condições de pista. Andando com a original e depois com a Cone Valve/Traxx na mesma pista, dá para sentir uma melhor absorção, em especial nas seções onde o impacto é mais abrupto, o que faz muita diferença quando a pista está castigada ou mesmo quando estamos mais cansados. Outra diferença bastante sentida é o quanto ela é melhor após a suspensão estar bem aquecida, não perdendo rendimento e qualidade de absorção.

As rodas são mais resistentes e leves, usam raios mais grossos e material superior nos aros. Mas a melhora é pouco percebida por um piloto amador, que acaba colocando pela melhora no visual. Já um piloto profissional exige estas rodas pela maior segurança e baixo peso, tornando a pilotagem mais fácil e por aguentar grandes impactos sem deformar.

O material da capa de banco é bem superior ao original, dando um grip extra que realmente ajuda na pilotagem.

O sistema de freios é um investimento bastante alto, com peças usinadas em CNC de alta qualidade e vendidas apenas como conjunto completo, não podendo usar nada do freio original. Como prova maior da qualidade, todos os pilotos de fábrica usam o conjunto dianteiro e traseiro devido à sua alta performance. Os freios, além de esquentarem menos, dão uma sensibilidade bastante superior no uso, o que viabiliza frenagens agressivas com muito mais controle.

O amortecedor de direção é um item pouco usado no motocross, mas aconselho muito seu uso, pois entrega um controle extra na pilotagem, principalmente nos momentos de “susto”, quando um impacto lateral tira nosso controle da roda dianteira, principalmente quando estamos mais cansados.

A KTM hoje fornece um mapa original já desenvolvido para esse escapamento Akrapovic “full”. Qualquer concessionária pode, na instalação do escapamento, dar o up-load na moto e deixá-la preparada para a pista no nível profissional. Ganha-se de 3 a 4 HP, a depender do acerto que se faça no aplicativo. A curva de ignição do mapa preparado ganha muito em todas as rotações, deixando a moto muito mais prazerosa e rápida.

O sistema KTMconnect permite alterar a ignição da moto para diferentes mapas de torque e potência, mais aptos para diferentes características de pista, como areia, lama, dura etc. Também possui regulagem para o Quick Shift e Traction Control, tudo isso disponibilizado gratuitamente para quem adquire o KTMconnect. Outra possibilidade desse serviço com um custo extra é gravar seus treinos, disponibilizando seus tempos de volta e várias medidas, como nível da aceleração e frenagem em cada setor da pista, comparar diferentes traçados ou mesmo comparar suas voltas com as de um amigo (que deve possuir o dispositivo também). Ou seja: a KTM disponibiliza uma telemetria profissional para seus treinos e competições.

Os protetores de carbono, de freios e cárter, além de leves e bonitos, entregam uma proteção extra que ajuda na manutenção da moto e de seus equipamentos”, finaliza Fábio.

Adalto Gomes Filho

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