MR300 Hard Enduro Gomez Replica da Rieju, o modelo de edição limitada de dois tempos 300 pronto para o enduro extremo – além disso, aproveitamos a chance de dar uma olhada em por que os preços de varejo, as peças de equipamentos padrão e a especificação de novas bicicletas de enduro são importantes.

De pé diante de você está uma motocicletas com gráficos especiais e uma placa de matrícula de edição de modelo exclusiva, sim. Mas, mais importante, seu preço, considerando a longa lista de peças de equipamentos padrão instaladas, o poderoso motor de dois tempos de 300cc e a suspensão de qualidade fazem dela uma nova bicicleta em que você deve estar interessado.

Sim, é uma motocicletas nascida dos antigos modelos GasGas e não, alguns elementos importantes não mudaram muito desde então (fique atento aos modelos de injeção de combustível em desenvolvimento), mas a Rieju Hard Enduro Gomez Replica é uma bicicleta com coisas enormes a seu favor.

A imprensa aproveitou a chance de testar este modelo exclusivo do fabricante espanhol para perguntar se os modelos Hard Enduro da Rieju são dignos de sua atenção em comparação com outras novas motos em 2024.

2024_rieju_hard_enduro_gomez_replica_test_enduro21_7

As peças que você pede

As pessoas clamam por certas coisas em uma bicicleta off-road padrão, especialmente em hard enduro. Coisas como um kickstart como padrão, um ventilador, um pouco de proteção para as pedras e troncos. A longa lista abaixo de peças adicionais encaixadas na edição Alfredo Gomez MR300 Rieju deve ser significativa se você for uma dessas pessoas.

Destaques técnicos da edição Gomez Hard Enduro:

  • AXP Racing Xtreme 8mm HDPE protetor de depósito/placa de derrapagem
  • Protetor de disco frontal com saídas de ar de resfriamento
  • Protetores de garfo Polisport
  • Protetor de disco traseiro de alumínio anodizado vermelho
  • Guia de corrente AXP Xtreme em vermelho
  • Protetores de radiador de metal
  • Tampa de embreagem usinada, mais resistente e mais espessa, assinada pela RIEJU Power Parts Factory
  • Alças de garra dianteiras e traseiras.
  • Strins de aço inoxidável de alta aderência
  • Ventilador do radiador
  • Transmissão mais curta com uma roda dentada de 12 dentes
  • Pneus extremos Mitas Terraforce
  • Forquico de cartucho fechado Kayaba 48mm de alta qualidade com barra de tratamento antifricção DLC, totalmente ajustável
  • Amortecedor Kayaba, tipo de ligação
  • Cores exclusivas com a placa de matrícula Gomez 89
  • LED farol dianteiro

Adicione a ele configurações úteis de engrenagem e carburador, um sistema de escape especialmente feito e equipamentos off-road padrão de referência, como freios e suspensão. São todas as coisas boas embaladas em um pacote de bicicleta.

O que você tem que pesar é se você quer tudo isso por muito menos do que um rival direto nos showrooms (como 2,5 mil a menos) provavelmente o que equivale à mesma quantidade de recompensa. Vale a pena uma economia tão grande para optar por uma bicicleta que tem alguns anos sob seu cinto?

Como é cavalgar?

A resposta deve estar no assento das calças tanto quanto na carteira e é por isso que o Enduro21 aceitou a oferta da Rieju UK para testar a edição Gomez Replica, o modelo de especificação superior e exclusivo da linha de enduro MR300.

Primeiro, devemos dizer que esta era uma bicicleta nova quando a lançamos para fora da van com cerca de 40 km de corrida no relógio. Isso não foi um problema, exceto que demorou um pouco para amolecer e sentir que estava deitado, além disso, como sempre, é ruim ser o primeiro piloto a fazer alguns arranhões. Mas ei, é um trabalho sujo e tudo mais…

2024_rieju_hard_enduro_gomez_replica_test_enduro21_riding

Uma vez na cama, no entanto, as configurações padrão na suspensão KYB, o zíper do motor, a precisão na caixa de velocidades e uma estabilidade familiar no chassi tornaram-na uma bicicleta fácil de desfrutar.

Uma característica fundamental da gama de modelos Rieju Hard Enduro (esta moto, modelo Six Days, edições Racing e Pro em 300 e 250 capacidades) é o chassi testado e testado. Os críticos dirão que não mudou há anos, mas com uma direção neutra, um motor de dois tempos de 300cc e uma sensação familiar, na realidade, acabamos de dirigir mais do que nos preocupamos com qualquer um dos itens acima.

Som e motor viciantes

O que mais rapidamente se deparou foi um zíper no motor que não nos lembramos de sentir no modelo MR Racing testado anteriormente.

O sistema de escape OXA Gómez personalizado e as configurações específicas do carburador Keihin PWK 36 são projetados para melhorar o desempenho da moto no Hard Enduro. Na verdade, eles criam um pêssego de dois tempos que sente e soa e funciona doce em qualquer condição de enduro ou trilha.

Tivemos um clima misto durante o nosso teste, mas o representante de Gomez não foi incomoludado por uma trilha lenta e sedada, ou por um teste de sprint enduro. A resposta do acelerador e a sensação da roda traseira são precisas e o tubo de cabeçalho OXA tem um som animado.

2024_rieju_hard_enduro_gomez_replica_test_enduro21_8

O jato no carburador Keihin é 170/40, Rieju nos diz, e combinado com as juncos V-Force, que o sistema de exaustão OXA, este é um motor nítido. Foi um pouco viciante andar para ser honesto, muito feliz com o acelerador é como eu me descreveria ao me deixar levar com a potência e a resposta do acelerador.

Literalmente levado na verdade e, depois de ficar um pouco cansado nos braços de segurar, foi útil ter uma opção de mapa mais suave para usar. A borda tirou a onda implacável de energia, era mais gerenciável em um switchback extremo, subida lisa e rochosa através de algumas árvores.

Ter uma roda dentada dianteira de 12 dentes também é uma mudança útil e comum para o enduro duro. A réplica Gomez vem com isso como padrão para ajudar na equitação em velocidade lenta e descobrimos que era uma adição útil, em parte também porque tornou a segunda marcha útil para todas as vezes que passamos por seções técnicas (em vez de percorrer lentamente o seu caminho através de algo na primeira marcha).

Testado e testado a configuração do chassi

Outra questão a ser abordada é o quadro que foi originalmente desenvolvido pela GasGas há uma década. Agora, como então, o manuseio é neutro e, embora você possa dizer que os rivais no showroom lidam melhor, notavelmente a linha Sherco, que é uma combinação de design muito próxima, não há nada intrinsecamente errado aqui.

O Rieju faz um pouco mais pesado, mas se você usar o motor e a embreagem para fazer o trabalho duro em uma colina de enduro ou jardim de rochas, o outro lado disso é uma bicicleta que fica em uma linha e é previsível, não nervosa.

Em condições de enduro rápidas e mais tradicionais, onde uma estabilidade do chassi, a suspensão em pé a solavancos de aceleração agitados ou uma dose de pista de moto, essa estabilidade parece uma coisa boa. A propósito, não conte esta bicicleta como construída apenas para hard enduro, ela funciona tão bem em qualquer lugar.

Nós não pesamos a bicicleta, devemos admitir, mas algumas motocicletas parecem naturalmente mais pesadas e esta é uma. Você percebe isso ao levantá-lo e sair do suporte de bicicleta ou ao carregar/descarregar da parte de trás de uma van.

2024_rieju_hard_enduro_gomez_replica_test_enduro21_riding_2

Amarrado para os KYBs

Um elemento crucial é a suspensão KYB. Com seus suportes revestidos, este conjunto de garfos é pêssego e, acompanhado por um amortecedor traseiro, é quase um alívio. Como sempre com KYBs, a faixa ajustável o torna útil para todos os tipos de equitação e pilotos sem a necessidade de um especialista.

Nosso teste levou a um teste típico de enduro, alguma pista de moto e, obviamente, algum enduro técnico e extremo e não há dúvida de que essa suspensão KYB faz você se sentir confiante em todos os lugares, mais rápido nas coisas rápidas, mas feliz em deixar cair um passo de pedra de dois metros ou bater em um grande tronco.

A suspensão não é as únicas peças instaladas que também podem ser encontradas em uma Yamaha, os freios Tokico também são.

2024_rieju_hard_enduro_gomez_replica_test_enduro21_14

Boxfresh

Como já mencionado, nossa bicicleta de teste chegou a nós nova e, como tal, algumas peças se soltaram no primeiro passeio – o bloco da corrente e a tampa de enchimento de óleo, por exemplo, mais o protetor do depósito perderam uma barbatana do lado. Essas coisas pareciam normais (ish) de uma bicicleta nova e o protetor será um problema de garantia e será facilmente substituído.

A alça de garra frontal continuava caindo pela perna do garfo irritantemente e, em parte para proteger o garfo de ser arranhado (da lama por baixo), nós a desaparafusamos e a tiramos. No entanto, eles são substanciais e um toque bom e significativo nessa lista de peças.

Você também pode ver algumas coisas ao redor do Rieju que não se encaixam bem em termos de praticidade, limpeza ou design, como o mesmo motor de partida pendurado na lateral que encontramos nos modelos GasGas.

Não ajuda atraindo a atenção a cada start-up, fazendo um som distintamente diferente. Ele atrai a atenção e coleta lama também e, embora tenha funcionado sem problemas em nosso teste, estamos ansiosos pelo novo motor Rieju antecipado com um motor de partida fora do caminho.

2024_rieju_hard_enduro_gomez_replica_test_enduro21_21

Não para fazer uma lista de negativos, mas outra coisa é a engrenagem do interruptor no guidão. Rieju não está sozinho em ter muita coisa acontecendo do padrão, embora muito disso se deva ao cumprimento dos regulamentos de homologação. Seja qual for o motivo pelo qual estaríamos trocando alguns dos botões e simplificando as coisas se esta fosse a nossa própria bicicleta.

O acesso ao filtro de ar é tão fácil quanto o bolo do painel lateral esquerdo, mas a tampa da caixa de ar em si parece um pouco plástica demais, se isso fizer sentido, e os poppers não se encaixaram muito bem quando você a empurra de volta. Em comparação com outros fabricantes, esta foi uma área que Rieju economizou algum dinheiro de fabricação.

Veredicto:

A maior razão para comprar uma edição Rieju Gomez Hard Enduro são aquelas sobre as quais já latimos: as peças montadas, a exclusividade e o preço.

Certamente se destaca em uma multidão e todas as peças extras instaladas valem seu peso em qualquer situação de enduro, mas volte ao preço novamente e veja o quanto você se compara, digamos, a uma KTM.

2024_rieju_hard_enduro_gomez_replica_test_enduro21_jp

A edição 300 EXC Hard Enduro recém-lançada é certamente uma motocicleta off-road mais desenvolvida e avançada, o que é algo que você tem que levar em conta. Mas no Reino Unido, a KTM vende a 11.800 mil para uma moto que tem uma especificação semelhante, indiscutivelmente menor, a esta Rieju.

Sim, o preço é importante, mas nem todo mundo quer a mais barata das bicicletas chinesas ou a mais cara das bicicletas austríacas. Muitas pessoas não vão para essas extremidades da escala por causa do que ela representa e se parece, custo ou disponibilidade de peças. Em vez disso, eles vão no meio para o melhor cache de bicicletas de enduro.

Então, onde isso te deixa? Existem algumas opções óbvias de outros fabricantes europeus, incluindo bicicletas com grandes atualizações este ano, como a Sherco, mas Rieju está no mesmo estádio.

Preços de Rieju 2024:

MR 300 RÉPLICA GOMEZ EDIÇÃO LIMITADA “89”: £9195/10.173,40 €

MR 300 RACING (Preto/Verde): £7795/8487€

MR 300 Pro (Preto/Vermelho): £8995/9536,65€

MR 300 SIX DAYS Espanha será de £9295/10,173,40€ (ainda não disponível, mais a seguir), enquanto os modelos anteriores MR 300 SIX DAYS também ainda estão disponíveis em números muito limitados (no Reino Unido agora com 20% de desconto em £7745).

2024_rieju_hard_enduro_gomez_replica_test_enduro21_mud

Em essência, é fácil apontar o dedo para um design de motor e estrutura datado, mas é muito mais fácil dar de ombros e dizer: “e daí? Que diferença real isso fará para mim quando eu for dar uma volta?” Se você quer um de dois tempos de 300cc que você pode montar direto em qualquer enduro, veja o alcance de Rieju.

Se você quiser um exclusivo equipado com peças úteis por 2,5 mil a menos do que o equivalente laranja, confira a réplica Gomez. O preço é bom, a suspensão é ás, lida bem, o motor é um foguete e marca muitas caixas.