Finalmente a nova Kawasaki KX450 chegou às concessionárias da marca. O modelo 2024 foi totalmente renovado, desde motor, chassi e freios e também muita eletrônica. Vamos acelerar juntos o novo modelo que tem tudo para levar seus proprietários para as vitórias.
Na temporada passada, o piloto francês Romain Febvre, da equipe oficial Kawasaki na MXGP, surgiu nas pistas com um modelo de 450cc totalmente novo, sinalizando que poderia ser a nova geração do modelo de série. E Febvre mostrou que a nova motocicleta tinha grande performance, já que ao retornar ao campeonato, após afastamento por lesão, venceu cinco etapas. Pouco tempo depois, quando a Kawasaki apresentou sua linha 2024, a KX450 trazia todas as novidades do protótipo de Febre, com novo motor, chassi, freios e muita eletrônica.
De cara, um novo visual, com novos number plates traseiros, aletas dos radiadores e para-lama traseiro – number plate e para-lama dianteiros permaneceram os mesmos da versão anterior. Uma curiosidade é que o acesso ao cilindro de nitrogênio para regulagem do amortecedor ficou mais apertado, pois ele fica agora do lado esquerdo da motocicleta e a aleta do radiador oferece pouco espaço para realizar a regulagem.
O motor apresentava novo design, principalmente o cabeçote. Tudo mudou desde a fase de admissão até a de exaustão, apresentando agora um fluxo mais “direto” e linear, passando por portas e válvulas simétricas no cabeçote. O sistema de escapamento também é novo, com saída no centro do cabeçote e curva mais próxima do motor, evitando a chapa térmica. E o silenciador foi movido 85 mm para a frente e ganhou novo design (triangular). Mudaram ainda o corpo de acelerador e a biela ficou 5 mm mais longa. Segundo a Kawasaki, o motor ganhou maior potência e torque em alta rotação e a curva de torque ficou mais linear ou suave.
Já o chassi ganhou nova geometria – a medida mais notável foi a redução de 1 grau no ângulo do tubo de direção, favorecendo as curvas – e ficou um pouco mais estreito, favorecido pelo novo posicionamento do amortecedor traseiro (com o cilindro de nitrogênio para o lado direito). E os quatro furos para a fixação dos suportes do motor permitem utilizar suportes especiais.
A nova caixa do filtro de ar é menor que o modelo anterior e o acesso continua pelo number plate esquerdo, sem exigir o uso de ferramenta. O filtro de ar é bem fino, que deve ficar sujo com mais facilidade.
A Kawasaki utiliza garfo da Showa de 49 mm, mas a primeira coisa que se nota é a ausência do revestimento DLC na parte inferior. No entanto, a redução no atrito com a ausência do custoso revestimento foi obtida com aprimoramento interno. O amortecedor traseiro foi revisado e ficou mais curto, com o diâmetro do corpo aprimorado e redução de atrito.
Outro destaque é a eletrônica. O módulo na traseira da motocicleta permite o uso do aplicativo Kawasaki Rideology no smartphone, para acesso a mapas de combustível e ignição diferenciados. Ainda encontramos o controle de largada (Launch Control), que é acionado pressionando o botão de Modo de Potência (M) – não há mais plugues – e Controle de Tração (T) simultaneamente, com uma luz roxa indicando sua ativação. No Controle de Tração (KTRC), a luz verde sólida indica a seleção da intervenção baixa e a luz verde piscando, a alta. E você pode escolher entre dois mapas de entrega de potência.
Outras curiosidades da nova versão são: novo disco traseiro, de 240 mm (antes tinha 250 mm); componentes ajustáveis Ergo-Fit, para melhor posicionamento, como as pedaleiras, que podem ser reguladas em 5 mm; embreagem hidráulica (similar à da KTM), novo cubo traseiro com 58 mm de largura (antes tinha 46 mm), aumentando a rigidez na traseira; tanque de combustível de 6,2 litros; e peso (seco) de 108 kg.
A KX450 2024 está sendo comercializada nas concessionárias da marca com o preço sugerido de R$ 64.990.
O comportamento do motor me surpreendeu, ele está mais potente, com torque mais amplo e mais forte, mas bem progressivo, e isso em todas as faixas de rotações. A impressão é que é mais forte que o motor anterior, mas com entrega mais suave e controlável, principalmente nas saídas de curva, o que torna a pilotagem mais confortável e segura.
Os novos freios também surpreenderam. O poder de frenagem é incrível, e seu alto desempenho permite maior controle, possibilitando melhores entradas nas curvas. O novo chassi também contribui na pilotagem, com um alto nível de maneabilidade e passando a impressão de um conjunto mais leve e mais ágil, sentida com muita propriedade nas entradas e saídas de curvas e nos saltos.
Acredito que a nova KX450 atende a todos os níveis de pilotos, do intermediário ao profissional, seja no comportamento do motor, na maneabilidade, permitindo uma pilotagem com controle, segura e divertida. O modelo anterior já me passava muita confiança na pilotagem, mas a Kawasaki conseguiu melhorar o comportamento da sua 450″, afirmou Rogério Louro.
ESPECIFICAÇÕES