Ducati confirma modelos off-road de competição? É isso mesmo?
O ex-campeão mundial do MXGP Antonio Cairoli se junta à Ducati enquanto o fabricante italiano confirma o novo programa de competição off-road para motocross em 2024, e enduro potencialmente já em 2025.
Estamos vivendo em tempos muito interessantes, com seções aparentemente grandes do mundo off-road apontando para o futuro sendo elétrico para motos de terra, os principais fabricantes de motos de rua não estão notando e se expandindo para um novo território (pelo menos para eles).
A Ducati é a mais recente grande fabricante a confirmar oficialmente que entrará na briga com as revelações de motos esperadas nos shows internacionais de motocicletas na Europa em novembro deste ano. O anúncio esta semana do nove vezes campeão mundial do MXGP, Tony Cairoli, assumindo um papel de teste para a fábrica de Bolonha e uma equipe de corrida MX designada para 2024 mostra que eles estão se fortalecendo aqui.
Eles não são os primeiros com a Triumph Motorcycles também ao longo do caminho da produção e do desenvolvimento de motos de corrida off-road e um monte de especulações nos mundos MX e Supercross em torno das contratações de pilotos para a temporada de 2024.
Dois anos em desenvolvimento já
A Ducati diz que está trabalhando em seus protótipos há dois anos e que uma primeira máquina fará sua estreia na próxima temporada no Campeonato Italiano de Motocross com Alessandro Lupino.
Ao contrário de alguns outros fabricantes, apesar de manter as coisas bastante secretas durante o desenvolvimento, a Ducati está indo direto para os piquetes de corrida sem muito hype e provocações – embora as únicas imagens e o vídeo abaixo não revelem nada.
O que é bom ouvir é que a Ducati rotula isso como um “projeto plurianual que verá a criação de uma gama completa de motores e motocicletas off-road”. Os modelos gradualmente se tornarão parte da família Ducati, começando com o motocross, dizem eles.
Para esse fim, confirma o que a imprensa internacional já ouviu noticias dentro dos círculos de enduro. Ou seja, que a Ducati também entrará no mundo do enduro com vários rumores conectando os pilotos com uma entrada de alto perfil no Campeonato Mundial de EnduroGP já em 2025.
O múltiplo campeão mundial de enduro Antoine Meo já está nos livros da Ducati, ajudando a desenvolver as motos DesertX Adventure, mas também, sem dúvida, como piloto de desenvolvimento para este projeto off-road.
A Ducati anunciou Tony Cairoli esta semana como piloto de teste para o novo projeto que obviamente traz uma riqueza de experiência, corrida e desenvolvimento de modelos KTM.
Primeiro olhar: edição Ducati DesertX Rally – capa de quebras de bebê de Antoine
A Ducati diz que a leveza na moto, “componentes topo de linha” e motores caracterizados por uma curva de entrega de energia muito ampla têm sido áreas-chave de desenvolvimento.
O icônico sistema de válvulas Desmodromic usado no MotoGP e Superbike também contará com o que será fascinante do ponto de vista da tecnologia e da engenharia, se não de um personagem de poder que produz na sujeira.
Confira o vídeo teaser da nova MOTO off-road (alerta de spoiler, você não pode ver nenhum detalhe):
Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding, comentou: “Tenho orgulho de anunciar a entrada da Ducati no motocross. Um mundo totalmente novo para a Ducati, no qual queremos trazer nosso talento no design de motocicletas leves, com excelentes componentes e alto desempenho e – acima de tudo – que podem excitar mais e mais motociclistas.
“Assim como acreditamos que a pista é o melhor laboratório para desenvolver e testar as motocicletas que estarão disponíveis para clientes e entusiastas. É por isso que decidimos cooperar com um campeão indiscutível como Tony Cairoli que, juntamente com a paixão e dedicação de muitos de nós aqui em Borgo Panigale, contribuirá para tornar a Ducati off-road tão capaz de oferecer produtos de alto desempenho aos seus clientes apaixonados, como provamos no asfalto. O projeto é possível graças aos excelentes resultados da empresa nos últimos anos e confirma nosso desejo de estender nossa presença a novos mundos, falar com novos motociclistas e, portanto, aumentar a Comunidade Ducati.”
Antonio Cairoli acrescenta: “Estou extremamente feliz por me tornar parte do universo da Ducati, que sempre foi um símbolo do espírito italiano em todo o mundo, e por começar esta nova e emocionante aventura, em um projeto totalmente italiano.
“Ser capaz de fazer minha contribuição para o desenvolvimento da motocicleta de motocross Borgo Panigale é um sonho tornado realidade e uma fonte de grande orgulho para mim.”
A Ducati também assinou um acordo de vários anos com a equipe Maddii Racing para as atividades de corrida MX e participará do Campeonato Italiano de Motocross de 2024 com Alessandro Lupino, oito vezes campeão italiano e vencedor do MXoN de 2021, também contratado pela Ducati como piloto de corrida e teste.