Novidades: Descubra as novas KTM SX-E 2025
Aqui estão seis maneiras pelas quais a KTM oferece a você para se conectar para jogar com a gama KTM SX-E 2025, a SX-E 5 e a SX-E 3.Triumph TF 450-RC Edition: Desenvolvido por Ricky Carmichael
Para 2025, o KTM SX-E 5 possui um motor de ímã permanente totalmente elétrico e refrigerado a água que fornece 30% mais tempo de pilotagem em comparação com a versão anterior e uma potência máxima de 5,0 kW. Esta unidade é à prova de poeira e água, o que a torna de baixo desgaste e sem manutenção, enquanto a unidade de controle integrada (ECU) garante uma entrega de potência direta, mas altamente controlável.
A KTM SX-E 3 possui um motor refrigerado a ar que bombeia uma potência gerenciável de 3,8 kW, e é ideal para pilotos menores que fazem seus primeiros quilômetros sobre rodas pequenas. Em ambas as motos, uma instrumentação multifuncional mostra o estado e o nível de carga da bateria, mas também um dos seis mapas de motor diferentes que gerenciam a potência e a velocidade da transmissão através do acelerador.
Finura do chassi
Uma das melhores características da KTM SX-E são as dimensões ajustáveis da moto. O subchassi é feito de elementos leves de plástico reforçado com fibra de vidro, que podem ser fixados em diferentes posições para se adaptar ao tamanho em mudança dos pilotos juniores. A faixa de variação é de 634-682 mm e é para cima ou para baixo por movimentos simples do assento e da carroceria. Uma altura do assento ainda mais baixa pode ser alcançada abaixando o garfo nas placas de direção e mudando a posição de fixação do amortecedor traseiro.
O chassi é forjado em aço cromo-molibdênio leve e resistente para agilidade e estabilidade precisas, mas uma nova modificação em 2025 proporciona mais robustez, melhor comportamento e um ponto de fixação do amortecedor traseiro mais resistente.
Componentes WP Suspensão
O equipamento de suspensão do KTM SX-E 5 é muito bom. Um garfo pneumático invertido totalmente ajustável de 35 mm WP XACT e 205 mm de curso garantem conforto e confiança de pilotagem. A mola pneumática instalada na garrafa esquerda do garfo pode ser perfeitamente ajustada ao peso do piloto com uma simples bomba de ar. O amortecedor WP XACT também é ajustável (pré-carga, extensão e compressão em alta e baixa velocidade) e está diretamente ligado ao braço oscilante de fundição, proporcionando um desempenho de amortecimento com seu curso de 193 mm.
A KTM SX-E 3 está bem equipada, mas é um pouco mais simples com o garfo WP XACT invertido não ajustável de 35 mm (144 mm de curso) que ainda é o melhor de sua classe. O amortecedor oferece 129 mm de refutação.
Com as baterias carregadas
A bateria da KTM SX-E 5 é feita de 84 células de íons de lítio em um cárter de alumínio fundido robusto e capaz de fornecer 907 Wh: o suficiente para duas horas de pilotagem em um ritmo relaxado ou 30 minutos de abuso severo do acelerador em condições de corrida.
O KTM SX-E 3 tem 60 células de 648 Wh para um tempo de pilotagem semelhante, mas um novo componente de cabo significa que o KTM SX-E 3 pode trocar e atualizar a bateria de sua irmã mais velha, permitindo que você passe ainda mais tempo desfrutando de seus controles. Cada moto possui um avançado sistema de gerenciamento de bateria que gerencia e preserva o ciclo de vida da bateria.
Contando a carga
O tempo de carregamento da KTM SX-E 5 foi reduzido, podendo atingir 0-80% de capacidade em 45 minutos, enquanto 0-100% é possível em apenas 70 minutos. O carregador mundial externo, que fornece até 900 W, pode ser conectado a qualquer tomada de 110 ou 230 volts. A KTM SX-E 3 carrega de 0 a 20% em 20 minutos, de 20 a 80% em 100 minutos e 100% em 140 minutos.
Ambas as motos têm um sensor de capotamento que corta a energia em caso de queda, enquanto uma chave de corte de ignição com cordão de pulso para o motor em caso de pilotagem descontrolada. Os modos de condução podem ser bloqueados e guardados com um dongle que está localizado sob o banco.
Componentes com vantagem
O guidão de liga de alumínio NEKEN é estreito de 28 mm na área central para 22 mm na curva e 18 mm nas áreas de aderência, permitindo o uso de um punho ODI lock-on mais fino, projetado especialmente para propulsão elétrica. Além disso, continuando com o tema da resistência, as duas motos equipam leves aros de alumínio anodizado preto (10″ para a KTM SX-E 3 e 12″ para a KTM SX-E 5) com pneus MAXXIS MAXXCROSS-ST para excelente tração em todos os tipos de terreno. Os aros são componentes comuns a toda a gama KTM SX e outra área de engenharia partilhada são as pinças de travão hidráulicas e os discos de perfil ondulado dianteiros e traseiros.
A KTM SX-E 3 tem um freio traseiro com controle no guidão, enquanto o da KTM SX-E 5 é acionado pelo pé. O design de ambas as KTM SX-E apresenta o mais recente design gráfico aplicado em molde, com uma ousada decoração laranja que realça perfeitamente o chassi laranja de fábrica, o assento laranja e a carroceria de corrida estreita e afiada.