Equipe HRC participará da Copa do Mundo FIM E-Xplorer
A equipe HRC, equipe de corrida de fábrica da Honda, entrará na Copa do Mundo FIM E-Xplorer a partir da temporada 2024, que começa com a rodada na casa da equipe em Osaka, no Japão, de 16 a 17 de fevereiro.
A FIM E-Xplorer World Cup é uma modalidade de endurocross com motos exclusivamente elétricas de motocross. A série torna-se, assim, o campo de batalha para o CR ELECTRIC PROTO, da Honda, que fez uma impressionante estreia competitiva na etapa 8 do Campeonato de Motocross do Japão no final do ano passado.
A competir pela Team HRC a bordo do CR ELECTRIC PROTO estará a tetracampeã italiana de MX e tricampeã italiana de Enduro Francesca Nocera, que correrá ao lado da Honda Racing RedMoto World Enduro Team no Campeonato Mundial de Enduro, e Tosha Schareina. Tendo sido contratado pela Monster Energy Honda Team apenas no ano passado, sua estreia no Rally Dakar como piloto de fábrica começou voando com uma vitória no Prólogo. O espanhol é bem versátil no motocross e enduro, então ao lado de Nocera a dupla está fortemente posicionada para as corridas.
Nocera e Schareina enfrentarão outras nove equipes, cada uma composta por um piloto masculino e um feminino de acordo com o regulamento da categoria. Novidade para 2024, há duas categorias de competição, com as Hyperbikes maiores (protótipos de máquinas de 7kwh) juntamente por uma classe GT mais leve, baseada em modelos de produção regular e pesando abaixo de 112kg.
A dupla da equipe HRC fará campanha com a CR ELECTRIC PROTO na classe Hyperbike principal em uma série de rodadas de qualificação de 10 minutos, três corridas intensas de 10 minutos e uma série de revezamentos sprint para as quatro melhores equipes a cada fim de semana.
“É incrível realmente do Rally de Sonora no ano passado, onde ganhei minha primeira moto Honda, a CRF450 Rally, depois ter me tornado piloto de fábrica no Dakar e agora ser piloto de fábrica no CR ELECTRIC PROTO! Conheço bem a equipa e sinto-me muito confortável com eles, e trabalhamos muito bem juntos. Os desafios do E-Xplorer são, claro, muito diferentes, mas estou ansioso para me adaptar e andar na máquina elétrica ao lado de Francesca. A série é nova, mas o CR ELECTRIC PROTO já mostrou que é capaz de igualar o desempenho das motos a gasolina, então acho que é um momento empolgante trabalhar com a HRC no desenvolvimento de uma máquina elétrica tão capaz.” disse Tosha.
“Ganhei vários títulos no motocross italiano e recentemente voltei ao Enduro e terminei em terceiro no mundo no ano passado, então para mim poder misturar as duas disciplinas é muito emocionante. Estou pilotando a Honda CRF no Campeonato Mundial de Enduro e a CR ELECTRIC PROTO na E-Xplorer, então vou ter uma sensação muito boa de como essas duas versões da máquina, e os mundos elétrico e de combustão interna, se comparam e estou muito animado para começar a correr. Temos uma grande e comprovada equipe, a moto é claramente forte e Tosha será um grande companheiro de equipe, então estou me sentindo confiante nesta nova aventura.” completou Francesca.