Na foto acima, Manoel Resende e a prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado
Foi promovida com grande sucesso e momentos de emoção alegria e encantamento, na tarde de quarta-feira, dia 29 de maio, no restaurante The Wall, no distrito de Conceição de Ibitipoca, a premiação dos concursos de Redação e Desenho, desenvolvidos durante o mês de maio, em uma iniciativa da organização do Ibitipoca Off Road e da direção da escola Escola Municipal Padre Carlos, localizada no distrito.
O concurso é uma inciativa do projeto “IOR Sustentável” que integra todos os eventos propostos pela organização do rali nos meses que antecedem a prova no tocante às suas metas de sustentabilidade.
O evento reuniu a prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado, a Secretária de Educação, Maria Cristina Mautone Alves Vargas, a diretora da Escola, Anisia Regina Nascimento Cunha, professores, cerca de 100 alunos (alguns acompanhados dos pais), o organizador do IOR, Manoel Resende, a gerente do Parque Estadual de Ibitipoca, Clarice Silva, o presidente do Rotary Club, Dr. Duarte César Fernandes, e o empresário Wander Rocha Cortes, do The Wall Ibitipoca, entre outras autoridades e convidados e representantes da comunidade local.
Os alunos foram premiados com as incríveis peças da grife IOR, livros, a “bonequinha” do IOR (novidade), lápis de cor e cadernos, e ainda houve sorteios de deliciosos produtos da CVT/Talarico Representações.
Depoimentos
O organizador do IOR destacou a importância do IOR Sustentavel: “envolve os nossos parceiros e beneficia e incentiva as comunidades por onde a prova passa reforçando a mensagem da sustentabilidade e do compromisso com as entidades e autoridades”, argumenta Manoel.
A diretora da Escola revelou o grande envolvimento de alunos e professores nos concursos e lembrou que “há muitos anos a organização do rali sempre procurou beneficiar de alguma forma a Escola, com doações importantes no dia-a-dia dos estudantes”, diz Anisia.
A prefeita de Lima Duarte ficou encantada com a cerimônia de premiação e com a iniciativa da promoção dos concursos junto aos alunos da escola de Conceição de Ibitipoca. “É a força deste evento, do esporte, é a humanização que proporciona”, afirma Elenice.
CONCURSO DE DESENHO
O concurso de Desenho teve a participação dos alunos do Infantil e Fundamental UM, que atenderam aos seguintes critérios de avaliação: Coerência com o tema/ Criatividade/ Originalidade/ Qualidade/Impacto Visual.
Alunos Vencedores da EDUCAÇÃO INFANTIL:
1º lugar – LIS EMMANUELLE DELGADO RIBEIRO (estudante do 2°período – 05 anos)
2º lugar – JÚLIA DE PAULA PACHECO (estudante do 1° período – 04 anos)
Alunos vencedores do ENSINO FUNDAMENTAL UM
1º lugar – RHEDELY CAROLINA FELÍCIA DE ALMEIDA (estudante do 4º ano)
2º lugar – ANA TEREZA ALVES LOPES (estudante do 5º ano)
CONCURSO DE REDAÇÃO
O Concurso de Redação foi voltado aos alunos do Fundamental Dois que tiveram que cumprir alguns critérios de avaliação, como: adequação ao tema, entendida como a conformidade obrigatória entre o texto e o tema proposto; correção gramatical, objetividade, originalidade, ortografia; e ineditismo: o texto não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participado de concursos anteriores;
REDAÇÃO – ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DOIS
Vencedores:
1º lugar – MARIA LUIZA LIMA DE PAULA (aluna do 6º ano) Título da redação: “As aventuras entre as belezas de Lima Duarte e Conceição de Ibitipoca
2º lugar – LARA DE OLIVEIRA GOUVEA (aluna do 8º ano) – título da redação: “Adrenalina na Serra”
Premiação especial
ADONAI IACOVO MARTINS (estudante do oitavo ano)
Desde 1990
O Ibitipoca Off Road foi disputado pela primeira vez em 1990 e terá a 34ª edição este ano, dias 3 e 4 de agosto, reunindo pilotos e navegadores de todo o Brasil (moto e carro) em uma disputa de dois dias por trilhas que circundam Juiz de Fora, Lima Duarte e Conceição de Ibitipoca.
É considerada a melhor prova da modalidade no Brasil e, pelas ações e movimentação nos bastidores, é o rali de regularidade mais charmoso do Brasil.
Escola centenária
A Escola Municipal Padre Carlos foi fundada no ano de 1912, como escola estadual, sendo municipalizada em 1997. É a única escola pública de Ibitipoca que atende, além do distrito, as comunidade de Rancharia, regiões da Serrinha, Tapera, Boa Vista e Fazenda do Engenho. No prédio da escola, no período noturno, funciona um braço da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, que fornece o ensino médio para os alunos da região.
A escola possui esse nome em homenagem a um pároco que viveu na vila dedicando especial atenção à educação pública. Sob a direção da professora Anisia Cunha, que conta com o apoio de mais 10 profissionais da área de educação, 128 crianças e adolescentes são atendidos, sendo 21 no Ensino Infantil, 61 no Fundamental Um e 46 no Fundamental Dois. Este ano a escola completa 112 anos (o distrito de Ibitipoca completará 133 anos em setembro).
IOR Sustentável
No projeto IOR Sustentável, estão confirmadas mais duas ações com envolvimento do Ibitipoca Off Road e parceiros:
– no próximo dia 9 de junho, participação do IOR na Semana Integrada de Meio Ambiente com plantio de mudas nativas no Bosque IOR, no Parque da Lajinha;
– no próximo dia 15 de junho, manhã de atividades no calçadão de Lima Duarte. Na programação do evento, haverá premiação da equipe campeã de uma gincana para coleta de lixo eletrônico.