Pol Tarres alcançou um novo recorde mundial em uma motocicleta de 6.756 metros em um YZ450FX foi uma conquista, mas ele está seguindo nas pistas épicas de rodas Bill de Garis, que escalou 5.895 metros até o Monte Kilimanjaro em 1973, em um CZ 250cc de dois tempos.

Antigamente, quando os tempos eram muito diferentes, o esforço e o impulso para certos indivíduos ‘ir além’ eram exatamente o mesmo. “Foi a coisa mais difícil que eu já fiz!” Bill de Garis diz sobre sua ascensão ao Kilimanjaro em 1973. Isso porque Bill está prestes a embarcar em mais uma temporada do Campeonato USA de TRAIL, competindo na categorias OVER 75.

Quão diferentes são as coisas para Bill de Garis e sua equipe escalando as alturas da montanha mais alta da África em 1973 em comparação com a equipe Tarres escalando a mais alta do Chile em 2024? Não é tão diferente?

A história de vida de Bill é notável: viajante do mundo, aventureiro, piloto de estrada, campeão de vários testes dos EUA e autor… isso é apenas arranhar a superfície de um cara que nasceu no Reino Unido, cresceu na Nova Zelândia e depois passou uma grande parte de sua vida fazendo o tipo de coisas que o resto de nós não teria coragem.

Isso inclui andar em um Jawa de 250cc da Austrália para a Inglaterra via Índia, Afeganistão e Irã. Ele também é um campeão de motocicleta queniano, pilotou o Scottish Six Days Trial, correu de estrada na Índia e no Sri Lanka, além de completar o recorde do Kilimanjaro em 1973.

Você pode ler tudo sobre a notável história de vida de Bill em seu livro, Foo Foo Rider, disponível aqui na Amazon.

Hoje em dia, Bill é um autor que vive no Canadá e enviou as imagens incríveis acima de sua subida ao topo do Kilimanjaro no passado.

Na floresta, em uma trilha coberta de vegetação, indo para o primeiro acampamento a cerca de 7.000 pés.

bill_garis_kilimajaro_photo_credit_doug_parry_1

Em alta altitude, cerca de 11.000 pés, a caminho do segundo acampamento.

bill_garis_kilimajaro_photo_credit_doug_parry_2

No topo do scree logo abaixo de Gilmans Point, na borda da cratera a cerca de 17.500 pés.

bill_garis_kilimajaro_photo_credit_doug_parry_3

Bill sentado em sua CZ no Uhuru Peak, no topo do Monte Kilimanjaro ao lado de seu amigo Chris Sharp a 19.340 pés, 7 de março de 1973.

bill_garis_kilimajaro_photo_credit_doug_parry_uhuru_peak