A GASGAS EC 300 GP é a moto nova mais bonita do mercado? Enduro21 leva o 300 de dois tempos de cor retrô para a floresta para a revisão do teste de primeiras impressões.
Fãs de Enduro e pilotos de uma certa idade saberão imediatamente quais são as cores desta bicicleta. Foi uma espécie de golpe de mestre dos olhos do designer da GASGAS balançar na direção dos modelos clássicos de enduro dos anos 90 e imitar suas cores para este 2025 EC 300 GP.
Mesmo que você não tenha ideia de quem diabos é Paul Edmondson ou se importe com os primeiros dias do ex-fabricante espanhol e sua ascensão gigantesca ao topo do campeonato mundial de enduro, você tem que admitir que esta bicicleta parece de pêssego?
As cores retrô, os aros pretos (que ajudam muito), o design e a forma dos plásticos em comparação com os outros modelos austríacos (esta é a primeira vez que temos um novo modelo GASGAS em nossas próprias mãos para montar e desmontar) todos se somam.
A partir do momento em que a Enduro21 rolou esta bicicleta para fora da parte de trás da van pela primeira vez, uma coisa é clara: onde quer que vamos, as pessoas vêm, dão uma olhada e conversam sobre isso (de uma forma que as pessoas nunca fazem com uma KTM, para ser honesto).
Sentimos falta daquele soco extra de poder
Nós cronometramos pouco menos de 10 horas de passeio até agora depois de pegar o EC 300 GP boxfresh. Uma rápida rodada configurando com alguns amigos e fomos direto para o nosso cartão de ponto local favorito, o enduro da floresta.
Depois de gastar muito tempo na então nova KTM 250 EXC, o chassi e a sensação dessas bicicletas austríacas de nova geração são familiares como nossas botas. Mas já faz um tempo desde que tivemos um 300 e, curiosamente, perdemos aquele soco extra de poder.
Nós nos acostumamos com a agilidade do 250 KTM, mas a diferença imediata neste enduro foi ter mais gama média para usar e menos mudanças de marcha em geral. O soco extra significa mais potência nas curvas e mais velocidade entre as curvas – isso é óbvio, mas vale a pena dizer que a diferença entre o motor 250 TBI e o motor 300 é mais acentuada do que você imagina.
Isso leva à única crítica de que o poder se afasta um pouco mais do que gostariamos. À medida que ele dirige fortemente pela faixa média, você pode ficar sem marcha rapidamente se tentar e viver mais alto nas rotações não colher as recompensas que o 250 faz.
Mais velocidade e um pouco mais de peso significava mais uso da embreagem e definitivamente freios em comparação com o 250 também. Se você quiser um veredicto rápido sobre se os freios Braktec neste GASGAS são melhores ou piores do que os Brembos da KTM, estamos dizendo que quase não há diferença com base neste teste.
Não encontramos nenhum desbotamento do freio, apesar de precisar carregar bastante o freio traseiro e o único problema realmente foi a novidade da bicicleta, o que significa que o vão da alavanca do freio dianteiro estava muito longe, mesmo com ajuste mínimo. Para este testador, isso significava um pouco mais de bomba de braço do que o normal.
Também não houve desbotamento da embreagem, o que sabemos ser algo com que alguns proprietários de GG têm problemas, mas vamos levá-lo para algumas condições de enduro mais difíceis o mais rápido possível e colocar isso à prova.
Nosso único problema é a alavanca de embreagem naturalmente mais pesada no 300. O 250 é definitivamente mais leve e traz menos fadiga para o antebraço esquerdo quando você o está usando muito, isso importa. Temos uma solução que chegou no correio, a R&Duro EZ Clutch, que está acontecendo o mais rápido possível.
Peças de reposição já estão acontecendo
Antes de corrermos, trocamos o guidão padrão por um conjunto de barras Astra Gemini de 35mm. A Astra nos enviou uma pequena variedade de barras e elas se tornaram uma configuração padrão. A curva e o conceito de colocá-lo em uma melhor posição de pilotagem faz todo o sentido.
Também faz sentido tentar alguns apoios para os pés mais baixos. A Parts By Sweden faz algumas peças gloriosas para enduro e eles nos enviaram pinos e essas tampas de motor para experimentar o GG EC GP.
Já instalamos os pinos traseiros de 6 mm mais baixos e de 6 mm mais traseiros – 1 mm a mais em cada direção do que tivemos de aviso de outros fabricantes – e parece um benefício. O 2024 EXC 250 manteve seus pinos padrão durante nossos testes no ano passado, mas havia algo que não era exatamente o mesmo sobre a posição de pilotagem da GASGAS, então os ajustamos para ajustar o corpo.
P.S. estávamos em uma pista sem uma chave allen pequena o suficiente para encaixar os pinos nos apoios para os pés (eles vêm em uma bolsa com os pinos), então ainda não os encaixamos. Apesar disso, a aderência era boa e a largura extra (5 mm a mais do que as de estoque) ajuda a estabilidade da bota/pé.
Esse pouco mais baixo também coloca a alavanca de câmbio em uma posição melhor – não há nada de errado com as barras e apoios para os pés padrão, mas é sempre bom ajustar essas coisas para se adequar a você e preferimos que as barras e pinos sejam mais baixas do que o GG OEM.
Dito tudo isso, o EC 300 GP tem uma lista saudável de peças padrão em comparação com o modelo padrão:
- Moldura preta
- Gráficos inspirados em GP
- Capa de assento preta e vermelha
- Guiador Neken preto
- Protetores de mão pretos
- Puxador do eixo dianteiro vermelho
- Disco de freio dianteiro semi-flutuante
- Disco de freio traseiro mais forte
- Fio de segurança do pedal do freio traseiro
- Roda dentada traseira furtiva Supersprox vermelha
- Placa de skid
- Interruptor de seleção de mapa – duas opções de energia para atender às condições
- Ventilador do radiador
- Aros pretos
- Metzeler 6 Dias Pneus Extremos
A questão da suspensão foi exposta…
Por todo o orgulho que ter uma bicicleta bonita traz, ela também tem que trabalhar e fazer o seu trabalho. Neste caso, sendo esta uma bicicleta GP Edition, deve ser uma piloto e deve ser capaz de lidar com as corridas, certo?
Uma bicicleta para as massas claramente não precisa da mesma suspensão que Andrea Verona está usando em sua bicicleta de fábrica, mas uma bicicleta voltada mais para corredores do que os modelos padrão da CE certamente precisa de suspensão para cumprir seu próprio mandato?
Os garfos de cartucho aberto WP Xplor de última geração e o choque WP são muito melhores do que o kit WP padrão da geração anterior. Isso está claro, mas a GASGAS não vai nos agradecer por dizer que ainda não está à altura da tarefa de correr muito forte e rápido porque fica sem controle de amortecimento.
Infelizmente, não vem com esses ajustados.
Limitando o quão rápido você pode ir
Foi uma história familiar que rolou em torno daquele cartão de ponto enduro depois de várias horas e muitos pilotos fazendo o último tempo apertado verificar um treino de 35 minutos.
Com a bicicleta tendo um “limite” de quão rápido você pode andar, empurre demais no teste de enduro ou whoop-out e ela bate e salta, menos do que o equipamento padrão antigo, mas ainda não é bom o suficiente.
Presumivelmente, o custo proíbe o kit Pro Components como padrão (não estamos convencidos de que alguém não cometeu um erro ao oferecer a versão Hard Enduro dos EUA do 300 XC-W com válvulas de cone), mas eles não poderiam ter instalado a suspensão de motocross de estoque?
Quando você anda na mesma pista de teste em bicicletas diferentes, você conhece a situação da terra e as diferenças no manuseio e a verdade é que, para corridas de enduro reais, você provavelmente vai querer atualizar os garfos e o amortecedor nesta bicicleta – se nada mais para reduzir as bolhas!
Mais por vir sobre este.