Enduro Engineering Josh Toth, da GASGAS, reivindica a quarta vitória seguida no MSR Little Raccoon National Enduro e no histórico Ohio Enduro Comemora o 50o Aniversário.
Ohio tem sido o lar de vários dos melhores pilotos de enduro ao longo dos anos. Os ciclistas que cortam os dentes na pista única de Ohio nunca são intimidados por mudanças íngremes de elevação ou terreno técnico.
Com mais de 500 inscrições, na quinta rodada da Redline Oil AMA National Enduro Series 2024, apresentada pela MSR e Beta Motorcycles, pouco mais de 400 acabaram competindo no calor intenso. Com temperaturas em meados dos anos 90, mesmo a chuva leve na noite anterior não manteria a poeira baixa por muito tempo. No meio do dia, a trilha virou pó.
O dia começou com aproximadamente três milhas de transferência partindo do Jackson County Fairgrounds. Quando os concorrentes chegaram à primeira seção, eles pularam em uma floresta de pinheiros por seis milhas de trilha fluida.
As duas seções seguintes trataram os pilotos com uma trilha apertada e técnica cheia de mudanças de elevação e trilha off-camber.
O quarto teste atravessou uma antiga mina de strip, antes de despejar os pilotos em uma seção de 9,5 milhas que enviou os pilotos através de Little Raccoon Creek e sob a rodovia através de bueiros gigantes.
À medida que o dia se alongava, estava começando a parecer a sobrevivência do mais apto com o calor desgastando os níveis de energia e hidratação de muitos pilotos. O dia terminou com um teste de oito milhas que eventualmente trouxe os pilotos para a cidade.
Pódio Geral
Josh Toth, apoiado pela Enduro Engineering, conquistou sua quarta vitória geral consecutiva do ano a bordo de sua máquina GasGas. Além de receber as principais honras e quatro vitórias no teste, o piloto do NE Pro1 foi premiado com um coveiçado chapéu de pele de guaxinim como lembrança.
“Há [a corrida] foi muito agitada, honestamente,” disse Toth. “Eu encontrei o chão um monte também e meio que encontrei alguns lappers. Não é o dia mais limpo, mas quando eu estava de pé, eu estava indo rápido e me senti bem na bicicleta. Então, sim, uniu tudo e colocou outra vitória nos livros. Estou empolgado.”
O teste de Enduro Nacional Maiden vence para Girroir
O segundo passo do pódio nacional MSR Little Raccoon foi Johnny Girroir, da FMF KTM Factory Racing, para o 50o aniversário do evento, organizado pelos Appalachian Dirt Riders.
Ele abriu o dia com sua primeira vitória no teste de enduro da carreira no Teste 1, com outros três pilotos em sua cauda — terminando dentro de cinco segundos de seu tempo. Girroir apoiou sua vitória no teste garantindo outra no Teste 3.
“Eu consegui minha primeira vitória no teste em um enduro nacional — consegui dois deles hoje, então isso foi legal”, disse Girroir.“ Assim como Grant [Baylor] disse, acabei de encontrar o chão muitas vezes, mas senti que tinha uma boa velocidade. Sinto que preciso encontrar um pouco mais para conseguir esse cara bem aqui [Josh Toth].
“Ele está matando este ano. Estou feliz onde estou e feliz com o que tenho aprendido nas poucas rodadas que fiz. Tem sido bom. Alguns erros a menos. Todos estão obviamente perto daqui. Eu sinto que é tudo sobre o mínimo de erros e a ligação da trilha. Então, um pouco de trabalho nisso e é bom.”
Em terceiro lugar no geral e na classe NE Pro 1 foi Grant Baylor, da Babbitt, Online/Monster Energy Kawasaki, para marcar seu terceiro pódio da temporada.
“Sinto que meio que deixei muito na mesa lá fora”, disse Baylor. “Eu cometi muitos erros. Não sei se já destruí tanto em uma corrida na minha vida. Entre esta semana e Snowshoe [GNCC] na semana passada, não sei o que estou fazendo, mas não consigo manter minha bicicleta em duas rodas. Eu destruí duas vezes no primeiro teste, uma vez no segundo teste, duas vezes no terceiro teste. Continuou e continuou. Então, no quarto teste, eu superei essa ascensão cega… Sem perigo. Nada. Basta cair direto em um grande jardim de pedras. Eu bati em uma grande roda dianteira de pedregulho primeiro. Sobre as barras; a bicicleta pousou em mim. Quero dizer, foi uma boa. Muito disso hoje. Precisa mantê-lo em duas rodas.”
Entrevistas no pódio
Pódio NE Pro2
Nathanial “Bubz” Tasha definiu o ritmo para a classe NE Pro2 em sua AmPro Yamaha. Ele garantiu duas vitórias no teste, terminando não pior do que o segundo lugar nos outros testes. Ele conquistou a vitória do NE Pro2 com Will Sievenpiper, da Red Bear Racing, nos calcanhares. Isso marcou a vitória de segunda classe do ano de Tasha.
Sievenpiper capturou a vitória do Teste 1 montada em sua Kawasaki antes de adicionar um par de acabamentos de teste em segundo lugar, um conjunto de terceiro lugar e uma forte vitória no Teste 6 para alcançar o segundo lugar no pódio.
O ciclista da FMF KTM Factory Racing Team Landers, Grant Davis, pressionou para garantir a vitória no Teste 2 antes de uma desmontada de alta velocidade e sobre a barra no terceiro teste. Ele ainda foi capaz de dar fortes resultados pelo resto do dia para ficar em terceiro na classe e aproveitar seu pódio consecutivo na quinta classe.
Elite Feminina vê Archer vencer novamente
Rachael Archer, da Red Bear Racing, a bordo de uma Kawasaki, liderou a classe Elite Feminina o dia todo, conquistando quatro das cinco vitórias de teste para reivindicar sua quinta vitória conseguida nesta temporada.
Um acidente para Archer no Teste 3 abriu a porta para Rachel Gutish capturar uma vitória de teste a bordo de sua máquina apoiada pela Sherco USA. Gutish ficou feliz com seu quarto vice-campeão este ano, mas disse que estava exausta devido ao seu retorno da Europa, onde estava competindo na série EnduroGP.
Shelby Turner, da Enduro Engineering, ficou em terceiro lugar em todos os cinco testes, o que a colocou na etapa final do pódio e permitiu que ela alcançasse seu quinto pódio de classe da temporada de 2024.
Melhores Amadores
O piloto da classe AA Cole Whitmer conquistou seu melhor resultado da temporada, obtendo todas as vitórias de teste, com exceto uma, em sua classe, e também afirmou seu domínio como o melhor amador. O piloto de GásGas da Pensilvânia terminou em 14o no geral.
Resultados Gerais – MSR Little Raccoon National
Classificação Geral da Série (depois
1. Josh Toth (GG) – 136pts
2. Steward Baylor Jr (KAW) – 103
3. Grant Baylor (KAW) – 89
4. Johnny Girroir (KTM) – 87
5. Ryder Lafferty (GG) – 76
6. Evan Smith (HUS) – 75
7. Grant Davis (KTM) – 75
8. Ricky Russell (YAM) – 60
9. Nathaniel Tasha (YAM) – 57
10. Will Sievenpiper (KAW) – 51
Veja os resultados completos do evento e a classificação da série em www.nationalenduro.com/scoring
O Yamaha Rattlesnake National, sexta rodada da série, será realizado em Cross Fork, Pensilvânia, em 28 de julho.
Mais informações: www.NationalEnduro.com