Husqvarna 701 Silver Streak
Oberdan Bezzi é um reconhecido designer independente de Riccione, Itália, que desde há vários anos nos tem maravilhado com propostas incríveis, que certamente não passam ao lado das equipas de design dos maiores fabricantes. E este é mais um desses casos.
Desta vez, a moto neo-vintage que Bezzi apresenta é baseada numa das mais famosas motos off-road da ex-marca suéca, mas trazida para o século XXI como uma Husqvarna 701 Enduro. A Silver Streak.
Nela vemos toques vintage mas sem extremos: o falso depósito prateado, um porta-números oval muito retro, uma tampa do radiador escondida ao máximo e cores muito próximas do original, mas sem deixar de lado a ergonomia que prevalece atualmente.
Achamos que está muito bonita e elegante, com uma estética que se afasta da tendência atual no campo das motos, mas sem perder nada pelo caminho. Será que a Husqvarna se vai atrever a fazer algo assim? Veremos.
A histórica Silver Streak
Em 1982, algo estava a mudar na Husqvarna. Fabricavam motos robustas e potentes, mas tecnologicamente os japoneses e outras marcas europeias como a Maico ou a KTM estavam a levar a cabo uma evolução imparável nos motores, quadros e travões que, em apenas cinco anos, mudou completamente o que era uma moto de terra ou de enduro.
Ainda assim, os suecos mantiveram-se com os seus motores de dois amortecedores, refrigerados a ar e travões de tambor, graças aos bons resultados nos campeonatos internacionais e à grande procura nos EUA, ainda influenciados pelo carisma que a marca do H coroado ganhou durante os anos 70.
E foi para os EUA que a Husqvarna enviou uma série limitada de 200 unidades das suas motos de terra CR 500 com um acabamento prateado exclusivo e componentes especiais utilizados pelos seus pilotos oficiais. Nos EUA foi chamada de Silver Streak, nome usado durante anos pelos poderosos comboios que atravessavam o país do Tio Sam.