A imprensa japonesa continua a apontar a chegada de dois modelos retro, naked, com uma pequena carenagem, derivados da Suzuki GSX-8.
As motos naked japonesas, com os seus faróis redondos, depósitos em formato de lágrima e ênfase no motor, são extremamente populares. A icónica Kawasaki Z900RS continua a ser o modelo mais vendido em 2024, tendo registado o maior número de vendas por sete anos consecutivos desde o seu lançamento.
Por outro lado, atualmente não há nenhuma moto naked japonesa nostálgica na linha atual da Suzuki. Com a plataforma GSX-8 capaz de ser implantada em vários modelos, não havia como perder essa oportunidade.
As naked bikes japonesas precisam de modelos famosos para servir de inspiração, como a Z da Kawasaki e a CB da Honda, mas a Suzuki também tem muita inspiração. A principal delas é a GS1000, a primeira moto de um litro da empresa, que venceu a primeira corrida de 8 Horas de Suzuka. A série Impulse, que surgiu na década de 1980 e foi revivida na década de 1990, também é um motivo adequado.
Os nossos colegas da Young Machine esperam que um novo modelo retro da Suzuki (ou dois) seja revelado no Salão de Milão (EICMA 2025) neste outono e lançado como modelo de 2026. A expectativa para o lançamento da Honda CB1000 nesta primavera está a aumentar, então uma batalha a três entre as naked japonesas Z, CB e GS pode estar prestes a começar!
Quando falamos da naked japonesa mais famosa da Suzuki, a primeira que vem à mente é a GS1000. Esta é a primeira moto de um litro da empresa e está equipada com um motor de 4 cilindros em linha de 997 cc refrigerado a ar. Pop Yoshimura descreveu-a como tendo “qualidade excessiva”, e venceu o AMA Daytona de 1978 e as primeiras 8 Horas de Suzuka.
A GS1000S também é conhecida como Wes Cooley Replica , em homenagem ao piloto californiano Wester Steven Cooley (1956-2021), que venceu o campeonato AMA com esta moto em 1979 e 1980. Para isso, Cooley teve que enfrentar pilotos do calibre de Eddie Lawson (Kawasaki) e Freddie Spencer (Honda). O título de 1980 não foi isento de controvérsias , mas, como dizem, essa é outra história. Wes Cooley e Mike Baldwin , pilotando uma Suzuki GS1000, venceram a edição inaugural das 8 Horas de Suzuka em 1978 .

Existem várias sagas famosas no motociclismo japonês, além da Honda CB e da Kawasaki Z , a Suzuki tornou famosas as iniciais GS , especialmente no modelo GS1000 , uma moto capaz de vencer tanto nos circuitos americanos quanto nas lendárias 8 Horas de Suzuka .
Com exceção da Suzuki Katana, que não conquistou o favor do público, a marca não tem uma moto de aparência clássica inspirada na história da Suzuki . Se os jornalistas japoneses estiverem certos, dois modelos retro derivados da Suzuki GSX-8 podem estar no mercado em 2026, uma naked e outra com pára-brisas estilo réplica de Wes Cooley. Veremos.