Potência e desempenho aprimorados, qualidade e atenção aos detalhes, foco em dois tempos… esses são os tipos de palavras que gostamos de ouvir sobre novos produtos para nossas motocicletas – Enduro21 analisa mais de perto os sistemas de escapamento off-road da OXA Factory.

Com sede na pequena cidade de Crespia, no canto superior direito da Espanha, a OXA é uma presença crescente no mundo do enduro. Notável por aparecer em um número crescente de bicicletas de corrida do campeonato mundial, você pode tê-las visto em Wade Young e Graham Jarvis no Hard Enduro World Championship, e nas máquinas da equipe de fábrica de Rieju nas séries EnduroGP e HEWC.

 

Graham-jarvis_hewc-2024-rnd7-hixpania_09079

 

Os produtos da OXA Factory centram-se em torno de tubos de cabeçalho de escape e silenciadores ou silenciadores, mas também se estendem a uma pequena gama de acessórios, incluindo suportes de montagem de escape e assim por diante.

Seu objetivo declarado é melhorar a potência e o desempenho de motocicletas off-road, especialmente para motocicletas de dois tempos. A OXA também se orgulha de sua qualidade, atenção aos detalhes e acabamento de seus produtos, “para garantir que eles sejam visualmente atraentes e atendam às expectativas de seus clientes mais exigentes”. Amém a tudo isso.

A gama de equipamentos OXA se estende por todo o enduro com foco em 250 e 300 modelos de dois tempos da KTM/Husqvarna/GASGAS, Sherco, Beta, Yamaha, Honda, Fantic e também compatriotas locais Rieju, onde você os encontrará como equipamento padrão em alguns modelos.

As imagens mostradas são de um tubo de cabeçalho Factory Raw e silenciador instalados na mula de teste Enduro21 Yamaha YZ250 e o silenciador é a “edição de ouro” para enduro rígido. Temos este em teste, então fique ligado para mais informações, incluindo comparação consecutiva com o equipamento Yamaha de estoque para mostrar como ele funciona em condições de enduro.

Este é o silenciador OXA Gold Edition ao lado do padrão da Yamaha YZ.

 

oxa_gold_edition_silencer_img_1572

 

A linha de silenciadores é de três modelos, incluindo a edição KR1, mais curta para potência máxima, a Black Edition e a Gold Edition, que melhora o torque e a potência e geralmente é mais adequada para enduro extremo (como usado por Young e Jarvis).

Os tubos de cabeçalho de aço inoxidável também têm opções diferentes, mas todos os aumentos de potência reivindicam para uma entrega de energia mais eficiente e “mais “fáceis de montar”. O nosso no YZ250 é o tubo de fábrica e tem um revestimento transparente, não apenas metal nu. Parece bom, hein?

 

oxa_ieoc-2024_00172

 

Os tubos do cabeçalho também são projetados para melhorar a distância ao solo, especialmente em algumas das bicicletas austríacas que têm problemas com sua circunferência.

Como mencionado, a Enduro21 tem essa configuração em teste em nosso projeto YZ. A montagem foi semelhante sem problemas e usamos suportes, parafusos e molas existentes, mas usamos a vedação de borracha OXA entre o cabeçalho e o silenciador.

Custo: Pouco menos de 250€ para o cabeçalho e 200€ para o silenciador Gold Edition mostrado. Preço desconhecido em GBP ou USD.

Mais informações: www.oxafactory.eu ou www.rutherfordracing.co.uk