Tom Cruise: 10 Motos da sua coleção

Tom Cruise: 10 Motos da sua coleção

Tom Cruise: 10 Motos da sua coleçãoTom Cruise, cujo verdadeiro nome é Thomas Cruise Mapother IV, é um ator norte-americano, sobejamente conhecido em todo o mundo, sobretudo pelos desempenhos em filmes de ação, sendo que em quase todos eles as motos desempenham um papel importante e o ator surge, por norma, sempre sem capacete.

Agora com 61 anos de idade, Tom Cruise não dá sinais de querer abrandar e continua a trabalhar na sétima arte a um ritmo frenético e as motos fazem parte da sua vida, dentro e fora do ecrã. Ele próprio confessou ao apresentador Jay Leno, outro motociclista de renome, que começou a andar de moto aos 10 anos com uma pequena Yamaha que comprou… sem a mãe saber!

Ator multifacetado, é também um talentoso motociclista que, por regra, exige ser ele próprio a fazer as manobras e acrobacias nos filmes em que participa, sendo algumas delas muito arriscadas e em que a maioria dos atores simplesmente opta por um ou vários duplos. Não é à toa que é apelidado de “adrenaline junkie”, ou seja, “viciado em adrenalina”!

Piloto de grande talento técnico, muito acima da média, adora andar de moto e tem uma coleção de motos muito interessante, mas que não revela na totalidade. On entanto, os exemplos que a seguir apresentamos, já dão para se ficar com uma noção…

São dez motos da sua coleção pessoal, mas se visualizarmos os filmes em que o ator participou e em que andou de moto, esse número sobe exponencialmente.

BMW R nineT

Usada no filme Missão Impossível VI “Fallout, traduzido para Efeito Fallout”, de 2018, a moto é usada pelo agente secreto Ethan Hunt numa cena de perseguição incrível pelo interior da bonita cidade de Paris.

De destacar que, nas filmagens, o ator teve um acidente que podia ter sido grave, mas felizmente não foi o caso. A firme vontade de fazer as cenas de ação e acrobacias e não recorrer a duplos ou “stuntriders” faz parte do seu ADN. A moto na essência é o fantástico modelo que a marca bávara lançou no mercado em 2014 com o seu motor boxer, refrigerado a ar/óleo, com 1170 cc e cerca de 110 cv.

Moral da história, Tom Cruise não resistiu à tentação e juntou também uma BMW R nineT à sua coleção, sendo que é fã da marca e não tem apenas esta BMW.

BMW S1000 RR

Usada no filme Missão Impossível V “Rogue Nation – Nação Secreta”, de 2015, a moto é usada pelo agente secreto Ethan Hunt e é uma pura desportiva.

Ao longo do filme Tom Cruise mostra claramente que tem dotes de piloto. Afinal de contas, não está ao alcance de muitos explorar uma moto desportiva de quase 200 cv em cenas épicas de um filme, mesmo com a ajuda de efeitos especiais.

Fonte: Christian Black

Uma verdadeira “superbike” com uma relação peso/potência praticamente de 1 para 1. Uma vez mais, quando terminaram as filmagens, o ator não foi capaz de dizer não e juntou também uma BMW S1000 RR à sua frota.

Confederate Hellcat

Desta vez, por detrás da moto não há um filme, pelo menos por enquanto. Existe uma moto exótica, produzida em números muito reduzidos pela empresa norte-americana Confederate Motorcycles (atual Curtiss Motorcycles), no estado do Alabama.

Equipada com um V-Twin com 2163 cc, um motor “quadrado” com diâmetro x curso de 111,8 mm, cerca de 132 cv e um binário de 197 Nm é uma moto verdadeiramente especial, quase única.

Quando Tom Cruise apareceu com uma durante as filmagens de Missão Impossível III, em 2006, a marca ganhou mais protagonismo e até se especulou se viria a fazer parte do filme.

Ducati 999R

É fácil perceber porque Tom Cruise tem uma 999R. Aliás, certamente que muitos de nós, sonham com a hipótese de ser donos de uma moto destas.

Porém, o facto de apenas terem sido produzidas pouquíssimas unidades torna-as muito cobiçadas e difíceis de encontrar, mas não custa sonhar…

Entre 2003 e 2007 a marca fez várias edições especiais à volta da 999: a S, a R, a R Fila, a Xerox e a Team USA. Em todas está na base o bicilíndrico em L, com cilindrada abaixo dos 1000 cc, tal como previsto nos regulamentos, diferentes níveis de potência, mas todas objeto de grande desejo, como muitas outras Ducati.

Ducati Desmosedici RR

Novamente uma Ducati muito especial para enriquecer, ainda mais, a coleção do ator e reforçar que Tom Cruise tem bom gosto nas escolhas que faz.

De acordo com a informação recolhida, foram produzidas apenas 1.500 motos destas, sendo uma réplica, matriculada, da moto com que o piloto Loris Capirossi correu e venceu no MotoGP da Catalunha em 2003.

Fonte: Ducati

Fruto da genialidade de Filippo Preziosi, esta Desmosedici RR, com os seus anoréticos 171 kg a seco e cerca de 200 cv de potência é uma verdadeira obra-prima e uma pura desportiva do popular fabricante italiano, ainda que com matrícula.

Honda CRF 450X

Quando pensamos numa Honda CRF 450X é fácil de perceber que se trata de uma pura moto de enduro e até relativamente banal e acessível, mas não esta, por várias razões.

No filme futurista de 2013 Oblivion (em Portugal traduzido para Esquecido) Tom Cruise vive num futuro distante e há várias cenas com uma moto diferente de tudo o que conhecemos, sendo que o próprio ator ajudou a adequar a moto ao filme, não se limitando à sua condução.

Fonte. Motorcycle Monday

Por baixo das roupagens peculiares, adequadas ao filme, está uma Honda CRF 450X. No final das filmagens umas destas motos foi oferecida ao ator como prenda de anos e veio aumentar, ainda mais, a sua coleção.

Kawasaki GPZ900R

Esta moto é, na atualidade, muito apreciada em boa medida por estar associada ao filme de 1986 Top Gun – Ases Indomáveis – e ao próprio Tom Cruise, mas também ajudou muito a projetar o autor na Sétima Arte, numa altura em que estava na sua rampa de lançamento.

Porém, a GPZ 900R (ou Ninja) é mais que isso. Trata-se de uma moto que marcou uma geração, com um poderoso tetracilíndrico de refrigeração líquida, com 115 cv às 9.500 rpm, um binário de 86 Nm às 8.500 rpm e muito avançada tecnologicamente para o seu tempo.

Fonte: Kawasaki

No filme Tom Cruise mostrou as suas qualidades aos comandos da Kawasaki e, obrigatoriamente, tinha também de ter uma na sua coleção pessoal. Muitos anos mais tarde, em Top-Gun II – Maverick, filme de 2022, o ator volta a utilizar novamente uma Kawasaki, mas agora uma Kawasaki H2 R. De novo uma moto à frente do seu tempo. Falta saber se tem alguma na sua coleção pessoal, mas é bem provável que sim.

Triumph Bonneville

O nome Bonneville, célebre Lago Salgado dos Estados Unidos (quase todo no Estado do Utah) usado frequentemente para bater recordes de velocidade, é quase sagrado para o fabricante britânico e foi usado pela primeira vez em 1959 com um bicilíndrico paralelo na célebre T120. Daí para a frente tem sido usado inúmeras vezes, sempre para referir motos especiais do construtor.

No filme Missão Impossível III, que já mencionámos antes, Tom Cruise também surge aos comandos de uma Triumph Bonneville, mas com uma série de modificações, feitas pela South Bay Triumph, que a tornam praticamente única, uma verdadeira obra-prima no estilo “scrambler”, tendo por base a versão normal.

Já depois do filme concluído esta magnífica moto não foi oferecida a Tom Cruise como prenda de aniversário, mas veio parar-lhe às mãos à mesma. Segundo consta, foi através de um leilão e ter-lhe-á custado cerca de 30.000 Dólares.

Triumph Speed Triple

Em Missão Impossível II, filme de 2000, o agente Ethan Hunter, ou seja, Tom Cruise, surge em várias cenas aos comandos de uma Triumph Speed Triple… e que cenas!

Os seus dotes de condução são postos à prova e ficaram-nos na memória cenas épicas como aquelas em que o ator faz várias manobras acrobáticas, nomeadamente “cavalinhos”, saltos, off-road, enquanto enfrenta os seus inimigos, sendo que um deles o defronta aos comandos de uma Triumph, neste caso uma Daytona 955i.

A Speed Triple representa para a marca um momento importante e de mudança e Tom Cruise não resistiu à tentação e adicionou também uma à sua magnífica e sempre crescente coleção pessoal.

Vyrus 987 C3 4V

A ordem alfabética fecha esta listagem de motos (quantas mais terá Tom Cruise?) com uma moto verdadeiramente exótica, rara e cara. Uma Vyrus 987 c3 4V, marca que, alguns de nós, nem sequer sabiam da existência.

Ao que consta, Tom Cruise apareceu com esta moto aquando do seu 51 aniversário. Uma bela prenda de anos que deu a si mesmo! A Vyrus é um construtor artesanal de Rimini (Itália) que produz motos quase únicas na exclusividade (desta consta que foram produzidas apenas 25 unidades), performances (mais de 200 cv) e, obviamente, no preço (mais de 60.000 Euros, à data)!

Quando foi lançada, tendo por base um motor Ducati com turbo, era a moto de série mais potente do mundo e talvez esse facto também tenha ajudado a que Tom Cruise a tenha adicionado à lista de sonho de motos pessoais.

@tomcruise

Para terminar, um exemplo do talento do ator no filme Missão Impossível 7: Acerto de Contas, Parte 1, de 2023.

Tom Cruise não recorreu a duplos e repetiu a manobra seis vezes, tendo destruído outras tantas motos Honda CRF, até ficar perfeito e ficou mesmo:

Adalto Gomes Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *