Nós aceleramos pela última vez o YZ125X da Yamaha em 2020 na Carolina do Sul, e a moto passou por algumas atualizações emocionantes desde então. Para 2023, a marca Tuning Fork fez alterações no motor, suspensão, carroceria, freios, ergonomia e freios. Para nos ajudar a aprender mais sobre a Yamaha YZ125X 2024, a bLU cRU nos convidou de volta à propriedade de Randy Hawkins para ver como a moto se comporta com as atualizações. Passamos o dia cavalgando e aprendendo o quanto o YZ125X é melhor.
O motor YZ125X foi revisado em 2023, com um novo cilindro, cabeça de cilindro, pistão, biela, cárteres e câmara de expansão (também conhecido como tubo de escape). A taxa de compressão e o Yamaha Power Valve System (YPVS) foram especificamente ajustados para off-road. Há um novo carburador Keihin PWK 38S que alimenta a mistura de ar e combustível através do novo bloco de palhetas VForce4R.
Comparado ao motocrosser, o YZ125X tem uma roda dentada traseira de um dente maior. Combinado com a melodia específica do YPVS e do CDI off-road, o off-roader azul possui melhor torque de roll-on do que o esperado.
Como a caixa de velocidades de seis velocidades é uma relação de fechamento, não há problema em encontrar a marcha correta para a maioria das situações. O crédito deve ser dado à excelente carburação. Embora alguns fabricantes tenham usado a injeção eletrônica de combustível (EFI) em seus dois tempos, é difícil superar uma sensação de carburador, especialmente em bicicletas de menor porte.
Os modelos de motocross, cross-country e enduro da Yamaha usam suspensão KYB com um garfo de mola de bobina de 48 mm do Speed Sensitive System (SSS) e um choque com internos revestidos com Kashima para reduzir o atrito. A suspensão dianteira e traseira é totalmente ajustável para compressão e amortecimento de rebote. As taxas de mola e as valvens internas são configuradas para atender às demandas das corridas off-road.
A combinação de Yamaha e KYB é como manteiga de amendoim e geléia. Os componentes da suspensão são experimentados e verdadeiros, e as configurações internas são precisas para a tarefa necessária. Tem um desempenho muito bom para passeios off-road. Ao mesmo tempo, está no lado mais suave, mas isso é de se esperar. Em forma de estoque, o alvo é provavelmente um piloto mais jovem de 135 a 160 libras. No entanto, ainda está dentro de uma faixa muito razoável para o meu quadro de 180 libras.
O YZ125X tem uma estrutura de alumínio estilo backbone que está em produção há cerca de duas décadas. Mesmo que esteja por aí há algum tempo, sua nova carroçaria, assento mais plano e ergonomia aprimorada lhe dão uma sensação muito atualizada.
Da linha Yamaha YZ, o chassi de dois tempos é o mais confortável. É uma sensação natural quando você balança uma perna sobre ela. Como o motor, este chassi parece leve e livre, pronto para ir em qualquer direção que você o aponte.
A YZ125X destina-se a ser mais uma bicicleta de nível básico ou step-up para um piloto mais jovem vindo de uma máquina de 85cc. Não tenho muitas oportunidades de andar nesse tipo de motocicleta, e estou sempre animado para descobrir o quanto eles avançaram.
Seu motor monocilindro de dois tempos de 125cc refrigerado a líquido carburado é bastante impressionante. Embora não tenha uma faixa de potência excessivamente ampla, é mais larga do que o esperado. O carburador estava certo para as temperaturas mais frias do que o normal (40-45 graus Fahrenheit) que testamos. O motor puxou muito bem na pista de motocross estilo GP e foi fácil de gerenciar, desde que eu mantivesse um dedo do pé de gatilho rápido no câmbio. Mantê-lo no tubo sem girar o pneu traseiro foi um pouco mais desafiador nas trilhas mais apertadas do tipo enduro que estavam molhadas e escorregadias. Um bom controle de embreagem e freio traseiro eram necessários nessas condições.
Eu não tinha andado em um 125cc de dois tempos em cerca de quatro anos, e tinha esquecido completamente o quão leves e ágeis eles são. Falamos sobre alguns modelos de motocross e cross-country de quatro tempos de 250cc ficando mais leves e ágeis, mas eles não podem segurar uma vela sobre como esta bicicleta lida. Você pode se mover e girar à vontade, e por causa de seu peso leve físico e potência leve do motor, você raramente se sente fora de controle.
Capacete: Bell Moto-10 Esférico
Óculos: 100% Accuri 2
Pacote de Hidratação: Fly Racing XC 30
Jersey: Prêmio Cinético de Corrida de Mosca
Luvas: Prêmio Cinético de Corrida de Mosca
Calças: Fly Racing Kinetic Prix
Botas: Alpinestars Tech 7
Fundos de placa de número: DeCal Works pré-impresso