Race Test – Kawasaki KX 450 2024

Race Test – Kawasaki KX 450 2024

Finalmente a nova Kawasaki KX450 chegou às concessionárias da marca. O modelo 2024 foi totalmente renovado, desde motor, chassi e freios e também muita eletrônica. Vamos acelerar juntos o novo modelo que tem tudo para levar seus proprietários para as vitórias.

Na temporada passada, o piloto francês Romain Febvre, da equipe oficial Kawasaki na MXGP, surgiu nas pistas com um modelo de 450cc totalmente novo, sinalizando que poderia ser a nova geração do modelo de série. E Febvre mostrou que a nova motocicleta tinha grande performance, já que ao retornar ao campeonato, após afastamento por lesão, venceu cinco etapas. Pouco tempo depois, quando a Kawasaki apresentou sua linha 2024, a KX450 trazia todas as novidades do protótipo de Febre, com novo motor, chassi, freios e muita eletrônica.

De cara, um novo visual, com novos number plates traseiros, aletas dos radiadores e para-lama traseiro – number plate e para-lama dianteiros permaneceram os mesmos da versão anterior. Uma curiosidade é que o acesso ao cilindro de nitrogênio para regulagem do amortecedor ficou mais apertado, pois ele fica agora do lado esquerdo da motocicleta e a aleta do radiador oferece pouco espaço para realizar a regulagem.

O motor apresentava novo design, principalmente o cabeçote. Tudo mudou desde a fase de admissão até a de exaustão, apresentando agora um fluxo mais “direto” e linear, passando por portas e válvulas simétricas no cabeçote. O sistema de escapamento também é novo, com saída no centro do cabeçote e curva mais próxima do motor, evitando a chapa térmica. E o silenciador foi movido 85 mm para a frente e ganhou novo design (triangular). Mudaram ainda o corpo de acelerador e a biela ficou 5 mm mais longa. Segundo a Kawasaki, o motor ganhou maior potência e torque em alta rotação e a curva de torque ficou mais linear ou suave.

 
 

Já o chassi ganhou nova geometria – a medida mais notável foi a redução de 1 grau no ângulo do tubo de direção, favorecendo as curvas – e ficou um pouco mais estreito, favorecido pelo novo posicionamento do amortecedor traseiro (com o cilindro de nitrogênio para o lado direito). E os quatro furos para a fixação dos suportes do motor permitem utilizar suportes especiais.

A nova caixa do filtro de ar é menor que o modelo anterior e o acesso continua pelo number plate esquerdo, sem exigir o uso de ferramenta. O filtro de ar é bem fino, que deve ficar sujo com mais facilidade. 

 
 

A Kawasaki utiliza garfo da Showa de 49 mm, mas a primeira coisa que se nota é a ausência do revestimento DLC na parte inferior. No entanto, a redução no atrito com a ausência do custoso revestimento foi obtida com aprimoramento interno. O amortecedor traseiro foi revisado e ficou mais curto, com o diâmetro do corpo aprimorado e redução de atrito.

 
 

Outro destaque é a eletrônica. O módulo na traseira da motocicleta permite o uso do aplicativo Kawasaki Rideology no smartphone, para acesso a mapas de combustível e ignição diferenciados. Ainda encontramos o controle de largada (Launch Control), que é acionado pressionando o botão de Modo de Potência (M) – não há mais plugues – e Controle de Tração (T) simultaneamente, com uma luz roxa indicando sua ativação. No Controle de Tração (KTRC), a luz verde sólida indica a seleção da intervenção baixa e a luz verde piscando, a alta. E você pode escolher entre dois mapas de entrega de potência. 

 
 

Outras curiosidades da nova versão são: novo disco traseiro, de 240 mm (antes tinha 250 mm); componentes ajustáveis Ergo-Fit, para melhor posicionamento, como as pedaleiras, que podem ser reguladas em 5 mm; embreagem hidráulica (similar à da KTM), novo cubo traseiro com 58 mm de largura (antes tinha 46 mm), aumentando a rigidez na traseira; tanque de combustível de 6,2 litros; e peso (seco) de 108 kg.

A KX450 2024 está sendo comercializada nas concessionárias da marca com o preço sugerido de R$ 64.990.

COMPORTAMENTO – Para realizar o teste com o novo modelo, partimos juntamente com o fotógrafo Idário Café e o piloto Rogério Louro para o centro de treinamento Motul Off Road Park, em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Confira as opiniões do piloto sobre a motocicleta. 
“Sou proprietário de uma Kawasaki KX450 2023, e estava ansioso para andar no modelo 2024, que foi totalmente renovado. Gostei do novo visual. Ele lembra o modelo anterior, mas a impressão é que o visual ficou mais agressivo, com as aletas de radiadores mais envolventes e number plates mais curtos, assim como o para-lama traseiro.
No quesito posicionamento, ela está mais estreita e você se encaixa nela melhor. O sistema Ergo-Fit oferece quatro posições para o guidão e duas para as pedaleiras, permitindo você se posicionar idealmente, conforme seu estilo de pilotagem e preferência. Os novos plásticos também permitem maior movimento sobre a motocicleta e as novas manoplas ODI oferecem mais aderência, além de facilitar a substituição. A tampa lateral para acesso do filtro de ar facilitou o manuseio.
 
 

O comportamento do motor me surpreendeu, ele está mais potente, com torque mais amplo e mais forte, mas bem progressivo, e isso em todas as faixas de rotações. A impressão é que é mais forte que o motor anterior, mas com entrega mais suave e controlável, principalmente nas saídas de curva, o que torna a pilotagem mais confortável e segura.

Os novos freios também surpreenderam. O poder de frenagem é incrível, e seu alto desempenho permite maior controle, possibilitando melhores entradas nas curvas. O novo chassi também contribui na pilotagem, com um alto nível de maneabilidade e passando a impressão de um conjunto mais leve e mais ágil, sentida com muita propriedade nas entradas e saídas de curvas e nos saltos.

 
 

Acredito que a nova KX450 atende a todos os níveis de pilotos, do intermediário ao profissional, seja no comportamento do motor, na maneabilidade, permitindo uma pilotagem com controle, segura e divertida. O modelo anterior já me passava muita confiança na pilotagem, mas a Kawasaki conseguiu melhorar o comportamento da sua 450″, afirmou Rogério Louro.

ESPECIFICAÇÕES

Motor: monocilíndrico, DOHC, 4V, refrigeração líquida
Cilindrada: 449 cc
Alimentação: Keihin, injeção eletrônica, corpo de 44 mm
Transmissão: 5 velocidades
Chassi: de alumínio, tipo perimetral
Suspensão dianteira: Showa, invertida, 49 mm de diâmetro, 305 mm de curso
Suspensão traseira: Showa, 307 mm de curso
Freio dianteiro: Brembo, disco de 270 mm de diâmetro
Freio traseiro: Nissin, disco de 240 mm de diâmetro
Tanque de combustível: 6,2 L
Peso (total): 112,6 kg

Adalto Gomes Filho

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