A quatro vezes Campeã Mundial Feminina do EnduroGP, Jane Daniels, teve um objetivo principal no Rallye du Maroc, a última rodada do Campeonato Mundial de Rally-Raid, para terminar e reivindicar seu ingresso para o Rali Dakar de 2024.

Literalmente, no dia seguinte à vitória do Campeonato Mundial de Enduro de 2023 em Portugal, Jane estava em um avião para o Norte da África e na última rodada do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIM no Marrocos.

O Rally de Marrocos foi sua única chance real de provar aos organizadores, incluindo o diretor de corridas David Castera (que é um e o mesmo cara responsável pelo Rallye du Maroc e pelo Dakar) que ela tinha o que era preciso para ser competitiva, ler um roadbook e chegar ao final de um evento de nível W2RC.

 

fantic-racing-rally-du-maroc-2023-jane-daniels-3

 

Isso significava trocar a Fantic XEF250 pela moto de rali de fábrica e testes curtos e cronometrados para longas etapas especiais, mas depois de uma difícil etapa de abertura, onde ela terminou em 85o depois de alguns erros que são compreensíveis em seu primeiro evento W2RC! Foi um batismo de fogo de rali com 721 quilômetros para cobrir no total, 397 km de deslocamento e 324 km de teste especial, e um horário de início do acampamento às 5:46 da manhã.

Jane passou a subir na classificação a partir desse ponto com resultados gerais diários de 38o, 39o, 36o e 38o, o que significou uma posição final de 41o no geral e 30o na classe Rally2 mais popular e muito competitiva.

Quando a imprensa entrevistou Jane após a rodada final do EnduroGP, ela estava ansiosa pelo desafio – e, obviamente, interessada em fazer essa linha de chegada para conseguir o aconto para o Dakar.

Aprender o jogo de rali-raid é um novo desafio e a experiência de Jane nas corridas de longa distância foi limitada a um evento nacional italiano e ao Swank Rally na Tunísia na primavera de 2023.

O Rallye du Maroc foi o principal resultado na qualificação para o Dakar de 5 a 19 de janeiro, o que ela agora fará pela Fantic na terceira participação do fabricante italiano na corrida.

Jane Daniels: “Estou muito feliz com o meu resultado. Superei as dificuldades iniciais e encontrei meu ritmo e me senti confortável na bicicleta. O importante era se qualificar para o Dakar, e nós conseguimos!”