Dakar – Primeiro parte da etapa 48 hour Chrono
O desafio colossal da etapa 48 Hour Chrono do Dakar começou hoje (05/01) com quase 1000 km de pilotagem enfrentando competidores ao longo de dois dias, enquanto os pilotos aceleravam pela etapa se esforçando para cobrir o máximo possível da enorme distância antes que o relógio marcasse 17h de hoje. A versão do ano passado da difícil etapa de resistência aconteceu nas dunas espetaculares do Empty Quarter da Arábia Saudita, mas em 2025 os pilotos seguiram para o norte, saindo de Bisha, para enfrentar uma mistura de trilhas de terra, areia e um primeiro gostinho das grandes dunas no Dakar deste ano.
O líder, o australiano Daniel Sanders da KTM, manteve a primeira posição virtual com uma vantagem de apenas 40 segundos sobre o atual campeão do Dakar, o americano Ricky Brabec da Honda. Com mais de sete horas pilotando, eram 17h quando todos os competidores tiveram que parar de correr contra o relógio e ir para um dos seis acampamentos ao longo da rota para se acomodarem para a noite.
Uma vez que o relógio parou, embora todos os pilotos tenham chegado ao acampamento E na zona de descanso eles estão sem serviço da equipe principal de mecânicos que estão a centenas de quilômetros de distância, e cabe à habilidade dos pilotos manter suas motos com o que quer que estejam carregando com eles ou de outros competidores. Todos passarão a noite se recuperando de um longo dia, enquanto trocam histórias com outros competidores ao redor de fogueiras enquanto o espírito original do Dakar na África é recriado antes de voltarem à velocidade máxima ao amanhecer de amanhã para completar o cronógrafo de 48 horas de 2025.