Primeiro Passeio da Yamaha YZ125X 2024

Primeiro Passeio da Yamaha YZ125X 2024

Nós aceleramos pela última vez o YZ125X da Yamaha em 2020 na Carolina do Sul, e a moto passou por algumas atualizações emocionantes desde então. Para 2023, a marca Tuning Fork fez alterações no motor, suspensão, carroceria, freios, ergonomia e freios. Para nos ajudar a aprender mais sobre a Yamaha YZ125X 2024, a bLU cRU nos convidou de volta à propriedade de Randy Hawkins para ver como a moto se comporta com as atualizações. Passamos o dia cavalgando e aprendendo o quanto o YZ125X é melhor.

Motor 2024 Yamaha YZ125X

O motor YZ125X foi revisado em 2023, com um novo cilindro, cabeça de cilindro, pistão, biela, cárteres e câmara de expansão (também conhecido como tubo de escape). A taxa de compressão e o Yamaha Power Valve System (YPVS) foram especificamente ajustados para off-road. Há um novo carburador Keihin PWK 38S que alimenta a mistura de ar e combustível através do novo bloco de palhetas VForce4R.

2024 Yamaha YZ125X no perfil do lado direito do suporte de exibição
A Yamaha YZ125X foi introduzida em 2020 e recebeu grandes atualizações em 2023. James Lissimore

Comparado ao motocrosser, o YZ125X tem uma roda dentada traseira de um dente maior. Combinado com a melodia específica do YPVS e do CDI off-road, o off-roader azul possui melhor torque de roll-on do que o esperado.

Como a caixa de velocidades de seis velocidades é uma relação de fechamento, não há problema em encontrar a marcha correta para a maioria das situações. O crédito deve ser dado à excelente carburação. Embora alguns fabricantes tenham usado a injeção eletrônica de combustível (EFI) em seus dois tempos, é difícil superar uma sensação de carburador, especialmente em bicicletas de menor porte.

Código de fundição da caixa do motor Yamaha YZ125X 2024
O código de fundição B4X significa que esta é uma nova geração de cárter. A Yamaha afirmou que tem um caminho de admissão mais reto para melhorar a potência na faixa de alta rpm. James Lissimore

Suspensão 2024 Yamaha YZ125X

Os modelos de motocross, cross-country e enduro da Yamaha usam suspensão KYB com um garfo de mola de bobina de 48 mm do Speed Sensitive System (SSS) e um choque com internos revestidos com Kashima para reduzir o atrito. A suspensão dianteira e traseira é totalmente ajustável para compressão e amortecimento de rebote. As taxas de mola e as valvens internas são configuradas para atender às demandas das corridas off-road.

2024 Yamaha YZ125X rodando na seção de descida da trilha
A suspensão YZ125X está no lado mais macio, mas oferece muita almofada para andar sobre valas. James Lissimore

A combinação de Yamaha e KYB é como manteiga de amendoim e geléia. Os componentes da suspensão são experimentados e verdadeiros, e as configurações internas são precisas para a tarefa necessária. Tem um desempenho muito bom para passeios off-road. Ao mesmo tempo, está no lado mais suave, mas isso é de se esperar. Em forma de estoque, o alvo é provavelmente um piloto mais jovem de 135 a 160 libras. No entanto, ainda está dentro de uma faixa muito razoável para o meu quadro de 180 libras.

2024 Yamaha YZ125X Chassi e Manuseio

O YZ125X tem uma estrutura de alumínio estilo backbone que está em produção há cerca de duas décadas. Mesmo que esteja por aí há algum tempo, sua nova carroçaria, assento mais plano e ergonomia aprimorada lhe dão uma sensação muito atualizada.

2024 Yamaha YZ125X rut hop na trilha de terra
Com uma bicicleta tão leve, você pode sair de uma rotina e mudar de linha à vontade. James Lissimore

Da linha Yamaha YZ, o chassi de dois tempos é o mais confortável. É uma sensação natural quando você balança uma perna sobre ela. Como o motor, este chassi parece leve e livre, pronto para ir em qualquer direção que você o aponte.

O chassi tem muitos dos mesmos componentes que os modelos 250F e 450. Isso significa que os freios mais atuais, que foram atualizados para uma nova pinça dianteira e rotor de 270 mm no ano passado. Quando você considera que estes são os mesmos freios usados nos modelos cross-country de quatro tempos da marca Tuning Fork que são cerca de 30 a 40 libras mais pesados (de acordo com as especificações reivindicadas), você sabe que eles devem ser mais do que adequados no YZ125X.
2024 Yamaha YZ125X andando na trilha da floresta arborizada
O YZ125X brilha em trilhas abertas e fluidas. James Lissimore

Como a Yamaha YZ125X 2024 funciona?

A YZ125X destina-se a ser mais uma bicicleta de nível básico ou step-up para um piloto mais jovem vindo de uma máquina de 85cc. Não tenho muitas oportunidades de andar nesse tipo de motocicleta, e estou sempre animado para descobrir o quanto eles avançaram.

2024 Yamaha YZ125X acelerando pela trilha da floresta
O cheiro de pinheiros e exaustão de dois tempos pode ser reconfortante. James Lissimore

Seu motor monocilindro de dois tempos de 125cc refrigerado a líquido carburado é bastante impressionante. Embora não tenha uma faixa de potência excessivamente ampla, é mais larga do que o esperado. O carburador estava certo para as temperaturas mais frias do que o normal (40-45 graus Fahrenheit) que testamos. O motor puxou muito bem na pista de motocross estilo GP e foi fácil de gerenciar, desde que eu mantivesse um dedo do pé de gatilho rápido no câmbio. Mantê-lo no tubo sem girar o pneu traseiro foi um pouco mais desafiador nas trilhas mais apertadas do tipo enduro que estavam molhadas e escorregadias. Um bom controle de embreagem e freio traseiro eram necessários nessas condições.

A suspensão foi exatamente como eu esperava. É mais suave do que a média, mas com base no piloto direcionado desta bicicleta, eu diria que é quase perfeito. Mesmo que seja mais macio para o meu quadro de 180 libras, ainda é muito reptível. Se você tem menos de 160 libras, você deve ser capaz de ajustar o garfo e o choque de acordo com sua preferência. Se você estiver acima de 170 libras, talvez queira obter a próxima taxa de mola mais rígida para ambas as extremidades.
2024 Yamaha YZ125X zig zaging pela trilha da floresta
Ziguezaguear pelos pinheiros é muito divertido no YZ125X.James Lissimore

Eu não tinha andado em um 125cc de dois tempos em cerca de quatro anos, e tinha esquecido completamente o quão leves e ágeis eles são. Falamos sobre alguns modelos de motocross e cross-country de quatro tempos de 250cc ficando mais leves e ágeis, mas eles não podem segurar uma vela sobre como esta bicicleta lida. Você pode se mover e girar à vontade, e por causa de seu peso leve físico e potência leve do motor, você raramente se sente fora de controle.

No geral, o YZ125X mais uma vez excedeu minhas expectativas. Tem alguns excelentes recursos off-road, mas você pode querer adicionar mais itens, como um tanque de gasolina maior, placa de derrapagem e protetores de mão, especialmente se você for um piloto sério. Pode haver algum espaço no orçamento para essas peças, considerando que a moto de sujeira de competição off-road de menor deslocamento da Yamaha é US$ 1.200 a menos do que o concorrente de preço mais próximo no segmento e, com um MSRP de US$ 7.199, é o modelo cross-country de 125cc mais acessível do mercado.
2024 Yamaha YZ125X rodando na trilha de terra
Na pista, o YZ125X tem muito poder emocionante, que é apenas um aspecto que o torna muito divertido de montar. James Lissimore

Caixa de velocidades

Capacete: Bell Moto-10 Esférico
Óculos: 100% Accuri 2
Pacote de Hidratação: Fly Racing XC 30
Jersey: Prêmio Cinético de Corrida de Mosca
Luvas: Prêmio Cinético de Corrida de Mosca
Calças: Fly Racing Kinetic Prix
Botas: Alpinestars Tech 7
Fundos de placa de número: DeCal Works pré-impresso

Especificações da Yamaha YZ125X de 2024

Preço Sugerido: US$ 7.199
Mecanismo: Cilindro único de dois tempos refrigerado a líquido
Deslocamento: 125cc
Furo x Curso: 54.0 x 54.5mm
Taxa de Compressão: 7.8~10.2:1
Transmissão/Condução Final: 6 velocidades/corrente
Sistema de Combustível: Carboxador Keihin PWK 38S 38mm
Embreagem: Molhado, multiplato; atuação por cabo
Quadro: Alumínio de berço semi-duplo
Suspensão Dianteira: KYB Speed Sensitive System (SSS) garfo de mola helicoidal de 48 mm, compressão e amortecimento de rebote ajustável; 11,8 pol. de curso
Suspensão traseira: Choque KYB, pré-carga de mola, amortecimento de compressão de alta/baixa velocidade e amortecimento de rebote ajustável; curso de 12,4 p.
Freio dianteiro: Aparador Nissin de 2 pistões, disco de 270 mm
Freio traseiro: Calinça Nissin de 1 pistão, disco de 240 mm
Pneus, dianteiro/traseiro: Dunlop Geomax MX33; 80/100-21 / 110/100-18
Rake/Trail: 26,4°/4,4 po.
Distância entre eixos: 57,3 in.
Distância ao solo: 14,0 in.
Altura do Assento Reivindicada: 38,2 in.
Capacidade de Combustível: 1.8 gal.
Peso Molhado Reivindicado: 212 lb.
Disponibilidade: Agora
Contato: yamahamotorsports.com

Adalto Gomes Filho

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