Ironman GNCC, Craig Delong leva a vitória final da temporada
A Série Grand National Cross Country (GNCC Racing) de 2024 concluiu o Yamaha Racing Ironman GNCC em Crawfordsville, Indiana, e uma última vitória na corrida para o atual campeão Craig Delong, da Rockstar Energy Husqvarna.
À medida que a bandeira verde voava e a classe XC1 Open Pro decolava para a floresta, seria Lyndon Snodgrass da Babbitt Online/Monster Energy/Kawasaki Team Green emergindo como o primeiro líder. O australiano foi prejudicado pela má sorte em sua primeira temporada XC1 e como ele tem a velocidade nesta rodada final.
Campeão de 2023, Craig Delong, da Rockstar Energy Factory Husqvarna Racing, fez um passe no meio da corrida e terminou quase um minuto de vantagem sobre o resto do campo – uma semana de folga na Espanha para o ISDE deve ter feito bem ao atual campeão!
Snodgrass continuou a lutar com Liam Draper, da AmPro Yamaha, pela segunda posição e, no final, sucumbiu ao neozelandês com o australiano Snodgrass completando o pódio no final da temporada.
Evan Smith, da Active Air/Max Motorsports/FXR/Husqvarna, conquistou seu melhor passeio do ano com um quarto.
Depois de um início no meio do pacote, Ricky Russell, da AmPro Yamaha, reivindicou o quinto à frente de Jordan Ashburn, da Coastal GASGAS Factory Racing, também sofreu um começo ruim e só conseguiu chegar ao sexto no XC1 e no nono geral no dia. Ashburn fez o suficiente para terminar em segundo lugar (mais uma vez!) no XC1 atrás de Johnny Girroir.
Terminando em sétimo no XC1 foi Ruy Barbosa, da Phoenix Racing Honda, depois de um dia de montanha-russa de idas e vindas dentro do top 10. Benjamin Kelley, da FMF KTM Factory Racing, lutaria para a frente, mas teria alguns problemas com o pneu traseiro perto do final da corrida e voltaria para o oitavo.
Josh Strang, da JS7 Beta Racing, terminaria a temporada com um nono no XC1, enquanto Michael Witkowski, da Phoenix Racing Honda, completou os 10 primeiros da classe.
Protagonistas do campeonato ausentes
O novo campeão da GNCC, Johnny Girroir, da FMF KTM, ficou de fora desta rodada final com o nascimento imenante de uma criança (boa sorte equipe Girroir), enquanto um fio quebrado trouxe Steward Baylor e Rocky Mountina Red Bear Kawasaki a um final decepcionante.
Vitória inaugural para Toby Cleveland em XC2
Na classe XC2 250 Pro, Toby Cleveland, da Bells Electric Race Team, conquistou uma vitória bem merecida depois de começar rapidamente na linha dois.
Cody Barnes, da Phoenix Racing Honda, veio de trás para ficar em segundo lugar na classe XC2 depois de subir de uma largada entre os cinco primeiros.
Angus Riordan, da FMF KTM Factory Racing Lander, teve seu trabalho cortado do sétimo na volta de abertura para cruzar a linha em terceiro.
Classe FMF XC3 125 Pro-Am
Jhak Walker, da Liqui Moly Factory Beta Racing, mantendo a liderança inicial, mas seria vítima de um problema mecânico que o tiraria da corrida na terceira volta e o colocaria em sexto na classe e fora da disputa do campeonato.
Dakoda Devore, da Devore/KTM/FXR/SRS Suspension, assumiria a liderança na segunda volta e conquistou a vitória à frente de Raley Messer da Enduro Engineering/Wossner Pistons/FXR e Jayson Crawford da DW Cycle/G2 Ergonomics, terceiro na classe.
Resultados da corrida PM:
Richards completa a temporada de estreia
Foi uma vitória final na classe WXC da temporada para o “novato”, Brandy Richards, da FMF KTM Factory Racing Lander. Recém-saída da vitória do ISDE, Richards saiu da frente de um holeshot e levou para casa a vitória da classe no final da temporada no Ironman Raceway.
A corrida das 10h viu um elenco de estrelas de pilotos MX/SX, incluindo Ryan Villopoto e Marvin Musquin. RV deu início ao seu YZ 250 para o nono no geral.
Rachael Archer, da Rocky Mountain Red Bear Kawasaki, também ficou em segundo lugar durante a corrida, enquanto Tayla Jones fez sua segunda aparição na temporada e ficou em terceiro lugar na classe WXC.
Resultados da corrida das 10h:
Cade Staats lutaria para ganhar o terceiro lugar geral na corrida das 10h da manhã, enquanto o piloto Sportsman A (25+), Triston Landrum, passaria fisicamente na liderança. Outros finalistas notáveis na corrida das 10h da manhã foram Phil Nicoletti, que terminou em 4o geral e segundo no Sportsman A 25+, Ryan Villopoto terminando em 9o geral, Barry Hawk terminando em 11o geral e Damon Bradshaw terminando em 13o geral. Marvin Musquin também participaria da corrida, mas completaria apenas uma corrida durante a corrida matinal.
Na Corrida 1 da Bike AM das 8h, seria Sam Cline chegando para vencer a vitória geral e sua classe, 4-Stroke C Lites, vencer. Jameson Bolyard terminaria em segundo lugar no geral e em primeiro lugar na classe Open C College (16-24), enquanto Logan Renninger completaria os três melhores finalistas e ganharia a vitória na classe 250 C Schoolboy (14-17).
Mais informações: www.gnccracing.com